Atualização sobre o lançamento do satélite brasileiro: nada mudou e está cada vez mais feio pra França.

batman-facepalm-animated-series-grab

Sim, esse caso merece um raro Facepalm do Batman.

Era pra ser uma festa. Autoridades, técnicos, dezenas de jornalistas levados para a Guiana (nós não fomos convidados, claro). A certeza de um lançamento bem-sucedido era enorme, afinal de brasileiro no foguete para zicar o lançamento só a bandeira pintada. Pois bem, não deu certo. Em vez de subir dia 21 de março o SGDC foi adiado por 48 h, depois por tempo indeterminado. Motivo? GREVE GERAL.

Isso mesmo. A Guiana parou, companheiro. Primeiro foram os motoristas da empresa terceirizada que transporte o foguete do prédio de montagem final até a plataforma. Fecharam as estradas para o centro de lançamento em Kourou com troncos, e o movimento acabou se mostrando parte de um protesto nacional.

Basicamente o pessoal da Guiana se tocou que mora num buraco. Uma população de 250 mil pessoas e um PIB de US$ 4,9 bilhões; troco de pinga. 16% desse PIB vem do Centro Espacial, e ironicamente eles tem a maior renda per capita da América do Sul, com US$ 20 mil / ano, mas metade da RPC da França Metropolitana.

A capital, Cayenne, não é exatamente uma megametrópole NeoTokyo da vida. São 55 mil habitantes:

053_hood_135

Em resumo: esse povaréu decidiu que quer ser francês e ter o mesmo padrão de vida de quem mora em Paris. Por causa disso pararam o país, o que não seria problema se não significasse atrasar os negócios da Arianespace.

A previsão não-oficial esperançosa mas sem muita fé da Embraer era que o satélite seria lançado dia 15. Como no momento é 17, óbvio que não rolou. Pior, a fila só aumenta. Em maio teria um Ariane 5 com dois satélites e um Soyuz. Em junho outro A5 com o Immarsat 5 e mais outros dois pássaros, em julho subirá/ria um Vega com um satélite militar italiano e um ambiental israelense, em novembro estão agendados um Ariane 5 e um Vega.

O grevistas foram chamados a Paris para negociar com o presidente Hollande, mas não aceitaram. Hollande por sua vez não é candidato à reeleição, está no finzinho do mandato, e parece empurrar com a barriga a batata quente pro próximo governo.

A greve está centrada no Centro Espacial, único lugar que não teve as barreiras das estradas removidas durante a Páscoa, mas o diretor do Centro tem bem menos influência em Paris do que os grevistas imaginam.

O projeto da Arianespace para um recorde de 12 lançamentos em 2017 já foi pra vala. Agora pra piorar com os atrasos começarão a rolar as multas, e a empresa perderá milhões de euros, valor que aumentará se os clientes começarem a negociar lançamentos com outros parceiros.

A situação é surreal, o Centro de Lançamento na Guiana tem 9.000 funcionários, isso representa 40% da força de trabalho do setor privado no país, e mesmo assim nada se resolve. E mesmo que resolvam, serão precisos 10 dias depois do fim da greve até um próximo lançamento.

Costumamos dizer que o Brasil não é para amadores, mas em termos de incompetência a Guiana está mostrando que eles sim são profissionais. E não, não adianta pegar o satélite e ir bater na porta do Elon Musk. O acesso ao Centro Espacial está fechado por grevistas, esqueceu?

Bem-vindo ao Terceiro Mundo.

fbabf9eddc78a4db45cbbca1607113c9-2

Fonte: Space Intel Report.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • O grevistas foram chamados a Paris para negociar com o presidente Hollande

    Sim. Eu não dei a mínima. Afinal não quero contribuir para que brasileiro possa, um dia, colonizar uma lua ou planeta quiçá uma estação espacial. Já basta o que fazem no próprio pais imagina se vira um povo extraplanetário.

  • Hemeterio

    …e presumo que cercado da umidade perene de 90% da Guiana, o satélite ñ pode ficar estocado ou parado pra sempre sem estragar. Nessas horas acho que enterraram uma caveira de magatério debaixo de Pindorama.

    • major505

      Em cima de um cemitério indigena, que depois foi cemitério de animais, que depois alguém capotou um caminhão carregado de espelho depois de atropelar 4 gatos pretos, e derrubando 15 pessoas de escadas no processo.

      • Leonardo Alves Araujo

        Na mesma encruzilhada que a macumbeira da cidade enterra os sapos e faz os despachos.

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          De onde o motorista do caminhão roubou a pinga e comeu a farofa do despacho.

          • Medo de continuar o combo e a maré de azar vir até … nope, tarde demais… nasci aqui… T^T

          • Maom

            Pela união dos seus poderes… Eu sou A Loira do Banheiro!!!

            VAI BANHEIRO!!!

    • Em resumo: o Universo conspira contra nós (e acho que ele tem razão).

    • Bruno

      Isso se não destruírem ele de propósito.

  • o.O

    A França deve estar pensando neste momento: “Quando é que eles vão pedir independência, já passou da hora…”

  • DumbSloth87

    Peraí, 9000 caboclo é 40% da força de trabalho privada do país inteiro?? Quer dizer que os outros 227.500 são menores, aposentados ou funcionários públicos?

    • Minion

      Pensei a mesma coisa, um lugar minúsculo, tem uma renda per capita maior que os demais países do continente e cerca de só 20 mil trabalhadores privados. Da onde vem tanto dinheiro para pagar tantos funcionarios públicos e pensionistas?

      • Deni Carson de Souza

        Acredito que seja da capital, que segundo o texto tem 55 mil habitantes. Desse modo faz sentido.

    • Rodrigo Primon Savazzi

      40% da força de trabalho do setor privado.

    • A maior renda do país é doação da França. Convenhamos, você já comprou alguma coisa made in guiana?

      • PugOfWar

        nem sei pq a França já não concedeu a independência pra essa bucha.

        • seria crueldade e eles tem um centro de lançamento espacial que a França usa.

          • Don Scopel

            Não ficaria mais barato alugar um centro do q ficar doando?

          • Barato não é tudo. Rússia e Cazaquistão têm uma relação quase umbilical, mas mesmo assim o Czar está deixando de usar o cosmódromo cazaque, pois construiu o seu próprio.

          • o.O

            A França é uma das possíveis clientes do Brasil no longo prazo, quando o congresso liberar o “terreno” pra virar base, daí a Guiana não terá mas tanta utilidad. Acho que a França só não deu a Independência àquele país porque não houve pedido. Sem falar que, de que serve ganhar dinheiro com uma base e perder com doações?

          • Marcos Eliziario

            E os caras são doidos de pedir independência da frança?

        • achsanos

          São 85 mil km² quase despovoados. O maior potencial da Guiana parece ser como uma considerável reserva de espaço geográfico.

          • Vinicius Silva

            Pelo que me falaram tem bastante riqueza mineral também. Fora o acesso irrestrito à parte da Amazônia, que tem lá o seu valor.

      • Vinicius Silva

        O “país” no caso é a própria França, já que a Guiana Francesa é apenas um departamento ultramarino. A relação deles é mais ou menos como a que o Brasil tem com o Acre, com a diferença que a GF tem algo útil pra dar em troca.

  • Isso que dá ficar oprimindo as colônias.

  • Marcelo Eiras

    E pensar que o maluco do Jânio Quadros tinha um plano para invadir e anexar a Guiana Francesa em 1961

    • Anderson Fernandes

      Fale mais sobre isso…

      • Marcelo Eiras

        Procure por DELÍRIOS NO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL : O DIA EM QUE UM PRESIDENTE BRASILEIRO QUIS ANEXAR UM VIZINHO! no G1.

        • Theuer

          Só o nome já matou a pau!
          Valeu pela dica.

          • Alexandre Salau

            Seria mais útil do que comprar o Acre.

      • https://www.youtube.com/watch?v=ro06DP5lgz0

    • Mas gente! Que homem louco!

  • Marcelo Eiras

    A solução é simples.
    Manda a engenhara do exercito fazer um upgrade em Alcântara. 1/10 do preço das empreiteiras picaretas em 1/3 do tempo.

    • Toqen

      Este seria um ótimo momento para isto, olha esta noticia também que interessante:
      http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quatro-paises-tem-interesse-lancar-foguetes-alcantara&id=010175170417

      • Seria uma otima, a base fica basicamente parada, com a grana que entra além de pagar os custos da base poderia ser usado para financiar estudos científicos sérios, contanto que pelo menos uma parte do dinheiro não seja desviado para o propinoduto.

        • Marcelo Eiras

          O complicado é achar estudo cientifico sério do Brasil, a grande maioria são apenas picaretas com graduação de doutor fingindo que está pesquisando e mamando nas teta dos órgãos de fomento.
          O patético número zero de prêmios nobel ou a quase inexistência de produtos e soluções oriundas dos centros de pesquisa brasileiros não me deixam mentir.

          Só quem não conhece a historia como ela é para acreditar que o problema da pesquisa no Brasil é a falta de investimento.

          • Geralmente pesquisador serio acaba saindo do brasil por que eles praticamente pagam pra trabalhar no brasil, lá fora ganham bem e são respeitados. Você não vai ver em país de primeiro mundo povo reclamando do dinheiro gasto com ciência, falando : “mas com tanta gente passando fome pra que usar dinheiro para desenvolver novas técnicas de plantio , tem que gastar esse dinheiro com cesta básica. “

          • o.O

            Vou te contar um negócio. Acho muito mas útil uma criação, um estudo brasileiro que tenha utilidade que um prêmio Nobel. Nobel é tipo Copa do Mundo, só serve pra exibir, nada mas, os feitos que ficam. São poucos estudos feitos no Brasil, mas as dificuldades que eles passam também… Tanto financeiras quanto burocráticas.

          • Marcelo Eiras

            Só que não temos nem um e praticamente nem outro.
            A pesquisa no Brasil é uma piada.
            Veja este sistema operacional unix-like que começou a ser feito em 1982, quando Linus Torvalds devia estar comendo terra.
            http://www.tropix.nce.ufrj.br/
            Ou o incrível simulador de voo 100% nacional que é coincidentemente idêntico ao X-Plane.
            http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/ufrj-apresenta-primeiro-simulador-de-voos-com-tecnologia-nacional.html

          • ochateador

            É que ainda estão decidindo se dão prêmio nobel para gambiarras. Já que nessa premiação os brasileiros ganham todo ano sem fazer esforço….

          • Lucas Linki

            Ciência de base não costuma dar resultados práticos e rápidos…

    • Rolando

      No primeiro mês eles já fariam uma greve.

    • Rafael Rodrigues

      Se centro de lançamento fosse feito só de vontade e mão de obra, todo mundo ao longo da lina do equador já teria feito um.

      • Marcelo Eiras

        Sim, o problema é que quase a totalidade dos países ao longo da linha do equador não tem dinheiro

    • Pra quê? Pra AEB continuar soltando estalinhos e rojões?

  • É só ressuscitar o plano do Jânio Quadros que tá tudo resolvido rsrsrs

  • The Doctor

    Podíamos pedir ajuda à Alemanha para invadir o centro de lançamento e buscar o satélite. As defesas dos grevistas franceses não resistirão por muito tempo…

    • Carl Segão

      Too soon?

    • Você não perde a guerra se se render antes.

    • ²He

      Ou dos ingleses

  • Carlos Ferreira

    Esses mongas fazem greve e séc recusam a negociar, aí quebram a empresa ficam desempregados, e como vivem num ovo detonam a economia do país deles de quebra. Só tem gênio nessa porra.

    • Cocainum

      Se eles foram a Paris é porque queriam negociar, senão nem iriam. Agora, se o Hollande ofereceu dois espelhos quebrados e um colar de miçangas, não dá para culpá-los por não terem aceitado.

      • O grevistas foram chamados a Paris para negociar com o presidente Hollande, mas não aceitaram

        Eles não quiseram ir negociar.

        • Cocainum

          Tem razão. Eu jurava que eles não haviam aceitado os termos da negociação. Deveria ter lido novamente.

          • Maom

            Se fosse aqui no Brasil, só pelos líderes sindicalistas ganharem uma viagem a Paris a greve já acabava.

    • Alexandre Salau

      Acho que o Hollande se rendeu.

  • Vamos Nelson

    A Guiana está certíssima. Viram os resultados da última greve do Canadá e também querem os benefícios.

    • PugOfWar

      só vi no south park

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Bala neles, próximoooooo

    • Cocainum

      Choque do Trovão neles!

  • PugOfWar

    e é assim amiguinhos que matamos a galinha que bota ovos de ouro.

  • Rafael Rodrigues

    Dá independência para essa bosta e pronto. Pra quê raios a França quer ser dona de um favelão na América Latina?

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Os caras tem um pedaço de terra bem próximo da linha do Equador, que é a melhor latitude possível pra se lançar um foguete. Surgindo um monte de empresas de tecnologia aeroespacial, cada qual com seu foguetinho.

      Pra quê raios a França quer ser dona de um favelão na América Latina?

  • Cássio Amaral

    Aposto que deve ter sindicalista vagabundo envolvido. Se bem que sindicalista vagabundo é pleonasmo/redundância/tautologia.

  • Felipe Cotta

    Porque o Brasil não fez acordo com RUSSIA,
    Poxa França, tomara que o lançamento der certo em termos de arsenal os Franceses são os piores, vide a história que sempre foram tomados, primeira guerra, segunada guerra.

  • Matheus

    Eu gosto de ler o blog de vocês, acho bem independente e creio que precisamos mais disto hoje, mas as vezes acho que vocês exageram e escrevem tanta coisa que me faz perder no texto e esqueço qual é a notícia. Tem vezes que parece que estou lendo textão de reclamação, sabe? Isso me preocupa, na verdade.

  • Diego

    Inacrebelievable!

  • Dandalo Gabrielli

    O filme papillon, deve ter assustado muita gente na França. Como é possível que 40 anos aquilo não evoluiu em algum sentido… é colado na Amazônia, gringo adora a floresta e ainda tem um litoral com água quente, bom para turismo também..
    Muita social democracia na veia…

    • Vinicius Silva

      O mar é bem barrento, graças à foz do Amazonas. Pra quem pensa em gastar grana pra ir lá vale muito mais a pena inteirar a passagem e ir pro Caribe “de verdade”.

  • Então basicamente perdemos nosso satélite, certo?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis