Falcon Heavy — Elon Musk quer superar o queijo

falconheavy

A SpaceX teve um excelente começo de final de semana, cumprindo perfeitamente a missão de colocar em órbita o satélite SES-10, utilizando um foguete recondicionado e inaugurando uma nova era na indústria espacial. Ah sim, ainda recuperaram a carenagem, com um sistema de retrofoguetes e paraquedas, economizando mais US$ 6 milhões nas próximas viagens. Só que eles pensam grande.

O Falcon 9 é ótimo mas tem limitações. Consegue colocar 22,8 toneladas em órbita baixa, na sua configuração mais otimizada e com perda do foguete, sem chance de pouso. Isso o coloca entre os mais poderosos, mas não o suficiente para reinar absoluto.

O Falcon Heavy é o projeto da SpaceX para criar o foguete mais potente da atualidade, capaz de colocar em órbita 54,4 toneladas. Ele será composto de três núcleos do Falcon 9, custarão teoricamente US$ 90 milhões mas como a idéia é que os núcleos pousem de volta, isso vai baratear e muito.

Ele vem sendo desenvolvido faz tempo e está bem atrasado, aparentemente é bem mais complicado do que a SpaceX imaginava, mas finalmente uma data foi mais ou menos acertada: o vôo inaugural de testes será no final de setembro, mais ou menos. Musk quer inclusive tentar trazer o módulo central inteiro, com o segundo estágio acoplado.

Hoje perguntei pro meu chapa Elon se teria chance de ele revelar qual seria a carga de teste.

namedrop

Ele disse que vai ser secreta e a coisa mais boba que conseguirem imaginar, lembrando que a Carga Secreta da primeira Dragon foi… um queijo.

Um queijo Top Secret.

isaachh-spacex-8296

Agora eles vão se superar.

O melhor de tudo é saber que em algum lugar há um engenheiro altamente qualificado que tem no currículo o projeto de um suporte de queijo qualificado para viagens espaciais.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples