Relatório diz que a única coisa furtiva no F-35 é a etiqueta de preço

310071_418284738249923_325903782_n

O tio Laguna provavelmente vai colocar uma lista de artigos onde já falamos do F-35:

<reservado para lista do Laguna>

Parece perseguição, mas o elefante branco voador do Pentágono não cansa de gerar manchetes, quase sempre negativas. Agora o POGO — Project On Government Oversight, uma ONG que fiscaliza projetos do governo dos EUA soltou um relatório sobre o F-35, o avião de um trilhão de dólares, e está sinistro.

Segundo eles o estado do projeto é de “desordem nacional”. As falhas são inúmeras. O software, que deveria ser a estrela do projeto e “dominar o espaço de combate” no final “interfere com a habilidade do piloto em sobreviver e prevalecer sobre o inimigo”.

Sabe o capacete futurista do F-35? É o DAS — Distributed Aperture System, um negócio revolucionário, em teoria.

news_f35-helmet-at-raf-boscombe-down

Ele projeta todas as informações de vôo no visor, assim para onde olhe o piloto está vendo os dados importantes. Alvos e outras indicações prioritárias são projetadas em realidade virtual: você olha pra baixo, vê o alvo através do chão do avião, graças ao capacete.

Na prática, um piloto não tem muita liberdade de movimentação: o capacete é pesado pra burro, custa US$ 600 mil e mostra tanta coisa ao mesmo tempo que muitos pilotos preferem desligar e usar os instrumentos convencionais.

Parte disso é culpa do software, que além de informação demais, tem o hábito de projetar alvos inexistentes ou sumir com alvos reais, o que é péssimo quando um MiG está na sua cola. Não que você tenha armas pra isso, dependendo da versão do F-35 você não tem software pra usar Sidewinders, mísseis por infravermelho pra combate em curta distância. Só sobram os AMRAAMs, não projetados pra isso.

O canhão? Calma, em 2019 ele deve funcionar, estão escrevendo um bacalhau pra isso.

Diz o relatório que pilotos classificaram o sistema de alvos do F-35 operacionalmente inusável e potencialmente inseguro.

f22canopy3

Todo avião tem imprevistos em seu desenvolvimento, o F-35 só exagera. Na imagem um piloto ficou preso quando a cobertura do seu F-22 não quis abrir, decidiram meter a serra.

O sistema holográfico é inferior em resolução e alcance aos sistemas atuais. Se vários F-35 começam a trocar informações através do link digital seguro, alvos aparecem duplicados. Em combates de curta distância o F-35 perdeu pra um F-16 mesmo com o teste sendo maceteado: usaram um F-16 biplace, mais pesado, com tanques externos pra dificultar as manobras.

A lista de problemas é imensa e o relatório é assustador. Pior de tudo é que com o dinheiro já investido o F-35 se tornou um daqueles projetos grandes demais pra fracassar. Ele vai ser consertado remendado adaptado e os EUA vão ter que se virar com o que sair disso tudo.

A esperança é que o caça stealth chinês foi construído com dados kibados do F-35, então devem estar com os mesmos problemas.

Fonte: POGO.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Fausto Biazzi de Sousa

    F-35 o primeiro projeto militar feito com códigos homolargados e certificados por especialistas em POG seguindo a maravilhosa metodologia GO-Horse.

    • Don Scopel

      Pessoal fala mal do POG mas não sabe qtos projetos ele já salvou

      • Vinícius Cordeiro

        Salvar projetos é o de menos, quero ver MANTER projetos feitos à base de POG.

  • Felipe Torrezini

    A missão principal do F-35 foi cumprida com louvor: torrar o dinheiro do contribuinte estadunidense. “Pena que não deu certo, né pessoal? Agora precisamos abrir licitação para um novo projeto.”

  • Flávio Pedroza

    Ele já está operacional ou a marinha dos EUA ainda usa os f-18?

    • Don Scopel

      Na Marinha ele so vai entrar em serviço em 2018 (fonte Wiki, não me julgue)

      • kleber peters

        E mesmos quando estiverem FOC, ainda vai ter vespas voando nos NAes.

  • Felipe A.G. de Souza
  • Felipe A.G. de Souza

    “A esperança é que o caça stealth chinês foi construído com dados kibados do F-35, então devem estar com os mesmos problemas.”

    Duvido muito. Pra ser chinês, tem que superar o chinês…

    • Pode até ter os mesmos problemas, mas vai custar uma fração do original… e outra fração pra corrigir daqui um tempo.

      • Theuer

        E nem vão avisar ninguém disso. Arruma, diz que funcionava antes e vai que vai.

  • Christian Oliveira

    Outro causo mal explicado é o F22 ter ganho a disputa com o YF23, ninguém consegue explicar porque o F22 ganhou a disputa.

    • ricms

      só nao vai dizer q ganhou por 1 de vantagem…. entendeu kkkk

      • Christian Oliveira

        Regra Yankee quanto maior melhor.

    • Anderson Fraga

      Sinceramente? O design do YF-21 era muito mais ‘a frente de seu tempo’ que o do F-22 (tradicional).
      Na maioria das vezes o pessoal (burocratas) gosta do ‘tradicional’ nisso…

      • Christian Oliveira

        Ops deixa só eu corrigir, era o YF23.

        • Anderson Fraga

          Ah. Bem… O YF-23 era da Boeing e, se não me engano, ela já tinha outro projeto junto à Força Aérea. Então meio que decidiram ir para a LM por isso. Claro, até onde sei, o 22 tinha algumas vantagens, mas não lembro se tão elementares assim

  • Hemeterio

    Tava procurando algo similar no oceano burocratico brasileiro pra ilustrar. Acho que um paralelo viavel é quando: o amigo do amigo do amigo pegou tanta grana “emprestada”, que a unica solucao da viuva receber uma misera fracao dessa divida impagavel é o pool de bancoes estatais emprestar MAIS dinheiro pro sujeito la.

    • K9s10

      Isso virou foi um puteiro.

      • vivo dizendo isso… Brasil é um puteiro a céu aberto… entra quem quer, da forma que quer e faz o que quer… a conta sobra pra gente…

        Não fôssemos tão irrelevantes sofreríamos atentados terroristas… mas pensando melhor, ou o armamento do Mohamed ficaria retido em curitiba, ou seria furtado se passasse pelo RJ ou alguns outros pontos Brasil afora…

        • K9s10

          Meu medo é o “STF”, quando ele começa a legiferar é um sinal dos grandes, vide Venezuela e Paraguai (ambos do foro de São Paulo dando golpe), Mohamed não terá a mínima chance, afinal o Brasil não é para amadores.

          • Rafael Rodrigues

            Vocês ainda não esqueceram esse papo cansado de Foro de SP?

          • K9s10

            Não é jamais!!!!!!!
            http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/

            https://uploads.disquscdn.com/images/fab6daf3d10bbc5299b1fddbb6fe7040f10fcdc431bb2bdbca91e29df1ee25af.png

          • Rafael Rodrigues

            Como “argumento” para essa palhaçada de “Foro de SP”, tenho como resposta um link do Felipe Moura Brasil.

            O analfabetismo político bate recordes!

            Qual será a próxima refernência? Constantino?

          • K9s10

            O único otário aqui é você é o restante dos esquerdistas do site, para de fumar maconha, seus ídolos devem ser os três patetas, ” pensadores” (Portela, etc) pare com essa tentativa de lacre, isso é ridículo, será que é mais um zumbi do Reinaldo Azevedo. Contra fatos não a mentira que predomine! Esses toddynhos de hoje em dia não sabem o que falam, doutrinados por Paulo Freire, deve ser isso!

          • nayara

            O problema é justamente esse: tratar política como time de futebol e querer dividir o mundo em esquerda e direita. Tem décadas que o mundo ficou muito mais complexo e até valores que pertenciam a um lado agora pertencem a outro.

          • K9s10
          • A guerra fria já foi faz tempo

          • K9s10

            E a guerra quente não deve parar.

    • nayara

      Mas o endividamento do brasileiro não chegou a níveis tão catastróficos assim. E já estava começando a diminuir.

      O mercado financeiro brasileiro é bem sólido, nossos bancos são referência na Europa e EUA. Séculos lidando com caloteiros, mudanças políticas, troca de moedas e cortando zeros na cédula serviram pra alguma coisa.

      • Guilherme

        Os nossos bancos são referência… em super lucros!

        • Cocainum

          Com nosso spread bancário e nossa SELIC, até eu…

        • nayara

          Vou te contar um segredo que vai revolucionar sua vida: o objetivo de toda empresa é esse.

        • bruno torrente

          Sim claro eles não deviam fazer isso, esses malvadoes 😉
          Fato nosso mercado altamente controlado, com spread e TAXA básica fora de sintonia é mais fácil lucrar, melhor aproveitar agora vai que um dia essa festa acaba.

      • Luiz

        Os bancos brasileiros são os culpados pelo desempenho ruim da economia. Porque voce acha que o governo só toma decisão politica que quebra a economia e nunca faz o que tem que ser feito.
        E qual o problema da divida publica ser alta, mostra o dedo paras os bancos, fala que não vai pagar e se reclamarem recria o Banco Central estatal e faz todos bancos privados se sujeitarem a ele.

        • nayara

          Mas o objetivo de todo banco de todo mundo é esse. Ruim são os governos que não criam mecanismos de proteção. EUA e Europa possuem limites, no Brasil isso é ‘coisa de esquerda’.

          • o.O

            De fato, isso é coisa de interventor, de Keynesiano, eles criam mecanismos de proteção que só protegem os bancos. Lembra o que ocorreu em 2008 no EUA? O governo, com o dinheiro do contribuinte americano, salvou bancos com dívidas colossais, da falência. E os desempregados da crise? Foram a merda, sem ajuda de ninguém… A dívida pública está alta? Já se perguntaram quantos patrocinaram as campanhas Dilma/Lula? E o porquê? Governos protetores são os que mais enriquecem os bancos, é uma troca, agora devemos, e temos de pagar.

        • o.O

          Desculpa, mas o banco central não é estatal? E os bancos não se sujeitam a eles? Não é ele quem decide os juros básicos?

          • Luiz

            ah é verdade, nos Eua, que o Bank of Amerika é private.

          • o.O

            O banco central dos EUA é o FED.

    • Rafael Rodrigues

      Os empréstimos de bancos estatais costumam ter “avalistas” privados. Eike é um excelente exemplo. Deve muito pouco a bancos públicos (perto de 1 bi) e os empréstimos são garantidos por Santander e Bradesco.

      Já os árabes do Mubadala colocaram quase 10Bi de trumps na mão do peruca e a garantia… La garantía soy yo!

  • Carlos Magno GA

    Sobre o capacete holográfico, não é muito mais cômodo por uma cúpula/aquário na cabeça do piloto, fixa e ele decidir pra onde olhar? (A gente perde o nadir, mas não dá pra ter tudo.

    Com o dinheiro gasto nesse projeto, era mais fácil implementar o sistema dos robôs japoneses de projetar o holograma nas paredes da cabine.

  • Cocainum

    Foi só uma pequena falha de comunicação. O pentágono pediu um avião e a Lockheed entregou uma bomba. Só isso.

    • Orion Beta

      Boa….Mirou…kkkkkk

  • Inquisidor

    olha, pode ser um lixo, mas o capacete com olhos de luz verde é top ein?

  • Theuer

    Um Trilhão de Trumps…
    Daria um belo enxame de 65 mil Super Tucanos. Dane-se a inovação, dane-se que o Super Tucano não é para isso! São 65 mil! hehehe

    • Alvaro Carneiro

      caraio é verdade, eles ganhariam “na quantidade” tipo o EI e os chineses.

      • Leandro Medeiros

        seria uma batalha economicamente inviável kkk

      • Theuer

        Refiz as contas porque esse número é muito bizarro, mas é isso mesmo.
        E já que estava fazendo contas…
        Numa treta contra a melhor Coréia, cada Super Tucano precisaria abater uns 25 PingPongs para não precisar precisar de ajuda de F35s e afins. 🙂

        • Alberto Prado

          E olha que fabricar 65 mil você pode adiciona muitos ganhos de escala.
          Se for investir o mesmo dinheiro, você poderia comprar perto de 100 mil.

          • Theuer

            Caramba, verdade mesmo!
            Na enciclopédia ilustrada 65mil Aviões iriam ilustrar muito bem a expressão “Pesadelo Logístico!”.
            Seja na fabricação, seja na batalha, seja no estacionamento…
            Boa semana cara.

      • Lindomar Santana

        Kkkkkk e que iria pilotar tantos tucanos? Não temos 65 mil pilotos!!!

        • Tiago Antunes De Souza

          nunca assistiu independence day? pilotos vc acha aos montes

          • AHSOliveira

            Qualquer coisa até o presidente pilota… não se aplicaria no caso de Trump…

          • DiMais

            mas se fossem caminhões

          • Theuer

            Ele não deve nem caber no avião. Se couber, o teto do cockpit não fechará naquele cabelo.

        • gbitte

          Para cair qualquer piloto serve, tatica usada e aprovada pelo sistema de avaliação niponico.

        • Luiz

          AIs pilotam bem

    • exército de Zerg ganha de Protos justamente por isso 😀

      • Theuer

        NEEEEVER! NÉÉVÁ! 🙂

      • OverlordBR

        SPAWN MORE OVERLORDS!

      • Bruno do Acre – (Etevaldo)

        ashuashu pensei exatamente a mesma coisa

    • Daniel

      cara 65 mil bombas voadoras (considerando que cada um leve também bombas pra quando cair fazer estrago em cidades …) é coisa bagarai…. só uma ogiva atômica para parar tudo isso…

      • Luiz

        ou um EMP.

        • Nilton Pedrett Neto

          os caças são analógicos, movidos à corda e diesel!

        • Daniel

          Verdade, tinha me esquecido desse.

    • Felipe!

      Clássico Zerg Rush.

      Mesmo com alta tecnologia, iriam faltar mísseis e balas pra derrubar essa galera.

      • Zalla

        queria ver era capacitar 65 mil pilotos, mas nem se pegassem todos os motoristas uber…e olha que tem é gente ruim por lá…

    • Luiz

      Voce acha que o brazil tem capacidade de produzir 65k aviões? Nem se vier da China, vai ficar 2000 anos parado em Curitiba.

    • André K

      Em parte essa era a filosofia da antiga URSS, uma porrada de MiG-21 para cada F4 Phantom. Depois eles caíram no conto da evolução tecnológica e aí, deu o que deu… Eu já penso o seguinte, em vez de caças, mísseis terra-ar baratos e em quantidades pornográficas. Ou, no meme do Buzz Lightyear: “Missiles, missiles everywhere…”. Um caça pode ter solução de contramedidas para alguns mísses mas não para centenas deles…

  • K9s10
  • Samuel

    E a gente aqui reclamando das trapalhadas na transposição de um rio.

  • Theuer

    Caramba, a Sukhoi tem um tal de T-50 que parece o bicho!
    Claro que não dá para acreditar em todas informações técnicas vindas da Putinlândia, mas nos vídeos é bonito.

    • Cássio Amaral

      O protótipo do PAK FA é outro que tem atrasado bastante. Nem motores confiáveis o bastante o T-50 tem.

      • kleber peters

        Falar o que do nosso F-39 então? Nem sequer voou, e nem é 5G!

        • Cássio Amaral

          Eu dei uma pesquisada, é a versão do Saab JAS 39E/39F Gripen, denominados F-39E/39F pelo governo brasileiro. Olha, não é porcaria não: Turbofan F414G da General Electric, da mesma família usada F/A-18E/F Super Hornet, radar ativo, armamento moderno etc. o bichinho é bom.

          Com certeza foi melhor negócio do que os caças russos de baixa confiabilidade, e ainda há a condição de transferência de tecnologia. A opção pelo Saab foi uma das pouquíssimas decisões inteligentes da plantadora de mandioca.

          • SuzukaDriver90

            Decisão inteligente $$$$$$$ da plantadora de mandioca.

            Há suspeitas de que a Saab ganhou a licitação porque pagou propina ao governo. Isso dito, o Gripen realmente parece um bom aparelho!

          • Cássio Amaral

            Incrível, estava bom demais para ser verdade kkkkk. Mas ao menos o caça é bom e melhor do que qualquer tralha russa ou chinesa.

          • kleber peters

            O caça não é bom, ele nem voou ainda. Pra ser bom tem que sair do chão! Sem falar que é um aparelho leve para um país do tamanho de um continente. E se equipamento russo fosse tão ruim assim como você diz, o ocidente não precisaria gastar um putilhão de grana pra fazer o F-35. Os F-15 e 16 dariam conta do recado.

          • Cássio Amaral

            Mas os EUA querem estar sempre na vanguarda da aviação, a indústria de caças russas está bem 30 anos atrasados em comparação ao Ocidente. Só o T-50 é algo realmente novo, e ainda não chega ao nível do F-22 que já voa há um bom tempo. A maioria dos caças russos atuais são apenas atualizações de projetos da Guerra Fria ainda, dos anos 1980. E os F-15s e F-16s ainda dão conta do recado, visto que a maior parte da Força Área Russa ainda voa com MiG-29s e Su-27s, e suas respectivas versões melhoradas.

          • kleber peters

            Cara, você falou do 5G russo atrasado, mas já está voando, e o nosso 4G nem sequer voou ainda???!!! E por pior que seja, o russo é um 5G, não tem como comparar. E a transferência de tecnologia da SAAB é pra inglês ver. Teria sido melhor comprar o francês, ou então, coleira por coleira, pega as dos patrões e ia de F-18E, quem sabe não liberavam uns F-18G pra gente brincar também.

  • Ricardo Nunes

    Pq o meiobit não faz menção ao exercício Red Flag em que o F-35 abateu 145 aeronaves com 7 perdas ? Taxa de abate de 20:1 e isso pq estava configurado para missões ar-solo. Ele literalmente varreu o ar.

    • Rafael de Moura

      Ate aqui Ricardo? volta para o Sistema de Armas.

    • nayara

      Fala isso pra POGO. Ou para os pilotos.
      Ah, tá. Não leu o relatório, né?

      F35, o Windows Mobile dos aviões.

      • Rafael Rodrigues

        Ele leu o dado de fonte secundária. Não é exatamente isso que diz o relatório. Dá um desconto pro cara.

        • Ricardo Nunes

          A fonte foi um informe de um oficial da USAF que fez uma coletiva divulgado o resultado da Red Flag. Ou seja meu caro, fonte oficial .

      • SuzukaDriver90

        Nem fudeno! Meu Windows Mobile funciona a contento, já é mais do que podemos dizer do F35.

    • Rafael Rodrigues

      Pq o distinto comentarista não lê os relatórios do Red Flag?

      Ah, leu na mídia, né? Tinha banner da LM no site?

      Os F-22 fizeram todo o trabalho. Os pilotos DISSERAM isso nos relatórios.

      • Ricardo Nunes

        Não, na divulgação do resultado da Red Flag foram bem claros que a taxa de abate era apenas do F-35.

  • O principal problema do F-35 ao meu ver, opinando como um leigo que acompanha o assunto a um certo tempo já, além de ter que cumprir requisitos das três forças (USAF, US Navy e Marines) é que ele é revolucionário demais, quiseram dar um passo maior que as pernas. Esse DAS é coisa de revista em quadrinho de super herói, saião diretamente da cabeça do Tony Stark.

    Contudo, apesar de todos os problemas, o F-35 é um projeto sem volta, até porque não existe plano B. Calcula-se, por exemplo, que só pra reabrir a minha de montagem do F-22, custaria em torno de U$ 20 bilhões, sem contar o gasto dos caças em si.

    • Alvaro Lordelo

      Chama o verdadeiro Tony stark, Elon Musk, que ele resolve e ainda melhora.

  • Eu ia citar que agora como nossos estádios (e espaços pra vila olímpica e demais cemitérios), os EUA conseguiram um elefante branco digno do prejuízo brasileiro… mas o deles pelo menos voa, não vai crescer capim…

    *E voa mais que nossos foguetes…

    • Monkey

      Mas burro não voa. Prefere comer capim…

  • Peterson Isaac

    E tem gente achando que a Rússia e a China vão conseguir alguma coisa similar​, esse t-50 russo e esse j-20 chinês provavelmente são só outros tipos de mig-25, tem uma propaganda de mais mas resultados de menos. Se os EUA estão com esta dificuldade toda imagine a concorrência. Essas armas de hoje em dia não estão no campo da indústria bélica convencional somente, são frutos de estudos científicos altamente complexos.

    • Sergio Rainor

      Nem precisa do T-50, o Sukhoi SU-35 já detona esse F-35 facilmente.

      • Peterson Isaac

        O Su 35 não chega nem perto, quanto mais abater um f35

  • Smartfox

    Não se preocupem, quando os Estados Unidos decidir abandonar o projeto do F-35 por conta do alto custo e fazer outro melhor, ai o Brasil veste a capa verde e amarelo e sai para comprar o elefante branco americano oferecendo alguns bilhões e tucanos. Rsrs 😁

  • tem que ser consertado, remendado, adaptado” se quiser voar!!

    TOCA RAUL!!

    • Cássio Amaral

      “Plunct Plact Zum, não voa a lugar nenhum”

  • Sorte dos americanos que só hoje os russos estão terminando o equivalente dos F-22 e vai demorar um tanto para o Czar tê-los em quantidade adequada.
    A vantagem que os americanos têm hoje vai ser muito diminuída em relação aos chineses e russos.

  • Francisco Cunha Neto

    Esse é o maior problema do Estado é de seus burocratas como o dinheiro não é deles, mas, o fracasso sim, assim mais dinheiro é torrado até que obtenham um pato, nada mal, anda mal, voa mal mas pelo menos funciona.

  • Luiz

    Por muito menos que isto cancelaram o avião nuclear, imagina o que seria possivel com o orçamento do F35.

  • Luiz

    Não entendo o real problema, está atrasado e custou 5x o valor esperado? crianças, voces não viram nada em projeto de software, as vezes chega a custar 20x o valor. E não existem prazos para software, todo software é entrege atrasado, e os que não são é porque não tem o que precisa, foi feito o que não precisava ser feito apenas.
    Não, espera, o F35 é quase puro software, está explicado.

  • OverlordBR

    A esperança é que o caça stealth chinês foi construído com dados kibados do F-35, então devem estar com os mesmos problemas.

    huahauahuahua
    Cuspi o café!

  • SuzukaDriver90

    O melhor de tudo é o “Ano do F-35” entre as tags.
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis