Nike Hercules — combatendo fogo com fogo

mim-14nikeherculesftbliss

Antes da Guerra Fresca, com EUA e Melhor Coréia se xingando histericamente no Twitter, houve a Guerra Fria, onde EUA e União Soviética se preparavam mara dizimar um ao outro, e a sério. Com a nuclearização dos arsenais logo após a 2ª Guerra, começou uma corrida para produzir aviões maiores e bombas menores.

Lembre-se, isso foi nos anos 50, Wernher Von Braun mal havia chegado nos EUA: estava ocupado demais desfazendo as malas, apagando as conversas do gmail com [email protected] e limando o histórico do browser pra se preocupar com foguetes.

O cenário do apocalipse era esquadrilhas de bombardeiros russos obscurecendo o Sol, lançando bombas nucleares de dezenas de km de altitude. E pior, os próprios EUA haviam demonstrado na 2ª Guerra que caças não conseguem lidar com centenas de bombardeiros ao mesmo tempo. Dresden foi dizimada por uma formação de 1.300 bombardeiros.

miss-miami-trio-1963

Só basta um Tupolev sortudo para soltar uma bomba em Washington, e isso não podia acontecer. Era preciso uma arma para derrubar esquadrilhas inteiras, não apenas aviões individuais. Para isso vários mísseis foram desenvolvidos, mas o mais emblemático e eficiente, foi o MIM-14 Nike Hercules.

A melhor forma de derrubar vários aviões de uma vez é com uma bomba grande. A forma mais desesperada, e a escolhida foi equipar o Nike com uma ogiva nuclear.

Era uma arma de último recurso, desespero mesmo. O Nike tinha alcance de 140 km, podendo atingir alvos a até 46 km de altitude. Caso as defesas não pudessem deter os bombardeiros, os Nike seriam disparados e detonariam no meio das formações russas, explodindo ogivas de até 28 quilotons, duas vezes a potência da bomba de Hiroshima.

Isso mesmo. A solução para evitar um ataque nuclear era explodir bombas atômicas na atmosfera em cima de seu próprio país. É insano, mas funcionaria. Os russos tiveram a mesma idéia e até hoje mantém baterias de defesa em Moscou com esse tipo de míssil.


Nuclear Vault — Nike Hercules Missile Q5 High Altitude Intercept

É óbvio que o resultado da explosão cairia nas cidades, e um número imenso de pessoas morreria contaminados por pedacinhos de comunistas radioativos, mas quando se está jogando com o fim do mundo, era menos pior do que perder as cidades e muito mais gente.

Quando os bombardeiros foram substituídos por mísseis balísticos o Nike passou por upgrades que o mantiveram em uso até os anos 80, quando os Patriot os substituíram. A precisão do Patriot tornou as ogivas nucleares desnecessárias, e eles usam explosivos comuns bem mais gentis para o meio-ambiente, se você ignorar o material nuclear dos mísseis, que será espalhado no ar. De novo, melhor um pouco de contaminação do que uma grande cratera onde antes era Houston.

 

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Daniel Plainview

    Será q se vc torcer pro Trump explodir um certo país asiático (You know what I am talking…) vc pode ser considerado uma má pessoa? Há toda a questão ética da morte de civis inocentes e tal mas… o gordinho maluco tá precisando de um toque mais pessoal…

    • Islan Oliveira

      Bem, pode se argumentar que alguns milhares são um preço baixo a se pagar pra livrar alguns milhões de um ditador, mas bem…

    • Rogério Nascimento

      Um ataque dos EUA na Coreia do Norte pode resultar em um holocausto nuclear na região.

      • Daniel Plainview

        Vamos ver se o gordinho maluco tem culhões pra fazer teste nuclear agora…

        • Rogério Nascimento

          Cara, não gosto do gordinho comedor de pastel de flango, mas não faz sentido imaginar que os EUA tem qualquer intenção humanitárias em suas guerras. É sobre poder, domínio, saque, eles não ligam para os civis nem na Coreia do Norte nem em nenhum lugar do mundo. Não existe bem e mal nesses casos, e seria mais uma guerra sem vencedores, com derrotados para todos os lados.

          • Daniel Plainview

            Não haveria só derrotados. Vc acha q uma bomba vai cair em solo americano? Nunca. Caso o conflito realmente aconteça quem sofrerá mais são os países da península coreana enquanto o Trump termina de fazer o serviço.

          • Rogério Nascimento

            Isso mesmo. Os EUA permaneceriam intactos em seu território, mas a Coreia do Sul e o Japão seriam alvos em potencial.

          • Ivan

            Daria tempo pra Melhor Koreia reagir a um ataque americano?

          • Rogério Nascimento

            É uma boa pergunta. Não sei responder.

          • Ivan

            uma boa pergunta diga-se de passagem kkk

          • Se o EUA realizar um ataque coordenado com B2, F-22 e tomahawk, atacando simultaneamente, radares, linhas de comunicações, artilharia antiaérea e a apontada para a CS, eu acredito que não seria possível. O EUA possui 20 B-2 e quase 200 F-22, além de milhares de Tomahawk. Isso para o ataque surpresa.

          • Daniel Plainview

            Thiago Rabelo, bem colocado. Teria q ser um ataque massivo e preciso.

          • Minion

            Não vivemos mais no século 19, cara se conseguem identificar uma aeronave imagina 200 voando em “comboio”? Toda movimentação aérea, terrestre ou marinha e monitorada no mundo todo, não seria contrário na região da Melhor Coreia.

          • Minion

            Primeiro tem que saber o radar da Melhor Coreia a qual distância vai detectar o “inimigo”, depois o tempo que demora para ter o comando de ataque e do gordinho terminar de comer o pastel é apertar o botão, muito difícil de saber.

          • Ivan

            Libertação dos civil de um ditador comunista louco seria um belo efeito colateral.

          • Cláááááro… ainda mais que não existe fome na américa, eles tem o dever moral de levar McDonald’s pra melhor Koreia e acabar com a fome do povo. =P

          • Ivan

            Claro que existe, mas não é pq um louco dita que vc não pode plantar nem arroz pra comer.

          • Minion

            Iraque, Líbia e Afeganistão não justificam seu comentário.

          • Ivan

            São casos bem diferentes.

          • Minion

            Pq são? São países que eram controlados por ditadores e os EUA chegou como Salvador da pátria e o que aconteceu? ISIS.

          • Lucas Timm

            DCE aqui, agora?

          • Rogério Nascimento

            Oi?

          • Jesuis… desconjura… vá de retro…

          • Minion

            Os EUA não vão pra cima pois não há interesse. Coloque naquele solo petróleo ou minério que o comedor de pastel de flango roda. Vamos parar de ser imbecies, americanos só fazem guerras com países do qual podem ter lucros após o término.

          • Rogério Nascimento

            Sim. Tenho pena de quem acredita que eles são o bem e o outro lado é o mal, de quem acha que eles agem por motivações humanitárias.

          • Daniel

            Corrigindo, durante e após o término…

          • Rogério Nascimento

            É bem por aí.

          • Theuer

            Ninguém ameaça a Melhor Coreia, apenas respondem.

          • Rogério Nascimento

            Claro, os EUA não ameaçam ninguém.

      • Ivan

        pq?

        • Rogério Nascimento

          Porque a Coreia do Norte tem bombas atômicas e capacidade para lançá-las a centenas ou milhares de quilômetros.

          • Ivan

            Eles perceberiam o ataque americano a tempo de lançar esses misseis?

          • Vc parte do pressuposto que todos os silos da CN são conhecidos e seriam atacados ao mesmo tempo impedindo uma resposta. Para isto, a logística dos EUA necessária seria muito maior do que um simples porta-aviões, o que por si só já alertaria uma intenção de atacar.

          • Capacidade e equipamento eles têm. B-2, F-22 e Tomahawk estão aí para isso, infiltração no territorio inimigo sem serem detectados, lançando um múltiplo ataque coordenado.

          • Capacidade existe, o que não existe é mobilização de uma força desta monta, sem ser notado.
            E, não estou nem entrando na questão política. O senado precisa aprovar com antecedência algo deste porte.

          • Daniel

            Na verdade acho que o que não existe e motivo (por enquanto) que justifique uma mobilização assim por parte dos EUA, pro senado aprovar algo assim, o gordo teria que fazer algo bastante sério, como um ataque nuclear por exemplo, ou armas químicas em outro pais.

          • Julio da Gaita ✔

            tá vendo muito filme heim amigo, vietnã. iraque e afeganistão nunca foram e não tem sido fáceis de controlar mesmo enfrentando mohamed’s em camelos…

          • O problema de controlar Vietnã, iraque e afeganistão é o combate de guerrilha. No caso do Vietnã o despreparo e desconhecimento do ambiente também foram cruciais para a derrota yankee. Eu duvido mundo que a Coreia no Norte consiga utilizar esse tipo de tática. Pois acredito que existiria um apoio da própria população norte coreana.

          • Julio da Gaita ✔

            vamos combinar que o país do topetudo não tem real interesse na CN, lá não tem petróleo nem oportunidades de negócio pra “reconstrução e democratização” do país comunista, a China que antes apoiava agora parece fazer vista grossa, mas acho que o gigante vermelho não gostaria de ver os US brincando no quintal de sua casa.

            Fora toda a treta que tem na região com China dizendo que é dela algumas ilhas que Coreia do Sul e Japão também reivindicam ali perto do mar da china.

            O gordinho maluco só late, porque seu país é miserável e sabe que não teria chance nenhuma contra um ataque da “democracia” ocidental, e uma maneira de afastar seus oponentes é estar em um “estado de prontidão de guerra” assim todo mundo tem que olhar onde pisa pra não pisar no gordinho.

            A real verdade é que ninguém se importa, qual ele começar a produzir ogivas nucleares maiores q 25,30 megatons, talvez alguém, coloque uma coleira nele, mas fora isso.

            Sinto te dizer mas guerras convencionais já não existem mais, existem interesses em conflitos específicos vide: EUA>Síria<RUSSIA com os dois gigantes armando os rebeldes e o ultimo a oposição. é tudo bussiness amigo..

          • Concordo plenamente. O único interesse do EUA com a CN é defender a Coreia do Sul e Japão.

          • Ivan

            Não necessariamente teria que atacar os silos, mas sim os centros de comando e junto o gordinho, sem ter quem mandar disparar e sem ter da onde disparar não irão disparar.

          • Novamente você parte do pressuposto que tudo é conhecido. Isto é mais como jogar xadrez sem saber onde todas as peças estão posicionadas no tabuleiro.

            PS: O gordinho possui submarinos de ataque.

          • Julio da Gaita ✔

            aqueles que era fotoshopados? que eram 2 mas viravam 4 na montagem? ksoaksoaksokas

          • Basta apenas um para estragar o seu dia.

          • Theuer

            Conversa, tem nada. Eles acabaram de passar da etapa “Fogos Caramurú”.
            Até agora(a atualizar na segunda feira) eles conseguem no máximo estragar um bairro no Japão.
            É um estrago, mas completamente longe ainda de um holocausto nuclear.

      • Carlos Magno GA

        Holocausto nuclear eu não digo. Pyongyang deve ter o quê, umas 20 bombas atômicas?

        A Pior Coréia tem mísseis anti aéreos o suficiente pra evitar o pior. E poder de fogo para destruir o país com bombas convencionais.

        O maior risco dessa guerra é alguma das bombas caírem. Ía destruir um bairro na CS, matando centenas de milhares de pessoas. Ou a China/Rússia se meter.

      • Salles Magalhaes

        Acho que o maior medo da CS e’ a artilharia convencional norte coreana. Eles tem milhares apontadas para Seul e se houver uma guerra nao tem como destrui-las antes que Seul seja destruida (estimam que isso levaria apenas 2 horas!). Claro. nao duvido que os EUA/CS ja tenham algum plano secreto para varrer a artilharia da CN em poucos minutos (mas o pessoal diz que nao tem)…

        • Daniel Plainview

          Acho q o q impede o Trump de agir é essa questão. Se soltar uma bomba na Melhor Coréia eles soltam os cachorros em direção a Seul e aí a coisa fica complicada. Sabemos que eles têm armas apontadas pra lá, mas quantas? Teriam tempo Os EUA e a Pior Coréia de neutralizar todas elas? Qualquer descuido e uma devastação ocorrerá nas terras ao sul da península coreana. A China não deve se preocupar com isso afinal, ela tem um território enorme e chinês pra caramba, algumas baixas não iriam ser gravemente sentidas.

        • Daniel

          Eu já acho que o pior seria a reação internacional com os civis, porque se for para ignorá-los e lançar um ataque maciço lá, duvido que reste armas pra chegar em Seul que não possam ser barradas. Acho que talvez fosse uma boa hora pra alguém resolver testar uma bomba PEM em condições reais, já que estão desenvolvendo a anos mesmo.

          • kleber peters

            O problema é que uma PEM não resolveria contra os canhões da época da IIWW. E são estes que estão apontados para Seul.

          • Daniel

            Bem eu só estava pensando no artefato atômico que é o pior, os outros teriam que conter da forma clássica mesmo, e nisso morre bastante gente infelizmente =(

    • jairo

      O governo chinês já puxou as orelhas do Ping Pong Il , a melhor Coreia vai murchar as orelhas , sem apoio chinês a porca economia deles quebra.

      • Gui

        Vendo por este lado, a Coreia do Norte seria como aquele pirralho que sai caçando confusão com os meninos maiores porque tem um irmão mais velho (China) para lhe dar cobertura.

      • Daniel Plainview

        Apoio essa mesma linha de pensamento, mas ainda acho q o pastel de flango é doido mesmo e vai querer encarar os EUA.

        • Julio da Gaita ✔

          a “loucura” e o “estado de alerta de guerra” o tempo todo são só artifícios pra desviar a atenção de que a CN é bem bosta e afastar os “inimigos”,

      • A melhor analogia: CN é aquele cachorro louco que late por comida e incomoda todos os vizinhos. Não tem mais todos os dentes, mas os que tem pode fazer algum estrago. Ele late porque se sente protegido atrás de do portão da casa (China). Se um dia o portão abrir, talvez ele pare de latir.
        De vez em quando, os vizinhos, incomodados com os latidos jogam comida sobre o portão para o bicho ficar quieto. Isso resolve até a próxima fome. Alguns dos vizinhos acham que o melhor é chamar a zoonose (EUA) e meter o pé no portão e sacrificar o bicho, mas não o fazem com medo da reação do dono da casa e de ser mordido. Uma vez que alguém derrube o portão ou convença o dono a sacrificar, vão acuar o cachorro num canto, que certamente tentará morder ou fugirá para a rua mordendo qualquer um dos vizinhos no caminho.

        Quem quer ser mordido?

        • SiouxBR

          Li uma matéria hoje com os números de armas, aviões e bombas do cebolinha e fiquei assustado. Apesar do “estoque” deles ser 10x menor que o dos USA, se brigarem a região toda ficará em maus lençóis. A melhor coreia pode até ser eliminada do mapa, mas ninguém deixará de ser afetado se armas nucleares forem usadas.

          A grande pergunta é: melhor uma guerra agora ou daqui uma década ou duas, quando aquele pirralho maluco tiver desenvolvido tecnologia muito mais avançada e se tornar um risco maior ainda?

          • Julio da Gaita ✔

            pirralho maluco< gordinho maluco !

        • Daniel Plainview

          Cara, vc resumiu perfeitamente a relação da comunidade internacional com a Coréia do Norte.

      • 13582196

        O governo chinês está fazendo vista grossa.

    • Maximus_Gambiarra

      Ele poderia usar uma arma mais precisa e explodir apenas um palácio do certo país asiático. O resto dos militares sabem que é loucura e não continuariam uma guerra dessas sem o gordinho com melhor auto estima do mundo.

      • Daniel Plainview

        Seria mais viável. Os EUA já devem saber até o que o Ping Pong come no café da manhã. Mas acho mesmo que o Trump gosta mais de guerras estilo Apocalypse Now.

      • Cocainum

        E o gordinho estaria lá, no seu palácio, esperando os mísseis chegarem, não em um dos inúmeros bunkers secretos que ele deve ter espalhados pelo país.

    • Inquisidor

      essa coreia vive ameaçando todo mundo tem mais de uam decada, de x em x messes sai noticia que jogaram missil em tal direção, que ameaçaram não sei quem, ta na hora da cinta estalar.

    • Narciso

      Ele vai estar no melhor abrigo antibomba com revestimento de cerâmica que o dinheiro pode pagar.

    • … e umas toneladas da boa e velha democracia e diplomacia ocidental.

      • Luiz

        isso só funciona quando se quer passar dutos de petroleo, não tem nada na coreia do norte

    • PugOfWar
  • Just do it 😉

    • Giovane K.

      Amelica*

  • Inquisidor

    quero ver os EUA bombardear tudo, essa coreia é uma porcaria assim como diria o goku

    • Alvaro Lordelo

      Como assim, goku?

  • Lucas Martins Silva

    É bom que os EUA façam algo logo mesmo. Obama poderia ter tentado resolver esse problema enquanto eles ainda praticamente não tinham nada de nuclear.

    • Jean

      Pois é, saiu o bundão, entrou o porra louca.
      Eu sei que é política, aliados , influencia e kct o 4, mas acho que em um mundo ideal deixaria CN, CS, China e Japão resolverem seus problemas sozinhos.

      • Gui

        Então, trocando em miúdos tivemos a troca de um extremo pelo outro?

    • Minion

      O Obama só fodeo o mundo.

  • Nilton Pedrett Neto

    Só uma pergunta: qual é a fonte primária de informação que vocês , especialista em política internacional usam pra falar da coréia do norte?

  • Alvaro Carneiro

    como eu disse: a coreia do norte nada fez e nem vai fazer.

    o gordinho não é maluco nem burro, fica só latindo mesmo.

    agora ele vai acalmar, os EUA vão tirar os brinquedos de lá e pronto, até daqui a alguns meses em uma rodada.

  • Alex Henrique

    Que nem o Cardoso falou. Essa viardarger de guerra fresca, uma hora o tal do pong vê as notícias pela cnnfake, acredita e escorre a mão no botão vermelho ligado no windows xp e teremos treta consumada. Ou vai ou nao vai. EUA fica esperando o quê? Acha que o pong recuará e pedirá desculpas foi mal ai?

    • Alvaro Lordelo

      Pong já o fez mas infelizmente a biribinha de pong falhou, uma lástima.
      Pesquisa na CNN ou bbc que tem lá.

  • Felipe A.G. de Souza

    Admita, você também, assim que ouviu falar de Nike Hercules, lembrou disso aqui.

    https://uploads.disquscdn.com/images/de05a0f0f7ef50045d55344bd8594a90469bb6d8f4f8bc1662cc779e42c40678.jpg

  • 3 aviões pra carregar uma bomba..

    Na hora do ataque devem fazer aquele estrago… =X

    https://uploads.disquscdn.com/images/5e797cab3f8dfe98947d3232fa1687dc9c09138610a9d1add1707166c38d698c.jpg

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis