O sujeito que construiu seu próprio iPhone

iphone6desmontado

O causo de hoje é bem interessante. Tudo começou quando um sujeito, que viajava direto para a China a trabalho ficou fascinado com o mercado de eletrônicos de Shenzhen, onde você encontra de tudo, mas não só equipamentos completos. Peças, componentes individuais, módulos reciclados, tudo mesmo.

Ele começou a matutar: será que conseguiria montar um iPhone do zero, com peças compradas em lojas?

Spoiler: ele conseguiu, depois de meses. Vendedores desconfiados, lojas que não vendiam para estrangeiros, gente que não entendia como alguém queria comprar só UM componente. Foi uma viagem de descoberta também, ele aprendeu que era inviável comprar as placas-mães e soldar individualmente todos os componentes.

Para quem está de fora o vídeo é impressionante. Shenzen é uma mistura de Blade Runner com 25 de Março / República do Líbano. Isso nas ruas, dentro dos prédios é um gigantesco Standcenter / Edifício Central.

No final o cara gastou US$ 1.000,00 para montar um iPhone 6S/16 GB, mas a maior parte foi comprando ferramentas e peças erradas. As peças para o telefone em si não custaram mais de US$ 300,00 e claro no atacado sairiam bem mais baratas.

Vale assistir, até para a gente ter uma idéia da imensa economia marginal que se criou com a popularização dos smartphones.


Strange Parts — How I Made My Own iPhone – in China

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis