GDDR6 — a SK Hynix anuncia o mais rápido chip de 8 gigabits

Laguna_GP104_GDDR5X_peq

Interface de 384 bits padrão (crédito: TechSpot)

A JEDEC Solid State Technology Association, grupo responsável por definir os padrões de componentes microeletrônicos, ainda está a desenvolver o padrão GDDR6, mas isso não impede que os fabricantes de chips de memória não demonstrem o estado da arte de tal tecnologia. É o caso da SK Hynix, que acaba de apresentar o mais rápido chip de 8 gigabits (ou 1 GB) do tipo GDDR6, litografado no processo de 20 nm.

O chip em si possui taxa de transferência de 16 Gb/s (ou 2 GB/s) por pino, basicamente a interface mais rápida da indústria VRAM até o momento se desconsiderarmos a cara tecnologia HBM. No caso de uma placa de vídeo topo de linha como a nVidia Titan Xp, que tem interface de memória de 384 bits, a VRAM poderia ter uma taxa de transferência de 768 gigabytes por segundo!

A memória de vídeo da placa aceleradora gráfica citada chega atualmente nos 548 GB/s, portanto numa hipotética troca dos chips de memória pelos novos teríamos um belo aumento de 40% no desempenho da VRAM, digamos assim. Até o momento, o padrão GDDR6 promete operar a uma voltagem tensão 10% menor que o GDDR5 e em termos de desempenho poderia substituir o padrão GDDR5X.

Laguna_SK_Hynix_chip

E sim, o principal cliente da SK Hynix é a nVidia, então podemos esperar GDDR6 em futuras placas de vídeo com a GPU da camaleão verde de Santa Clara. A SK Hynix pretende produzir o chip em escala industrial já no primeiro semestre de 2018.

Uma pena que não dê para trocar os chips do Project Scorpio no momento mas o tio Laguna lembra que o PlayStation 4 original quase teria apenas 4 GB de memória GDDR5. Quando a Samsung demonstrou à Sony modelos de chips funcionais GDDR5 com 512 megabytes (4 Gb) cada, a japonesa correu logo para substituir os dezesseis chips de 256 megabytes (2 Gb) do protótipo por eles. Deu no que deu.

Fonte: SK Hynix.

Leia também:

Relacionados: , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples