Rapidinhas: Homem-Aranha fora do MCU e clássicos do Studio Ghibli nos cinemas dos EUA

spider-man-homecoming

Parece que as informações acerca dos spin-offs do Venom e da Gata Negra e Silver Sable não fazerem parte do MCU não eram tão estranhas afinal: de acordo com a produtora e ex-chefe da Sony Pictures Amy Pascal, há grandes chances de o acordo entre a gigante japonesa e a Marvel Studios não ser perpétuo e findo o contrato, o Amigão da Vizinhança pode dar adeus às atuais produções.

Pascal, que atuou na produção de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e também está escalada para a produção animada estrelada por Miles Morales deu uma declaração à mídia um tanto inesperada sobre o futuro do cabeça de teia: o acordo original entre a Marvel e a Sony previa pelo menos dois filmes estrelados pelo personagem, além de sua participação em pelo menos duas outras produções. Sabe-se que além de Capitão América: Guerra Civil e o filme que estreia neste ano, o teioso aparecerá em Os Vingadores: Guerra Infinita e terá uma continuação ainda sem nome definido ou data de estreia.


Trailers nosferahcorp — Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming, 2017) – Trailer 2 Legendado

Segundo Pascal, depois disso o caminho natural da Sony seria tomar seu rumo e não dar sequência na parceria, algo que ela diz ser “algo completamente anti-natural” (dois estúdios trabalhando juntos) e que não deverá ser repetido. Resumindo a história, a gigante japonesa usou a Marvel como “boi de piranha” para se safar de uma possível complicação nas suas finanças, visto que a empresa sangra como louca graças às trapalhadas constantes da divisão mobile. Mesmo o PS4 vendendo como água não consegue colocar todas as contas em dia.

Uma das opções que a Sony Pictures tinha à época era vender os direitos do Aranha de volta para a Disney, mas no entanto preferiu fechar um acordo onde abria mão dos direitos de exclusividade mas mantinha os royalties, se livrando de ter que bancar a produção dos filmes e evitando assim perder os direitos sobre o personagem, já que ele foi utilizando antes do prazo de expiração. Dessa forma a Sony capitalizaria ao máximo, sanaria parte de seus problemas financeiros e uma vez novamente com folga, voltaria ela própria a produzir filmes do personagem à parte das produções da Marvel Studios, que não mais poderia utilizá-lo.

Ou seja, a Sony fez a Disney de trouxa.


Cosmic Book News — Spider-Man Out Of MCU Following Spider-Man: Homecoming Sequel Says Sony’s Amy Pascal

O mais curioso nessa história é que apesar de ser a produtora do mais novo filme do cabeça-de-teia, Pascal não mais responde pela Sony Pictures e não está portanto em posição de afirmar categoricamente que esse é o caminho que o estúdio tomará. No entanto tal decisão não é tão alienígena assim, já que a companhia japonesa não cedeu os direitos totais de volta à Disney e em teoria pode muito bem puxar o carro e voltar ela própria a lançar os filmes com o personagem sem interferência. Ao mesmo tempo a Marvel se veria forçada a remover o Homem-Aranha do MCU, visto que não detém seus direitos cinematográficos.

É uma situação bizarra, mas quando há (muito) dinheiro em jogo qualquer coisa pode acontecer.


kikis-delivery-service

A distribuidora norte-americana GKids também está interessada em fazer dinheiro, como qualquer empresa. Ela vai promover sessões especiais com clássicos do diretor japonês Hayao Miyazaki, considerado um dos maiores e mais influentes animadores e cineastas da atualidade (e um engenheiro ocasional bem competente). Chamado de “o Walt Disney da animação japonesa” ele faz cinema e de gente grande, só que prefere empregar papel e nanquim para realizar seus filmes ao invés de utilizar atores (e isso é algo bem notório, visto que ele é um tecnófobo ferrenho).

A mostra de filmes do Studio Ghibli se estenderá por seis fins de semana, um por mês de junho a novembro e por enquanto é restrita aos Estados Unidos, o que é uma pena; ela responde apenas pela América do Norte e no Brasil os direitos de distribuição do estúdio são um tanto confusos, variando de filme para filme o que inviabiliza tal iniciativa de grande porte.

As datas e produções são as seguintes:

  • 25 e 26/06: Meu Amigo Totoro;
  • 23 e 24/07: Serviço de Entregas da Kiki;
  • 27 e 28/08: O Castelo no Céu;
  • 24 e 25/09: Nausicaä do Vale do Vento;
  • 29 e 30/10: A Viagem de Chihiro;
  • 26 e 27/11: O Castelo Animado.

É uma pena apenas que a distribuidora não incluiu Porco Rosso, o filme que é uma carta de amor à aviação, uma das paixões de Miyazaki:


Madman — Porco Rosso – Official Trailer

Seria interessante de a GKids ou outra produtora procurasse fazer o mesmo aqui, já que tais produções merecem ser vistas e revistas; e a possibilidade de aprecia-las no cinema é ainda melhor.

Fontes: Cosmic Book News e Polygon.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Vitor Reis

    Assistir filmes do Studio Ghibli no cinema comercial por aqui é quase impossível (a não ser que seja uma mostra temática e eventual). Graças à locadora sueca eu tive acesso a todas as obras do estúdio. O Ghibli é tão importante pra mim que tenho um Totoro tatuado. Quem me dera poder assistir a todos os filmes quando do seu lançamento. Com certeza eu seria uma criança melhor.

    • 👽 Gliesiano

      Eu até hoje vi apenas A Viagem de Chihiro e achei fantástico. Faz tempo que tenho vontade de ver os outros filmes do Studio. Vou aproveitar o gancho dado pela matéria e pelo teu comentário, emprestar dos suecos e começar a ver o resto.

      • Rodrigo M

        Recomendo muito O Tumulo dos Vaga Lumes. Mas já adianto que é bem triste.

        • Daniel

          Não assisti aos outros, mas só Tumulo dos Vaga lumes já é algo que pagaria para ver no cinema, (assisti em casa)..e que tem o meu respeito. Excelente animação.

        • 👽 Gliesiano

          Valeu pela dica, vou começar por esse então

        • PugOfWar

          cara, acho que é o desenho mais triste que existe

          • Rodrigo M

            Para mim é a obra audio visual mais triste que já vi, mas é extremamente necessária e é muito bonita!

      • Bonemachine

        Adiciona nessa lista também: Ponyo

    • ricms

      Morei em uma cidade com menos de 100 mil habitantes e consegui ver 3 filmes no cinema. Mas ficou duas semanas, apenas um horário é de tarde. Compartilho de sua paixão pelo estúdio, e tive sorte de conseguir comprar ingresso para o museu quando estive em Tóquio. (Não vende ingresso pela internet, só numas máquinas tipo terminal de banco e só em japonês. Ataquei o primeiro japa q falava inglês na conveniência e pedi ajuda Kkk)

    • Dependemos de Fansubbers para termos o material inclusive com qualidade, já que não podemos esperar o mesmo em legendas produzidas pro Brasil por empresas, ou mesmo dublagem.

      Mas é graças ao trabalho desses Fansubbers que podemos ter acesso a todo esse vasto material da animação nipônica que nunca vem pra cá oficialmente.

      • Vitor Reis

        Eu já cheguei ao absurdo de doar uma pequena quantia para um site de legendas aí, de tão feliz que eu fico com esse povo.

    • Torço para que se o material da Ghibli vier pra cá, que não seja vindo dos EUA, sempre há censura inútil e sem explicação em tudo que botam a mão, cagam tudo.

      • Vitor Reis

        Eu não vi a coleção lançada pela Cultura em BluRay aqui no Brasil pra comparar com os arquivos que tenho no pc. Cortar e censurar filmes do Ghibli é crime inafiançável.

    • Julio da Gaita ✔

      aquela locadora do paulo coelho? rs

    • Rodrigo M

      Tive a felicidade de assistir O Conto da Princesa Kaguya no cinema do Itau em SP!!!

    • mr_rune

      To procurando a muito tempo esses filmes, mas só acho com áudio em inglês (horrível) ou legendas fora de sincronia. Ajudaê…

      • Vitor Reis

        Veja a descrição dos arquivos no site. Geralmente eles vem com dual audio (ingles e japones), aí é só mudar.
        Quanto às legendas, se não houver uma em português pro release exato, vai em outro idioma mesmo.

  • Discordo porque me parece que o Gogoni está esquecendo de alguém na sua equação: O PÚBLICO!
    Ou, depois da interação em Homem-Aranha e Homem de Ferro, depois do teioso participando da Guerra Infinita… Enfim, depois de todo esse “gostinho” de universo Marvel unido, será que o público vai aceitar de bom grado filmes solos do H.A. num Universo onde os Vingadores simplesmente sumiram?
    Claro que não!

    • Os estúdios e produtores de conteúdo não ligam tanto pro que o público quer, mas com o que podem lucrar … ai “shit happens” pra próxima sessão das 20h na sala 3Dê … onde se tu for sai arrependido de ter gasto naquilo.

    • Diego Marco Trindade

      Então vamos torcer pra que a divisão mobile da Sony despenque e vendam de volta os direitos do cabeça de teia!!!

      • Pois é! Essa divisão dos personagens é um saco. O Huck Jackman se aposentou do papel de Wolverine sem termos visto um único quebra-pau dele com um certo gigante esmeralda…

  • Fácil tirar o Aranha do MCU: no Guerra Infinita 2 (ou seja o nome que for), Thanos usa a pedra do espaço e manda o teioso pra outra dimensão, sendo dado como morto na linha da Marvel, mas livrando a Sony de qualquer continuidade. Assim, ela pode entulhar o cinema com seus personagens irrelevantes e/ou deslocados que tem direito (Silver Sable, Venom, Gata Negra, etc…) sem problema de estragar a continuidade do MCU. É win-win.

    • Diego Marco Trindade

      Não diria Win pra Disney, afinal só seria se eles conseguissem plenos direitos no teioso, mas fazer o que se eles venderam os direitos né?

    • PugOfWar

      dando um pouco de spoiler:

      T – Tesseract – Space
      H – ??? – Soul
      A – Aether – Reality
      N – Necklace – Time
      O – Orb – Power
      S – Scepter – Mind

      • Adriano Garcez

        Huh.. olha só…

      • Daniel Belini

        Que colar é esse da jóia do tempo?

        • Roberto

          Tenho a impressão que você não viu Dr. Estranho, viu? Sua resposta está lá 🙂

          • Daniel Belini

            Humm
            Tem razão.
            Dormammu eu vim barganhar!

          • Doomed

            Uma das passagens mais chatas e legais, ao mesmo tempo, do cinema. Hahhahaah

        • PugOfWar

          apareceu num dos últimos filmes da marvel, vai ser mais satisfatório descobrir por conta

  • Edmilson_Junior

    Já vi todos mas iria no cinema reassistir

  • Essas putaria$ entre estúdios e marca só faz crescer a falta de interesse nos filmes dos personagens, queda na bilheteria e arrecadação, além de aumentar pirataria que eles tanto abominam…

    Eu mesmo estou deixando de ver diversas produções de heróis no cinema dada a cagada com a história (que quase sempre fazem) e essas putarias com direitos autorais de umas e outras sobre personagens que só FODEM com a tentativa de se produzir algo.

    Portanto, vou a locadora do Paul Rabbit … e fodam-se a SONY e a MARVEL, e todas as demais, estúdios e produtoras de material de heróis…

    • Diego Marco Trindade

      Só assisti Xmen Apocalipse agora que saiu no telecine. Não me arrependo. Também estou esperando sair Esquadrão Suicida. Os da Marvel me divertem, então vou no cinema assistir msm.

    • Yskar

      E ainda tem a própria Marvel cagando nas revistas dos personagens que não são seus no cinema, por ex os x-men e demais mutantes que ou foram mortos ou esculhambados de algum jeito.

  • Hayao Miyazaki, considerado um dos maiores e mais influentes animadores e cineastas da atualidade (…).
    Chamado de “o Walt Disney da animação japonesa” ele faz cinema e de
    gente grande, só que prefere empregar papel e nanquim para realizar seus
    filmes ao invés de utilizar atores (e isso é algo bem notório, visto que ele é um tecnófobo ferrenho).

    As animações do Studio Ghibli são vistas não como meras produções, dados os detalhes e qualidade, mas também como arte.

  • Afinal, alguém sabe quando acaba esse contrato da Sony ou é algo vitalício? Pois a única coisa que achei foi que eles tem um prazo máximo de intervalo para produzir um filme, após isso os direitos voltam para a Marvel (exemplificando: se não produzirem um filme a cada 5 anos perdem o direito – foi assim com Demolidor/Fox).

  • Galera do Seizu… tamo ai … é nózes … o/

  • Rin Tezuka

    MCU was a mistake.

  • mr_rune

    Que façam muitos filmes. E que todos bombem com força e tomem bastante prejuízo pros direitos voltarem pra Marvel. To contando os anos pro Quarteto Fantástico voltar também.

  • Yskar

    Quem quiser ver os filmes do Studio Ghibli de forma fácil é só usar o app GIGANIMA no Android.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis