Meio Bit » Arquivo » Games » Rumor: Nintendo estaria produzindo um Super NES Classic Edition

Rumor: Nintendo estaria produzindo um Super NES Classic Edition

Fim do NES Classic Edition pode ter um motivo: segundo informes a Nintendo estaria produzindo um Super NES Classic, que pode chegar ao mercado ainda em 2017.

7 anos atrás

Agora é oficial: o NES Classic Edition MÓR-REU. Seguindo a interrupção do fornecimento do microconsole nostálgico nos Estados Unidos e no Japão, a Nintendo of Europe tomou a mesma decisão estratégica no velho continente. Embora a matriz japonesa tenha dito que a interrupção é "temporária", as três divisões confirmaram que ele não é mais fabricado e poderão TALVEZ retomar a produção. Um dia.

Embora hajam alguns bons motivos para a Nintendo não querer continuar a fornecê-lo (um deles seria evitar queimar o filme do Switch, que terá acesso ao Virtual Console em breve e claro, deixar de vender os games inclusos no NES Classic digitalmente tanto no novo console quanto no 3DS), um outro ponto não foi levado em conta: a possibilidade da casa do Mario dar o mesmo tratamento para o Super NES, seu console de 16 bits e um dos dois protagonistas da mítica Guerra dos Consoles dos anos 1990, sendo o outro o Mega Drive (que também voltou, em seus próprios termos).

De acordo com fontes apuradas pelo site Eurogamer, a linha de produção da Nintendo já está de vento em popa (ou nem tanto assim, vide sua estratégia de marketing de escassez) produzindo uma versão miniatura do SNES, que chegaria às lojas ainda em 2017. Seguramente a intenção da Big N é aproveitar as compras de Natal tal como fez com o NES Classic Edition (que foi lançado em 17 de novembro último), logo caso os rumores se confirmem ele deverá aparecer nas prateleiras em torno da mesma época.

A possibilidade da Nintendo ter interrompido a produção do NES Classic/Mini Famicom de modo a abrir caminho para o SNES Classic/Mini Super Famicom é grande, visto que a responsabilidade de manufatura do Switch e as versões normal e XL/LL do 3DS e do New 3DS é de sua parceira chinesa Foxconn (que também monta consoles para a Sony e Microsoft). É possível que hoje a Nintendo não tenha mais tanta capacidade e mão-de-obra disponível para manter uma linha grande montando dois consoles distintos, e preferiu interromper o NES para lançar o SNES.

Caso o NES Classic volte ao mercado um dia, não será surpresa se a fabricação do Super NES Classic for pausada pelo mesmo motivo. Isso claro, se ele vier mesmo a ser lançado.

NES Classic Edition e Nintendo Classic Mini Family Computer: descontinuados em todo o mundo

A Nintendo já afirmou anteriormente que o NES Classic/Mini Famicom nunca foi pensado como um produto permanente em sua linha de dispositivos de entretenimento, e sim como uma "novidade" para o Natal de 2016 e por causa disso mesmo, um produto sazonal. É bem provável que o Super NES Classic/Mini Super Famicom siga a mesma lógica, se mantendo nas lojas apenas por um curto período de tempo e com estoques limitados, talvez pelo mesmo preço de US$ 59,99 da versão mini de seu console de 8 bits.

Quanto à filosofia e form factor: como a Nintendo odeia pirataria (mesmo com o NES Classic sendo um emulador mal disfarçado) ele não viria com entrada para cartuchos, cartões Micro-SD e acesso ao Virtual Console tal qual o NES Classic, e contaria com uma biblioteca limitada (30 títulos novamente?) de clássicos da Nintendo tais como Super Mario World, Super Mario All-Stars, Super Mario Kart, F-Zero, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Yoshi's Island, Donkey Kong Country e outros de desenvolvedoras parceiras; eu apostaria em Chrono Trigger, Street Fighter II: The World Warrior, Actraiser, Top Gear (MUITO difícil, mas vai saber...), Final Fantasy VI, Mega Man X, Super Star Wars (de preferência os três), International Superstar Soccer DeluxeTeenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time, Shadowrun, Flashback (para o Dori comprar no ato), Prince of Persia e Rock 'n Roll Racing, para citar alguns (sugiram outros nos comentários).

A recepção do Super NES Classic seria fatalmente avassaladora, tal qual a do NES. Resta saber se a Nintendo daria conta da demanda (spoiler: não e isso seria intencional) e por quanto tempo ele ficaria nas lojas. Claro, é importante frisar que tais informações são rumores, nada concreto foi revelado portanto é bom manter os dois pés no chão.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários