The Photographer — assédio sexual na fotografia?

photographer-harassment

Existe assédio sexual dentro da fotografia profissional? Sim, existe. Já falei sobre isso em alguns textos aqui no Meiobit e o problema é muito grave. A maior parte dos fotógrafos que trabalham com retrato feminina (desde os fotógrafos de fundo de quintal até os grandes estúdios com editoriais milionários) são homens. E as histórias de assédio sexual contra modelos (iniciantes e experientes) dariam para escrever um livro. A verdade é que existe muito fotógrafo canalha no mercado e muitas das modelos não denunciam para não serem limadas de futuras campanhas publicitárias. Eu já ouvi inúmeras histórias de modelos que vieram ao meu estúdio e se admiraram como tudo foi feito de modo profissional, mostrando que essa não é a regra, e sim uma exceção.

Claro que esse não é um problema exclusivo do mercado fotográfico e foi isso que tentou mostrar o diretor  israelense-americano Sigal Avin com uma série de 4 vídeos curta metragens lançados em dezembro de 2016 em Israel. Recentemente ele se uniu ao diretor e ator David Schwimmer para criar uma campanha contra assédio sexual que tivesse como foco o mercado americano. Os quatro vídeos originais foram adaptados e mais dois inéditos foram produzidos. A série é intitulada #ThatsHarassment e os 6 vídeos possuem em comum o fato de serem representações de casos que realmente aconteceram.

Em uma entrevista ao site Cosmopolitan, Avin disse que queria ver o que era o assédio sexual em vez de apenas ler sobre ele. Um dos vídeos produzidos pela campanha se chama The Photographer. Não existe nudez no filme, mas o linguajar e a situação é totalmente NSFW. Eu passei mal vendo e acredito que qualquer ser humano normal também teria a mesma reação. Vejam abaixo o vídeo (infelizmente sem legendas, mas totalmente compreensível).


Cosmopolitan.com — The Photographer

Schwimmer aponta que “todo o propósito disso é encorajar as pessoas e dar-lhes coragem para falar se foram vítimas de assédio ou se testemunharam ou estiveram cientes de assédio sexual. O problema é que as pessoas não dão um passo adiante ou dizem algo se estão testemunhando por medo de retaliação. Quanto mais você estiver cercado por outras pessoas que concordam ao ver que algo está errado, mais fácil é para alguém dar um passo adiante”.

Além do vídeo sobre o fotógrafo também temos os vídeos intitulados The Actor, The Boss, The Doctor, The Coworker e The Politician. Todos estão disponível no site do Cosmopolitan e vale a pena dar uma olhadinha em todos.

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Meninão Bobo

    Assédio acontece em vários setores da economia, agora claro quanto mais facilidade para se denunciar, melhor é. O problema está nisso, numa empresa a pessoa pode gravar um vide/audio e entrar com processo e ser demitida e ganhar um processo, arranjar outro emprego e bola pra frente.

    Na área da moda/fotografia talvez não seja assim tão simples, mas ela pode sim, denunciar, vai da pessoa aceitar isso ou não.

    Imagina as atrizes do brasil.

    • jairo

      Imagina o.cidadao brasileiro assediado dia e noite por impostos abusivos

      • Macedo

        denuncia!

        • Ivan

          Vou mandar uma reclamação pro governo pro governo parar de me assediar com altos impostos.

          • Mirai Densetsu

            E eles responderão com uma multa.

        • jairo

          Sonegue

          • Mirai Densetsu

            Isso! Boa! Assim você ataca a corrupção cometendo-a.

        • SacoCheio

          Mas não esqueça de pagar a taxa de denúncia, e preencher o formulário em 3 vias

          • Hugo Vinícius

            E registrar a reclamação no cartório, sem se esquecer do reconhecimento de firma.

  • SacoCheio

    Só quero ver quando os atores “galãs” de novela começarem a abrir o bico… Diretores de núcleo, tremei!!! hahaha

    • Mirai Densetsu

      Quero ver é quando as atrizes se encherem de coragem e denunciarem o assédio que sofrem.

  • Flavia

    Uns anos atrás assisti um doc. sobre moda na Mostra de Cinema de SP, dado momento uma modelo relata sobre um fotógrafo famosíssimo que assediou ela, o cinema inteiro falou o nome do Terry Richardson.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis