Rumor: o WhatsApp estuda introduzir sistema de pagamentos digitais na Índia

O Facebook estaria considerando expandir as funções do WhatsApp, desta vez mirando no sistema de pagamentos digitais peer-to-peer como alguns mensageiros instantâneos já fazem (incluindo o próprio Messenger). A Índia seria o primeiro local de testes, com uma possível expansão posterior para outros países emergentes.

A ideia de começar os testes pela Índia faz sentido: o país vive um boom de apps de transação digital após uma crise de desmonetização: o dinheiro impresso simplesmente desapareceu, com o governo invalidando 86% das cédulas do dia para a noite para conter a alta evasão fiscal e corrupção. A opção para muitas situações foi confiar nos aplicativos de transferência de valores P2P para negociações simples, e muita gente está aproveitando a onda. O Facebook Messenger atualmente conta com função de transferência de valores mas apenas nos Estados Unidos, e de qualquer forma o WhatsApp tem muito mais potencial em países em desenvolvimento.

A Índia é o maior mercado do aplicativo, com 200 milhões de usuários ativos e lá outros aplicativos de mensagens instantâneas já permitem compartilhar dinheiro, como o WeChat. Vale lembrar também que o Snapchat também possui uma solução similar, igualmente operante apenas no território norte-americano e não é tão improvável que uma vez implantado em países emergentes, tal função se expanda para outras localidades.

Segundo fontes o WhatsApp vai implantar o recurso dentro dos próximos seis meses, e busca um parceiro que entenda a Interface Unificada de Pagamentos (UPI) do país, bem como o app estatal BHIM que se encarrega de realizar as transferências entre dispositivos móveis. Tudo isso para contornar o uso de cartões de crédito, que não são populares por lá. É importante obviamente entender a realidade de cada mercado e adaptar suas soluções de acordo, algo que a Apple foi obrigada a fazer no Japão mas se recusou na China.

Claro que devemos encarar tais informações como rumores, mas na possibilidade da iniciativa ser real e caso ela vingue na Índia, é bem provável que outros países em desenvolvimento também recebam a novidade, Brasil incluso.

Fonte: TechCrunch.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Carlos Cabral

    Não é rumor, essa função começou a aparecer na versão do Windows Phone hj, embora escondido. É possível pagar com UPI, cartão de crédito e de débito e transferência bancária.

  • jairo

    Função interessante , tomara que venha para cá.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Olha… O negócio de encomenda e recebimento de pedidos por Whatsapp funciona maravilhosamente, se começar a poder receber pelo Whatsapp (talvez até mesmo antes de se enviar o produto, como em 100% do ecommerce), vai ser maravilhoso.

    Tio Zuck pelo visto vai encher (mais) as burras de dinheiro.

    • Monkey

      Vai. Mas quem está precisando de solução mesmo são nossos correios. Cada dia demorando mais para entregar tudo.

  • “Brasil incluso”

    Ai até vendedor de balinha e mendigo vão receber via Zapzap…

    • Monkey

      usando iPhones..

  • “Brasil incluso”

    Mensagem de sequestro via WhatsApp exigindo pagamento inApp vai bombar… não, pera…

    • Raposão do Ártico 🦊

      o que vai ter de “paaaaaaii fui assaltada, deposita 500 reais pra eu voltar pra casa?”

    • Cássio Amaral

      Dá ideia não, pô!

      • Já usam o WhatsApp pra golpe de prêmio e de parente com problema (carro quebrado, sem dinheiro precisando fazer depósito, etc… *quando roubam o aparelho ou *usam o WhatsApp da pessoa de outro aparelho ou desktop) precisando de dinheiro imediato, pra pedir in app é um pulo…

  • mr_rune

    “Países em desenvolvimento”
    “Brasil”
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Raposão do Ártico 🦊

      também achei comédia

      todo mundo sabe que o Brasil nem em desenvolvimento está

      • A República do HueHueBRasil devia mudar o slogan da bandeira pra “Desordem e Regresso”, por que já engatou a ré descendo a ladeira há muito tempo…

  • Vin Diesel

    Se conseguir usar para dar golpe no Brasil vai ser um suce$$o…

  • Esse cara tá de sacanagem…

    Porque não lança logo um sistema operacional que tem um whatsapp com aba de pagamento, outra aba escrito SNAPapp, instagram embutido e o rabo da mãe dele?

    Ficaria uma graça!

  • É ruim que eu vou deixar o zuckerbosta saber as minhas transações financeiras.

    Passo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis