Project Scorpio teve (quase) todas as especificações finais reveladas oficialmente

Laguna_Project_Scorpio_silicon_die

Pastilha de silício do Project Scorpio: são 360 mm² litografados em 16 nm pela TSMC (crédito: DigitalFoundry)

A Microsoft apresentou com exclusividade quase todas as especificações finais do Project Scorpio ao pessoal lá do DigitalFoundry, incluindo uma pastilha de silício real como brinde e acesso à placa-mãe final em primeira mão. Que bando de europeus sortudos!

Antes de apresentar os números, alguns muito impressionantes, é bom deixar claro que o que mais importa num console são os jogos. Não adianta montar um desktop de US$ 2.000 só para jogar games em Flash. Aliás, no momento a Microsoft anda atrás de conquistar o maior mercado de games do mundo, o chinês. E os chineses são mais PC gamers, então certas atitudes como o Xbox Play Anywhere e o Xbox Pass estão mirando na China. E fazem todo o sentido.

Dito isso tudo, vamos analisar o que o anúncio de Redmond revelou àquele site.

Laguna_Project_Scorpio_exploded_view

As estranhas do Project Scorpio, de “cabeça para baixo” (crédito: EuroGamer)

Primeiro, as ausências: não foi revelado nem o nome oficial final, nem o design exterior do console e nem muito menos o preço. Cada empresa tem suas estratégias e muito provavelmente alguns desses três detalhes podem ainda estar em estudo. Como a data de lançamento será por volta de outubro, muita coisa pode mudar neles, inclusive antes da E3 2017, em junho.

O segundo aspecto que devemos analisar é a montagem do novo console, a disposição das peças no interior da caixa. A Microsoft apresentou ao DigitalFoundry alguns vídeos à respeito e mesmo sem um design exterior revelado, podemos dizer muita coisa aqui.

Logo de cara já percebemos que o Project Scorpio terá fonte interna, só que disposta de forma diferente do Xbox One S, agora do outro lado. Explico: no Xbox One S, o lado esquerdo possui o leitor óptico de Blu-ray 4K na frente e o HD na parte posterior. Já no lado direito do Xbox One S, temos o processador central no meio e sua enorme ventoinha, com a fonte interna de alimentação espremida na parte posterior.

No Project Scorpio a equipe de engenheiros de Redmond decidiu deixar o SoC do lado direito, totalmente isolado dos outros componentes maiores. Aparentemente a placa-mãe estará de “cabeça para baixo”, como numa placa de vídeo ou mesmo como no caso do PS4 original. Com isso, o leitor de UHD BD ficará embaixo do disco rígido, enquanto a parte posterior do lado esquerdo do console será tomada pela fonte de alimentação e saída de ar quente do sistema de arrefecimento.

Laguna_Project_Scorpio_vapour-chamber_cooling

Corte do sistema de resfriamento do processador principal do Project Scorpio (crédito: EuroGamer)

O terceiro destaque é o sistema de arrefecimento do Project Scorpio: o console usa um bloco de cobre cujo interior usa uma câmara de vapor com água. Esse tipo de resfriamento é utilizado em placas de vídeo high-end, como as Founder’s Editions da nVidia. Uma solução cara que permite fazer overclocks. E por falar em clocks, digamos que o enorme chip do Project Scorpio abusa muito das frequências de operação, algo sem igual nos consoles até o momento.

Veja bem: a solução ideal nos consoles de mesa sempre foi colocar o menor número de chips possíveis com um clock relativamente baixo em relação aos PCs, para baratear a produção futura, diminuir o consumo e colocar um sistema de arrefecimento simples. A Microsoft com o Project Scorpio parece querer fazer o contrário para proporcionar uma experiência premium: temos uma enorme pastilha de silício de 360 mm² com sete bilhões de transistores litografados em 16 nm pela TSMC, tudo isso com CPU octacore x86 rodando a 2,3 GHz e uma GPU a 1.172 MHz.

Abaixo uma comparação entre os números técnicos dos sistemas.

COMPARATIVO ENTRE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (8ª GERAÇÃO)
Console → Project Scorpio PS4 Pro PS4 Xbox One (S)
CPU 8 núcleos AMD Jaguar (“customizados”?) a 2,3 GHz 8 núcleos AMD Jaguar a 2,1 GHz 8 núcleos AMD Jaguar a 1,6 GHz 8 núcleos AMD Jaguar (“customizados”?) a 1,75 GHz
GPU 40 unidades GCN (“customizadas”?) a 1.172 MHz 36 unidades GCN (“melhoradas”?) a 911 MHz 18 unidades GCN a 800 MHz 12 unidades GCN a 853 MHz (Xbox One S: 914 MHz)
Desempenho gráfico 6 Tflop/s 4,2 Tflop/s 1,84 Tflop/s 1,31 Tflop/s (Xbox One S: 1,4 Tflop/s)
Memória 12 GB GDDR5 6,8 GT/s (3,4 GHz) 8 GB GDDR5 6 GT/s (3 GHz) + 1 GB DDR3 8 GB GDDR5 5,5 GT/s (2,75 GHz) + 256 MB DDR3 8 GB DDR3 (2.133 MHz), 32 MB ESRAM
Largura de banda da memória 326 GB/s 218 GB/s 176 GB/s DDR3: 68 GB/s, ESRAM: 204 GB/s (Xbox One S: 219 GB/s)
Interface da memória 384 bits 256 bits 256 bits 256 bits
Disco rígido mais básico 1 TB 1 TB 500 GB 500 GB
Drive óptico Ultra HD Blu-ray Blu-ray Blu-ray Blu-ray (Xbox One S: Ultra HD Blu-ray)
Preço ??? 399 dólares (1 TB) US$ 299 (slim, 500 GB) US$ 299 (500 GB)

·
O Project Scorpio se posiciona logo acima do PS4 Pro em todos os aspectos. Como será lançado basicamente um ano depois do console da Sony, temos em essência um PS4 Pro melhorado. Mas é aí que entra o pulo do gato: a Microsoft diz ter customizado o kit de desenvolvimento do Project Scorpio de forma a exigir menos hardware para entregar mais no software. Ou seja: mesmo com “apenas” 6 teraflop/s o novo console conseguirá gerar gráficos em 4K (de verdade, não o do PS4 Pro) a 60 fps, coisa que só vemos em placas de vídeo com desempenho bruto no mínimo 50% maior.

Laguna_Forza_Engine_4K_on_Project_Scorpio

Segundo a Microsoft, um Forza para o Project Scorpio consegue gráficos melhores que os do PS4 Pro utilizando menos recursos que o console da Sony (crédito: EuroGamer)

Exemplo: a Turn 10 Studios levou dois dias portando o Forza Engine para o novo console. E, mesmo sem otimizações (segundo eles), o estúdio conseguiu transportar algo equivalente ao Forza Motorsport 6 com gráficos melhores, na resolução 4K de verdade (3.840 × 2.160 pixels) e a 60 fps usando apenas 66% da GPU do Project Scorpio. Isso é basicamente dizer que conseguiram fazer um jogo rodar com gráficos melhores que o PS4 Pro mesmo utilizando uma potência levemente menor que a do recente console da Sony.

Não, não acho que os 4 GB de RAM a mais tenham influência nesse resultado. Talvez a Microsoft tenha customizado com a AMD um hardware totalmente DirectX 12 e feito um SDK melhor que o do Windows 10 para os computadores.

Mesmo a MSFT dizendo que os núcleos da CPU são melhores que os Jaguar, muito provavelmente foram pouco modificados em relação ao Xbox One S, tendo vantagem apenas no uso da litografia de 16 nm. Nada de Ryzen aqui. Já a GPU é outra história: como a memória ESRAM se foi, pôde dar lugar a um processador gráfico mais atual. Muito provavelmente temos uma RX 480 no Project Scorpio.

De qualquer forma, são melhorias pontuais. O que a Microsoft deveria melhorar no Xbox é o relacionamento dela com as desenvolvedoras de jogos, para conseguir mais jogos temporariamente exclusivos ou mesmo mais multiplataformas: os japoneses que o digam. Sim, sei muito bem que o Xbox One é um fracasso total no Japão, mas jogar a toalha e ignorar esse mercado não é opção.

Acho que o Project Scorpio pode sim valer cada centavo que a Microsoft cobrará, mas duvido muito que o público vá aceitar um preço muito superior que o PS4 Pro, por mais premium que o hardware seja.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Paul

    Será que a Sony fará algo em relação ao Scorpion?
    Pra um console, realmente, as spec impressionam. Vamos ver tbm o precinho disso aí né…

  • Thiago Cururu

    Não acompanho o mercado de consoles, mas ultimamente a Microsoft tem conseguido minha atenção, já que agora ela (de certa forma) almeja o mercado de jogos para computadores. Torço muito que esse ai tenha bastante destaque.

  • Daniel Plainview

    Esperando pra ver o quanto essa maravilha vai custar. Se passar dos 600 Trumps pode ser um tiro no pé da microsoft. No Brasil já sabemos como vai ser né, temos que comparar os preços na civilização.

    • Cocainum

      Os rumores falam em 499 Trumps.

      • Daniel Plainview

        Acho difícil cara, muito difícil. Vamos ver o grau de “generosidade” do indiano.

  • Jefferson Viana

    Espero Return Alan wake agora.

  • Theuer

    “estão mirando na China”
    Hoje não Laguna… Essas tags hoje, melhor não. 🙂

    • Convidado

      Hiuahiauhaiuha
      “estão mirando na China. E fazem todo o sentido.”

    • Mirai Densetsu

      Ele poderia dizer que estão Mirando na Rússia…

      • Maom

        Se ele falasse isso, 2 submarinos nucleares russos surgiriam de baixo da terra ao lado dele pra ficar de prontidão.

  • Theuer

    Como não acompanho e nem manjo de consoles, só agora me liguei que o tal Scorpio é apenas o substituto do Xbox.
    Não é estranho mudar o nome da “franquia” console?

    • Leonan

      Scorpio é só o nome do projeto quando o console em si for lançado provavelmente vai ser XBOX alguma coisa.

      • Theuer

        Ah tá, então quando ele escreveu “nem o nome oficial final”, é só o “alguma coisa” então. Segue o Xbox.
        Valeu.
        Roda Steam?! Hehehe

        • Macedo

          não está definido que segue XBOX, mas provavelmente sim =)

          • Theuer

            Saquei.
            Eu acho “Scorpio” legal pra caramba. 🙂

          • Ryderr3

            Como falaram ali, é só o nome do projeto, que o nem Xbox One era chamada de Durango (ou era o PS4? não lembro k).

          • Durango era o Xbox One. O codinome do PS4 era Orbis.

  • KappaKeepo

    ta uma confusão tão grande essa geração que é mais fácil montar um PC e ter desempenho melhor que todos eles juntos

    • Deivid

      Nem tá tão complicado assim. Os tempos mudaram, tecnologia não dura mais por tanto tempo sem atualização.

  • OverPower

    Outra informação interessante é o Scorpion ter a capacidade de tirar proveito da sua GPU para optimizar os jogos atuais do XBOX One e retro compatíveis. Pelo que li, isso não acontece no PS4 Pro pois nele essa compatibilidade acontece desligando metade dos núcleos da GPU.

    Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-project-scorpio-retro-compatibilidade-melhorada-cinco-formas

    • fatalhck

      Rola sim desde o firmware 4.5 existe um turbo mode nativo no pro que tem como foco melhorar framerate e resolução nos jogos já existentes sendo nativo do sistema, não tem desempenho igual aos jogos otimizados e duvido que tenha o mesmo desempenho desse dx12 evoluído do Scorpion mas está lá

  • Careca Voador

    Let the canage begin!

  • Wallacy

    A parte mais importante do Scorpion é a implementação em hardware do DirectX 12. A Microsoft adaptou as instruções das GPU para bater com as do DirectX, assim nas palavras da DF, puderam subsistir milhares de instruções por apenas 11, e em alguns casos apenas 3.

    A maior sacada foi adaptar o hardware pensando no software que irá rodar, não ao contrário como é o costume.

    • Daniel Mietto

      Apple que o diga. Hardware “casado” com o software, o desempenho é sempre melhor

    • Felipe Teodoro

      Sim, o foco foi acabar com os gargalos do hardware

    • Artur

      lembro do “DX12 chegando ao xbox one” e como os fanboys da MS hypavam isso.

      • Wallacy

        Tá, mas você sabe que estamos falando de duas coisas totalmente distintas certo?

        • Artur

          Não.

          as mesmas instruções do DX12 já estão no xbox one.

          • Wallacy

            Colega, ser compatível com instruções DX12 e implementar em hardware instruções na controladora são coisas completamente diferentes.

            Existem dezenas de hardwares compatíveis com DX12. Nenhum possui instruções específicas na controladora.

            O que a MS fez foi um intermediário de um ASSP e um FPGA.

            Como o próprio cara da DF disse, ha 25 anos isso não é feito.

            Claro, isso não vai ajudar em nada jogos que não usam o DX12.

  • Vin Diesel

    Pobre fica falando do exclusivo de SUA plataforma… GAMER tem os dois consoles e até um PC MASTER RACE… Chora Sonysta, chora CaXista…

    • B4klaudio

      Você sabe que PC Master Race é basicamente Plataforma Miicrosoft, não é ?

      • Está enganado nessa. É plataforma Torrent (pros ladrões)/Steam. O fato de rodar Windows é apenas um mal necessário.

        • ochateador

          E agora temos steam para linux….

    • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

      Sonysta gosta de falar de exclusivo ,ai se pega a id do maluco e ve que ele só joga fifa .

      Assim são os sonystas , não jogam nada , não compram jogos , mas compram conquistas no ML .

      Kkk

      • Artur

        caixista não tem exclusivos, ai fica falando que ninguém mais tem.

    • Maom

      Voce poderia ter parado a frase no “Pobre fica falando.”
      Só falam, falam, falam… Não jogam e não compram nada. A opinião deles sobre o produto vem de opinião de blogueiros, youtubers e até comentaristas.

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        Boa, sem falar nas opines de sites que se dizem especialistas em games (cof cof uol jogos cof cof).

      • #MAOMTIGRÃO

        • Maom

          kkkkkk

          • E assim um feriado nasce no Meio Bit: o Dia do Maom Tigrão.

          • Na verdade quando nascer vamos ter que fazer DNA…

            Entre ele e o Catra… =X

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      Mas qual é seu favorito? Isso tem que ter, pois esse papo de jogar em todos não cola.

      • Particularmente, tenho jogos favoritos, não consoles favoritos.

  • Deni Carson de Souza

    Começo a pensar que teremos a cada dois anos um console novo, sendo cada ano uma empresa se revesando no lançamento, este ano a MSFT, ano que vem a Sony com um PS4,75 ou PS5 … a assim sucessivamente.
    Enquanto isso a Nintendo, com seus consoles focados menos em gráfico e tentando reinventar a roda a cada lançamento….

  • DanielVenezian

    esquecer o Japão é opção , a ms fez essa opção e não faliu nem nada

  • K9s10
    • Maom

      Ai na hora que o Cachorro louco do Wolverine vai pra cima do Switch, a coleira dele amarrada na tomada pega no pescoço. kkkkk
      Portabilidade é tudo. Continuo aguardando o steamboy.

      • K9s10

        Portabilidade para o PC game já não é problema a anos, décadas para ser mais preciso.
        Já tem muitos controles sem fio.
        http://br.ign.com/steam/44113/news/atualizacao-do-steam-torna-todos-games-da-loja-compativeis-c

        • Maom

          Controle sem fio não é portabilidade… Um laptop gamer é portabilidade, mas né? É um trambolho. E tem gente q nem liga nem sente falta… Mas eu curto portátil. Jogar no transito quando não estou dirigindo, na espera de alguma coisa, no sofá, na cama, na privada, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê…
          Então um switch me trazendo um skyrim pra eu jogar onde quiser, é um antigo sonho… Que venham mais como ele.

          • Marcelo Eiras

            Levando o Hardware do switch deve ser o Skyrim antigo, de 2011. Se a Nintendo não se movimentar acho que o switch vai flopar, pior que o Wii-U, o que seria uma pena. O Zelda teve que ser capado no Wii-U (não uso do gamepad) para não ser melhor que o do Switch e fora ele os outros jogos lançados até agora são bem fracos.
            Até agora só o marketing da Nintendo está mostrando serviço convencendo muita gente que um mini tablet com controle é um console revolucionário portátil e de mesa.

          • Maom

            É revolucionário pq é um portátil q chamou atenção da grande mídia como nunca. E portanto sony, ms e outras podem se empolgar e mostrar outros ainda melhores. Melhor que se tivesse continuaqo com 3ds e vita rodando só pokemon e jrpg leves. Um skyrim de 2011 pra mim ja está otimo. Afinal pra mim um ps3 já é bem satisfatório e um ps3 portátil pra mim é melhor q um ps4 pro ultra turbo.

          • Marcelo Eiras

            Bem o Vita era excelente e era quase um PS3 portátil e flopou miseravelmente. Eu tenho minhas duvidas se o switch vai conseguir ser melhor que o Wii-U e também se a Nintendo vai ter coragem de acabar com a linha 3DS para focar e jogar todas as fichas no Switch embora ela precisa fazer isso para que as empresas que desenvolvem para o 3DS migrem para o switch para ele ter chance real de sucesso e não seja um novo Wii-U.

            Fazer um portátil poderoso é fácil, o complicado é a bateria que não tem autonomia, o switch para ter uma autonomia minimamente aceitável, que é baixa de aproximadamente de 4 horas, precisa diminuir pela metade o poder de processamento da GPU que já não é muito funcionando a 100%

          • Maom

            O switch já vendeu 10% do wii u e não para nem um dia nas lojas.
            O vita prometia ser um ps3 de bolso e nunca foi. Jogos capados e fracos… o Uncharted dele era um porcaria, já o skyrim e o zelda novo são dois tremendo jogos.

          • lucas

            O vita nunca prometeu ser PS3 de bolso. e nintendo é porca. Vita muito melhor.

          • Maom

            Vc não assistiu então os videos promocionais na época de lançamento do Vita.

          • Rodrigo de Melo

            A autonomia do Switch não fica muito atrás da do 3ds…

          • Matheus O.P.

            Só conseguirem quebrar o bloqueio no Vita (e acho que já conseguiram) que ele fica famosos outra vez.

          • Wallacy

            O Skyrim é o SE não o antigo. E mesmo com gamepad nunca que o Zelda ficaria melhor no WiiU.

            Mas devago, você só está olhando um lado da história ignorar o fator portátil só NS usando o Vita como argumento não faz sentido. A linha de portátil da Nintendo apresentação foi forte, e vai continuar assim.

            Fora outros fatores, mas não adianta nada discutir​, temos um mês só de lançamento, nem E3 tivemos do pessoal acha que já sabe como vai ser o movimento de vendas de fim de ano.

          • Marcelo Eiras

            O SE roda em xone,ps4, PC gamer… Como ele vai rodar com nvidia regra 1? Mágica ?

            O Zelda do switch está igual do WiiU, basta ver os vídeos comparativos.

            Não entendo esse pessoal comprando console que o único jogo decente até o momento é o mesmo do console anterior.

          • Wallacy

            Colega, primeiro, já saiu várias imagens das versão do NS. É o SE.

            Segundo, o console apenas com um mês de vida você acha que já viu tudo que tinha pra ver? Primeiro ano do PS4 foi vergonhoso no quesito performance também.

            SnakePass do Switch (primeiro multiplataforma até agora) não fica muito pra trás do PS4 não, o X1 inclusive tem uma CPU melhor que o PS4, mas a GPU é de fato muito mais fraca, porém 600gflops (precisão mista, 400 em single) não tão pouco assim não. O Wii tinha 12 e ainda dava caldo.

            Skyrim SE roda em PC com placa integrada pior que o X1, relaxa o SE está longe de ser um jogo pesado, nem ele vai tirar proveito completo do X1, que sim é 4-8 vezes mais fraco que o PS4 em desempenho gráfico. Mas nada comparado aos 20x que foi do Wii no passado (que recebeu muito jogo bacana).

            Vamos deixar o console passar pelo menos pela E3 pra ter uma noção real do que vem por aí. Pode ser nada? Claro. Mas até onde vejo está indo tudo muito bem.

          • Jaffy

            Wii U = console de mesa
            Switch = console portátil que pode ser jogado como console de mesa.

            Agora você entende porque eu compraria um Switch e não um WiiU.
            Mas como não tenho tempo livre mais, fico com meus TCG’s e um ou outro jogo aleatório (Zelda Skyward Sword – WII, atualmente)

          • Matheus O.P.

            No quesito portabilidade, vou concordar com o Maom. Compre um Vita, PSP, DS ou switch que você vai ser bem mais feliz.

    • Daniel Plainview

      kkk Pra isso que pago internet

    • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

      1080 ti da marketeira NVIDIA ja tá peidando no 4k .

      Kkkkkkk

  • Paulo de Tarcio Santos Freiri

    Falta dar uma revisada no texto ai.
    Foi somente a apresentação das ESPECIFICAÇÕES, mas o pessoal já está querendo que apresentem os jogos, aparência e tudo mais, só podem estar de brincadeira.
    Outro ponto é na questão da memória, você não mencionou que são 4 GB reservados para o sistema e 8 GB só para os jogos, enquanto os outros consoles os 8 GB são para tudo.
    Falando da GPU agora, a RX480 fica um pouco abaixo, que tem 36 unidades GCN, contra 40 do Scorpio, sem nem mencionar a interface de memória e Tflop/s.

    • Ryderr3

      Já disseram dias antes que seria só as especificações, isso não é um anuncio completo, tanto é que deixaram essa parte com a DigitalFoundry, que é um grupo(??) que só fala sobre as partes técnicas de jogos, hardwares, etc.

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        Pois é, o pessoal está muito apressado, a MS geralmente faz o lançamento dos jogos no segundo semestre, a Sony no primeiro, por isso estão achando o começo do ano melhor para a Sony, mas ninguém agora lembra que no fim do ano passado só teve Last Guardian, contra vários títulos do Xbox.

  • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

    Ta fazendo comparações de um console 100% otimizado , com pc com diferentes peças de várias marcas diferentes? Que dificilmente tem otimização 100% !?

    É sério ? Kkkkkkk

    No YouTube tem um pc desses aí fodão com uma 1080 ti peidando pra entrega os 4k no ultra .

    Na demo do scorpion ele rodou 4k 60 com 66% de GPU ….

  • Flávio Pedroza

    Eu duvido que a compatibilidade entre o xone original e esse scorpio seja mantida. Logo logo vão começar a sair jogos com “features” exclusiva pro scorpio. E num futuro nem tão distante, jogo inteiro será exclusivo apenas para scorpio.

  • Murilo Teixeira (OK)

    Bom… vou até abrir o Forza Apex novamente pra conferir, mas que me lembre, ele rodava em 4K/60fps em qualidade Ultra aqui na 1070. Games de corrida normalmente são mais complacentes com o hardware. Complementando isso ao que o próprio Phil disse sobre a experiência do Scorpio para o consumidor final, dá a entender que não vão rolar outros aprimoramentos, em relação as versões do Xone S, fora o 4K.

    Independente disso, dependendo do preço em que esse console vier, acho a proposta do console bem promissora. Vamos ver quanta gente estará disposta a pagar mais pra jogar em 4K…

    • Leonan

      Jogo de corrida realmente não é muito bom pra ser dado como exemplo.

    • Francisco Lunardi

      Entretanto a GPU do Scorpio é semelhante a RX480 (tem mais Computer Unit mas menos clock) e segundo os caras da DF ela ainda estava com folga rodando o Forza, a otimização e exclusão de diversas “camadas” fazem toda a diferença nos consoles.

      • Murilo Teixeira (OK)

        Sim. Há uma diferença notável. Mas ela não é tão gigantesca quanto muita gente especula. Independente disso, com certeza o Scorpio será lançado por um preço abaixo do que um PC equivalente e vai se tornar atrativo para um nicho do mercado (o tamanho do nicho vai depender do preço).

        Só tem uma galera viajando, sonhando que todos os jogos rodarão em 4K/60fps no Ultra, como essa demo. Sendo que o mais provável é que se mantenha a experiência 30fps/média ou alta, mas com resolução 4K. O que já é bem legal, mas não exige uma 1080Ti nos PCs…

      • Smartfox

        Isso sem falar na folga da memória RAM. A demo do Forza, pelo que li, estava usando apenas 5GB dos 8GB disponíveis para os desenvolvedores. Não parece muita coisa, mas comparado com a limitação anterior, ganhar 3GB a mais para trabalhar com texturas e outros detalhes deve fazer toda diferença no console. =]

        • Francisco Lunardi

          Certamente, essa memória extra vai melhorar não apenas os jogos mas a interface e recursos em segundo plano (downloads, streaming, etc), alias não entendi pq a Sony não fez o mesmo no PS4 Pro (que agora fica ainda mais difícil de justificar o nome).

  • AGORA SIM deve rodar Crysis … não é possível que não rode… xD

  • Ramon Miranda

    UAU que incrível! O novo Xbox tem a mesma potência de um computador de 2 anos atrás! SHOWW

  • Com essas especificações, ele poderia se chamar “Xbox Now We’re Not Joking”.

  • Sander Manzoli

    Assim que trocar minha TV por uma com HDR1000 (tipo uma 55KS7000) pego um PS4 Pro, mando o PS4 pro quarto do meu filho, vendo o WiiU que está lá, pego um Switch, ignoro o Scorpio que vai nascer morto por vir prematuro e aguardo logo depois sair o PS5 que virá atropelando o Scorpio no hw. Depois que sair o Scorpio, o fuzz e o hype sobre o PS5 será algo nível religioso. Notícia sobre o novo Scorpio será velha… o mundo vai querer a novidade, o alienlike PS5, com “mais de 10TFLOPS”. Dreamcast morreu assim, o quanto ele era bacana pouco importou.

    • joao_lima

      tudo que você disse se aplica ao ps4 pro, não ao scorpio, o ps4 pro esse sim que nasceu morto.

      • fatalhck

        As vendas dizem o contrário jovem kkkk

    • Francisco Lunardi

      Não espere um novo PS em menos de 2 anos e com esse tempo ele tem obrigação de ser melhor que o Scorpio.

    • Deivid

      kkkkk, piadista.

  • Marcelo Eiras

    A pergunta mais importante. O Scorpion terá suporte para oculus rift e seus jogos ?

  • Giuliano

    Sempre disse e continuo usando o lema daquela fabricante de pneus famosa “Potencia não é nada sem controle”
    Façam suas analogias !

  • Smartfox

    Laguna, faltou colocar ai na matéria que o Scorpio não será vantagem apenas para quem tem TV 4K. De acordo com o que a Digital Foundry soltou, o novo hardware da Microsoft é pensado para todos os usuários. O sistema conseguira rodar todos os jogos atuais do Xbox One em qualidade melhor, provavelmente a 1080p/60fps, inclusive os jogos retro compatíveis do Xbox 360 poderão apresentar melhoras gráficas, como filtro de textura maior e outras coisas.

    Segundo relatado, diferente do que a Sony fez no PS4, o Scorpio forçara alguns filtros e melhoras nos jogos já existentes. Então se você tem um Ryse que rodava a 900p no One, para o Scorpio o hardware forçara a resolução a 1080p/60fps, além de melhorar outros atributos como antialiasing… O melhor é que é tudo de forma automática.

    Recomendo depois vocês lerem o artigo da Euro Gamer que fala sobre as 5 maneiras de como o Scorpio poderá melhorar a qualidade dos jogos. Pra quem gosta de specs porn, é uma delicia esses artigos.

    • Artur

      vai ser a mesma coisa que o PS4 PRO…

      jogo velho com melhoria? só se sair patch.

      • Smartfox

        Procure e leia este artigo do Digital Foundry:

        Retro-compatibilidade na Project Scorpio: 5 formas em que os jogos Xbox estarão melhores

        Obs.: Isso não é especulação, foi confirmado pelo time de desenvolvimento do Xbox.

        “A Microsoft optou pela via mais difícil – e por necessidade. Sem a opção de duplicar o design existente, a Scorpio é uma melhoria arquitetônica radical. Aqui, a Microsoft teve de lidar com os problemas de compatibilidade, mas a vantagem é: ao contrário do modo boost na PS4 Pro, a Scorpio permite usar todo o poder da nova consola em jogos mais antigos.”

        Não vai ter patch! Talvez se as produtoras quiserem deixar o jogo compatível a 4K nativos.

        • Artur

          But to be clear: what we won’t see will be 30fps games suddenly
          running at 60fps. The game itself still sets its frame-rate target, and
          there are no functions for removing performance limits.

          “Ryse que rodava a 900p no One, para o Scorpio o hardware forçara a resolução a 1080p/60fps, além de melhorar outros atributos como antialiasing… O melhor é que é tudo de forma automática.”

          se vc quer alucinar que a MS faz mágica e tal, vai no windows club, lá o windows phone é sucesso e esta no master plan da MS dominar o mundo….

  • Cortana ✔

    Esse Xbox Pro poderia permitir a instalação do Windows 10 também, seria show ter esse hardware como PC, mas custando menos que um PC.

  • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

    Kkkkkkk

    Vai ve o preço dessa bosta dessa placa e depois volta aqui .

    Scorpion é um console e não pc , até. EA na conferência hoje disse que ele veio em ótima hora vai roda 4k/60 fácil .

    Se vc quer comparar console com pc ,pega um pc no mesmo valor do scorpion e ve se ele vai ter o mesmo desempenho??

    Kkkkkk

    Deveria ter ficado queto mané..

  • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

    Compra essa merda ai por 499$ e volta aqui kkkkkkk

    Pra monta um pc pra bater no scorpion com 499$ não monta nem fodendo …

    Monta la e volta aqui , o especialista em porra nenhuma …

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis