Audi e a magia da fotografia publicitária

audi

Você só vai entender a magnitude da frase “A fotografia não representa a realidade” quando trabalhar, ou acompanhar alguém, em fotografia publicitária. O trabalho do fotógrafo nesse segmento é vender sonhos e mostrar um produto muito mais bonito e atrativo do que ele é na realidade. Fotografia de alimentos é a expressão máxima dessa verdade. Hoje existe um movimento de que a fotografia de alimentos deve expressar o que o prato é na realidade. Por isso que temos vários fotógrafos que vão até o estabelecimento comercial e fazem as imagens do prato verdadeiro, mas a fotografia “raiz” de alimentos ainda existe, principalmente em fast food e grandes redes de restaurantes.

Entretanto, não é apenas em alimentos que a fotografia publicitária cria mundos inexistentes. Embora a maioria dos comerciais de carros sejam grandes produções, a Audi contratou o fotógrafo Felix Hernandez (especialista em fotografia de miniaturas) para produzir as fotos publicitárias do novo Audi Q2. Felix aponta que esse trabalho foi um grande desafio, pois foi a primeira vez que teve que trabalhar com modelos na escala de 1/43.

Eu trabalho normalmente com modelos de escala 1/18. Mas, para o lançamento do Q2, fui encomendado para fazer uma série de fotografias usando um modelo de escala 1/43. Esta foi a minha primeira vez fazendo este tipo de fotografia com um modelo tão pequeno”.

Trabalhar com uma escala tão pequena exige que os cenários sejam ainda mais realistas e com detalhes muitos pequenos. Todas as paisagens foram criadas em estúdio (inclusive um deserto com dunas) e uma parte generosa do orçamento da Audi foi gasta com uma viagem a Dubai para fotografar paisagens da cidade e utilizar como fundo de uma das montagens. Com um pouco de pó fino, água, LEDs, papelão, Photoshop e muita criatividade, uma peça completa de publicidade automobilística foi feita quase que exclusivamente dentro de um pequeno estúdio.

Vejam abaixo no vídeo explicativo.


Hernandez Dreamphography — Audi Middle East Behind the Scenes

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis