É ilegal compartilhar esta imagem na Rússia. Divulgue para que nenhum de seus seguidores o faça sem-querer

170406115118-putin-gay-protest-poster-exlarge-169

No texto O Efeito Streisand e os supostos nudes da Marcela Temer eu expliquei sobre o Efeito Streisand, quando a cantora processou um fotógrafo para que ele retirasse do ar uma foto de sua casa. A foto tinha sido baixada 6 vezes, era parte de um conjunto de 12 mil imagens da costa da Califórnia, documentando erosão. Depois que o caso se tornou público em um mês a foto tinha 420 mil downloads.

A melhor forma de divulgar algo na internet é tentar proibir. É uma lição que, aparentemente ninguém que não tenha se tornado conhecido por causa da internet consegue entender. Incluindo aí Vladmir Putin.

O Ministério da Justiça russo mantém atualizada uma lista de material proibido, que a mídia e provedores de internet devem remover, por ser considerado material subversivo, extremista. O item nº 4.071 da lista é descrito como:

uma foto de uma pessoa parecida com Putin, com olhos e lábios maquiados, legendada com um palavrão anti-gay, sugerindo ‘a suposta orientação sexual não-convencional do presidente da Federação Russa’.”

O autor da montagem, ainda desconhecido foi condenado à revelia e a pena é tratamento psiquiátrico compulsório. Enquanto isso quem endoidou foi a internet, as pessoas estão compartilhando uma penca de imagens de Putin como um palhaço gay, inclusive a grande mídia russa entrou na brincadeira, para desespero das autoridades.

O ocidente, que também não vale nada foi atrás, Stephen Colbert tratou do caso no Late Show, com direito a uma animação exclusiva que não lhe garantirá muitos favores de Moscou:


The Late Show with Stephen Colbert — Putin Hates Being Depicted As A Gay Clown. So, This.

A lição é simples: deixa quieto. A internet tem a capacidade de atenção de um peixinho dourado com Alzheimer, em 24 h arrumam outra coisa pra se entreter, a única forma de prolongar esse tipo de zoeira é dar atenção, mostrar que está funcionando. Se o Putin quisesse acabar com a brincadeira mais rápido ainda era só aparecer segurando a imagem, isso seria tóxico pra quem a fez tentando ofender.

Claro, não vai acontecer.

Fonte: The Washington Post.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples