Galaxy S8 e S8+, os novos tops de linha da Samsung

galaxy-s8-002

Após um ano incrivelmente conturbado a Samsung pode enfim respirar com dois novos dispositivos premium no mercado: o Galaxy S8 e o Galaxy S8+ chegam para substituir o S7 e o S7 edge como os novos flagships da companhia, que tiveram que segurar as pontas por um ano inteiro graças a acontecimentos… explosivos.

galaxy-s8-001

A Samsung decidiu deixar o Note7 para trás com estilo, mudando tudo referente ao novo topo de linha da companhia. O S8 e o S8+ não cresceram muito em relação aos seus antecessores diretos mesmo contando com seus “infinite displays” Super AMOLED maiores, de 5,8 e 6,2 polegadas com resolução de 2960 × 1440 pixels (respectivamente 567 e 531 ppi), proporção 18,5:9; proteção Gorilla Glass 5 da Corning e que estendem pelas bordas em ambas as versões. A razão para isso foi a “remoção” dos botões físicos, na verdade ocultando-os abaixo do display e substituindo-os pelos botões virtuais do Android. Dessa forma os componentes permanecem onde estão, mas não ocupam mais espaço útil para que as telas possam crescer. É uma decisão de design curiosa e controversa, visto que a maioria de fabricantes de Androids preferem remover de vez os botões para evitar contar com peças que eventualmente podem (e irão) dar problema.

Samsung Mobile — Samsung Galaxy S8 and S8+: Official Introduction

Nem tudo do Note7 foi abandonado no entanto: as boas decisões de design, como o scanner de retina e o conector USB-C, que já se tornou padrão entre dispositivos Android de ponta retornam no S8 e S8+ (que para felicidade de muitos, não abandonou o conector P2 para fone de ouvido). Por dentro ele possui duas opções de SoC: a versão global contará com o proprietário Exynos 8895, octa-core com quatro núcleos de 2,3 GHz, quatro de 1,7 GHz e GPU Mali Mali-G71 de 20 núcleos, enquanto o dispositivo comercializado nos EUA virá equipado com o novo Snapdragon 835 da Qualcomm, octa-core Kryo com quatro núcleos de 2,35 GHz; quatro de 1,9 GHz e GPU Adreno 540. Diz a Samsung que ambos modelos possui poder de processamento suficiente para rodar os mais modernos games e softwares pesados sem sequer suar, graças à compatibilidade com DirectX 12 e Vulkan.

As demais características, com exceção das baterias (3.000 mAh no S8 e 3.500 mAh no S8+) são iguais: 4 GB de RAM, 64 GB de espaço interno (expansível até 256 GB via micro-SD), câmera principal de 12 megapixels com abertura ƒ/1,7; distância focal de 26 mm, sensor de 1/2,5″ e pixels de 1,4 µm para uma maior qualidade de fotos e vídeos, além de contar com estabilizador óptico de imagens, Flash LED e capacidade de capturar fotos em 9 MP ao mesmo tempo em que filma em 4K, detecção de rostos, HDR e outras perfumarias; câmera selfie de 8 MP com abertura ƒ/1,7; autofoco e HDR, 4G/LTE cat.16, Bluetooth 5.0, NFC, A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, conexão USB 3.1 e Android 7.0 Nougat.

Em resumo o hardware foi atualizado em comparação ao S7 (e ao Note7), sem muitas inovações a não ser a remoção aparente dos botões físicos. E pensando nisso a Samsung decidiu compensar em soluções de software e acessórios verdadeiramente interessantes.

A primeira novidade é o Bixby, seu assistente pessoal (não, não aquele). Desenvolvido pelos mesmos criadores da Siri e acionado através de um botão dedicado na lateral direita (o Power e os controles de volume se encontram à esquerda, enquanto o leitor biométrico foi deslocado para a traseira dos aparelhos), ele é capaz de entender contexto e linguagem natural de uma forma bastante fluída, de modo que ele é capaz de entender comandos de voz e texto da mesma maneira. O Bixby sabe o que você está fazendo e permite que você continue uma tarefa de onde parou, sem falar que ele é perfeitamente integrado às soluções da Samsung.

Samsung SmartLife — Bixby: A New Way to Interact with Your Phone

Já as novidades de hardware contam com uma nova Gear 360 e um novo Gear VR como de praxe, mas o que realmente chamou a atenção é o DeX Station, um dock que conectado a um monitor, teclado e mouse transforma o seu S8 em um desktop.

dex-station-003

Sim, é a mesma ideia apresentada pela Microsoft com o Continuum e que fora implementada pela HP com o Elite x3 e conta inclusive com um sistema de resfriamento próprio. O DeX permite a execução simultânea de diversos apps em modo janela, tal qual um desktop tradicional com a diferença de ser um dispositivo Android com a camada de customização TouchWiz.

Os novos smartphones Galaxy S8 e S8+ chegarão a diversos países no dia 21 de abril, e os preços para os Estados Unidos já foram revelados: respectivamente US$ 749 e US$ 849. Ainda não há informações de preços ou disponibilidade para o mercado brasileiro.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples