Novo Street Fighter EX foi um 1º de abril? Sim e não

A Arika não é um estúdio de grande expressão. Sua maior contribuição à indústria dos games foi o desenvolvimento da trilogia Street Fighter EX, a primeira tentativa de levar os personagens da Capcom para o combate em três dimensões. Embora não fossem tão técnicos quanto a série Virtua Fighter ou tão bonitos quanto a franquia Tekken, eles tinham seu charme e conquistaram fãs, principalmente por seu rol de personagens exclusivos carismáticos.

Isso posto a Arika não tem tanto dinheiro e tempo disponíveis para modelar personagens e desenvolver uma engine complexa por conta de uma pegadinha de 1º de abril, e por isso mesmo o vídeo revelando um suposto novo Street Fighter EX deixou todo mundo confuso: ele era bom demais para ser uma mera piada.

E de certa forma ele não é mesmo uma pegadinha, embora convém ir devagar com o andor.

Antes de mais nada o vídeo em questão, liberado no sábado. Nele podemos ver em ação três personagens originais da Arika para a franquia EX, Hokuto, Kairi e Garuda:


arika • 【60fps動画版】2017年4月1日 そんなんアリカ公開配信会場にて『対戦会』実施!!

Agora algumas considerações acerca do vídeo: eu joguei os dois primeiros games da franquia e de cara reconheci as mesmas linhas de voz para os personagens, que foram retiradas dos games originais (o dublador do Kairi, por exemplo morreu em 2000) e que a princípio poderia indicar uma pegadinha muito bem elaborada, junto com toda a mecânica do game em si (as tomadas de câmera e os combos) que é essencialmente a mesma.

Ainda assim isso não justificaria o relativo investimento em tal empreitada, a demonstração técnica aparentemente desenvolvida na Unreal Engine 4 foi muito bem confeccionada para ser um mero vídeo engraçadinho. O vice-presidente da Arika Ichiro Mihara confirmou tais suspeitas ao declarar (em japonês) que o game em questão estaria em desenvolvimento há bastante tempo e possui o nome interno provisório de Fighting EX Layer. A piada na verdade foi a data escolhida para anuncia-lo, visto que não há nada concreto.

Por questões óbvias de direitos autorais nenhum personagem da Capcom foi incluído, mas em todo caso ele seria uma plataforma pronta para um futuro jogo de luta caso ela (ou outra publisher) se interesse; isso ou na pior das hipóteses a Arika pode iniciar uma campanha de financiamento coletivo e bancar sozinha a empreitada, utilizando seu elenco próprio de personagens (que não são poucos).

Para completar a confusão o jogador profissional Kazunoko testou Fighting Layer EX, confirmando que se trata de um demo técnico real e não um vídeo:

Não há nenhuma previsão de datas, plataformas, quem vai comprar a ideia da Arika ou o que quer que seja. As únicas coisas concretas são que a desenvolvedora criou um novo game de luta em 3D e ela está buscando uma distribuidora. Se Fighting EX Layer vai se tornar realidade ou não, só o tempo dirá.

Fonte: Event Hubs.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Arthur Santos

    Joguei por muito tempo o Street Fighter Ex Plus A no PS1, jogava muito com o Garuda e Skullomania.

    Achava sensacional o especial do Skullomania que tinha a mesma sequencia do Shun Goku Satsu do Akuma.

    Só de imaginar esse aí, escorre um suor dos olhos.

    • Na época quando eu descobri isso fiquei bem surpreso

  • Eric

    Joguei muito o Ex Plus Alpha (eita nominho) no PS1. E apelava bastante com o Garuda. Espero que seja verdade! E que bom que a Arika tem os direitos sobre os personagens exclusivos da série Ex, eles eram muito interessantes.

  • Rômulo Catão

    Perdi algumas horas treinando combo na (creio que foi a primeira) fase de treino.

  • Dá HADOUKEN Ryu… digo, Arika… solta logo o game…

  • Até hoje tenho medo do Akuma apelão que as vezes vem depois do Bison

  • Pedron

    Caralho, era um puta jogaço! Tomara que lancem mesmo um novo SF EX

  • Samuel

    Melhor Street até hoje foi o Alpha

  • RôShrek

    Enquanto não aparecer o Skullomania o loading do meu hype ficará empacado nos 80%.

  • L L

    Jogava com Pullum Purna, Blair, Allen e D.Dark. Já o Ex Plus Alpha 2 quase não joguei, era mais bonito os gráficos, tinham novos personagens também interessantes. O Ex Plus Alpha 3 não joguei pq não tive PS2, mas era bonito o jogo.

    • Burnerman_X

      A série se chama apenas EX. Originalmente saíram:
      Street Fighter EX (arcade)
      Street Fighter EX Plus (arcade, vem com mais personagens)
      Street Fighter EX Plus Alpha (PS1, vem com tudo do EX Plus + Sakura e Dalshin)

      Street Fighter EX2 (arcade)
      Street Fighter EX2 Plus (arcade e ps1 – nova hud, gráficos e personagens a mais)

      Street Fighter EX3 (PS2)

      • L L

        Ex Zero Alpha Ultra Fighter.

  • Claurio Silva Neves

    Só que tem uma coisa: O SFEX sem os Street Fighters existe desde 1998, e se chama FIGHTING LAYER… A jogabilidade é bem semelhante, com os sidesteps e tudo mais…

    E pensar que a jogabilidade dele parece melhor do que a do SFV, e ele é MUITO mais bonito do que KOF XIV…

  • andrethurler

    Baita jogo simpático com jogabilidade sólida e personagens da arika tão bons qto os da capcom. E com easter eggs: Cracker Jack conseguia rebater magias com um golpe tipo taco de baseball. Qdo vc rebatia três magias seguidas, o jogo anunciava uma discreta comemoração, rs
    Shippo muito mais esse que o tekkenXstreet…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis