Google fazendo faxina: Hangouts perde suporte a SMS e GTalk… MÓR-REU!

google-talk-hangouts

Vamos combinar que o Google fez uma tremenda lambança nos últimos anos com seus apps de mensagens. Ao invés de aprimorar o Google Talk ela preferiu introduzir o Hangouts, que atua de forma concorrente e nem vou entrar no mérito da confusão com SMS, ao tentar fazer deste um app padrão para todas as conversas de seus usuários sem descontinuar suas outras soluções.

Agora o Google entrou em modo “faxina da Primavera” e começou a detonar recursos e aplicativos redundantes, ou que não fizeram tanto sucesso. A primeira e mais significativa alteração será o fim do GTalk, a fim de promover o Hangouts como sua única solução para conversas. Quem ainda o utiliza regularmente será alocado automaticamente para a atual plataforma após o dia 26 de junho: a versão mobile do GTalk deixará de funcionar, a integração com o Gmail será removida e clientes de terceiros também serão forçados a migrar. Antes disso, no entanto o Google informará seus usuários para que façam eles mesmos a mudança.

Isso não quer dizer entretanto que o Hangouts passou incólume. De modo a fazer dele apenas um mensageiro instantâneo (e olha que nem estou citando o Allo) a partir do dia 22 de maio o app para Android perderá completamente o suporte a SMS. Da mesma forma o usuário receberá um aviso para alterar as configurações e selecionar outro aplicativo de sua preferência. Caso você não possua nenhum outro app de terceiros instalado em seu dispositivo o Google recomendará o básico Android Mensagens, que suporta apenas mensagens SMS e MMS.

O Google não deseja que o Hangouts seja um aplicativo puramente para usuários finais. De uns tempos para cá a companhia investe no mercado corporativo através das novas aplicativos separados Chat e Meet, dessa forma ele busca estimular o usuário final a experimentar o Allo ao invés de utilizar somente o Hangouts.

Outras mudanças dizem respeito ao Gmail: a prévia de imagens do Picasa (que também foi descontinuado), as Smart Labels, o recurso de citar texto selecionado e a integração com o Google+ foram podadas. A lista completa você confere aqui, já aqui o Google disponibiliza a agenda detalhada com as datas em que cada recurso marcado será enviado para o cemitério.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Alexandre

    Ou seja, faz uma faxina e continua uma bagunça. Depois da mudança, vai ficar com duas soluções para mensagens e duas para videos espalhados em 3 aplicativos.
    Google Alo, Google Duo e Hangouts. Nenhum dos 3 é uma solução completa.

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Diz ali que “a versão mobile do Hangouts deixará de funcionar”. Como assim? O app vai ser removido?

  • Lucas Timm

    Sou uma viuva do Google Talk.
    Até hoje não superei o Google ter matado ele em favor do Hangouts.
    Meu, como eu odeio o Hangouts. Eu usava Google Talk com todos os meus amigos, pelo celular, até a chegada deste. Depois migramos pro zap zap, e o Google perdeu uma senhora oportunidade de negócios.

    • Fabio Kuwahara

      Viúva do GTalk e do Reader 🙁

      • Lucas Timm

        O Reader doeu, mesmo.
        Gostava também do iGoogle e de outras outras coisas 🙁

        • iGoogle… Bons tempos :/ Era um dos feeds mais organizados que existia

          • Rafael Rodrigues

            iGoogle e Reader. Se fossem pagos, eu pagaria.

            E olha que eu já pago pelo Google Apps.

      • Urso Azul

        O número de sites que eu acompanhava deve ter caído pela metade e minha produtividade deve ter dobrado depois da morte do Reader. Nunca perdoarei o Google.

    • Ed. Blake

      Saudades dessa época onde qualquer cliente XMPP podia se conectar ao Google Talk.

      • Eu usava o ICQ e trocava msg de texto com o Gtalk… O Yahoo Messenger chegou a cogitar integração com o MSN.

  • pot.rich

    O título faz parecer que o Hangouts que morreu

  • Alexandre Salau

    O Hangouts é ótimo, pena que o Google de auto suicidou esquartejando ele.

  • Fernando Silva

    Péra, ‘a versão mobile do Hangouts deixará de funcionar’, nao seria a versao mobile do GTalk?

  • Meh, de volta ao app padrão de SMSs, então. Quase não uso isso, mesmo, só para receber notificações da operadora de telefone e do banco 😛

  • Não entendi, a integração do Hangouts com o Gmail vai morrer??? Mas e as empresas que usam o Google Apps? Teoricamente o Hangout é concorrente da MS (Skype e Lync) para conversas corporativas… Terei que abrir uma aba separada para conversar com o pessoal do trabalho? Que retrocesso….

    • Giuliano

      Gtalk no Gmail vai morrer… Hangout continua. Hangout perde o suporte para SMS, MMS (eu nem sabia que tinha)

  • Ed. Blake

    O maior culpado pela ‘não-adotabilidade’ dos apps do Google é a impaciência do próprio Google. Jogam o produto para o alto de qualquer jeito, à noite, no escuro.

    – Alguns gatos pingados (uns poucos que ainda tem fé nos apps do Big G) pegam pra testar.
    – O serviço/produto não recebe nenhum tipo de marketing ou publicidade.
    – O grande público (que no geral está se lixando para novas tecnologias) sequer sabe que o troço existe.
    – O app é descontinuado em 1 (no mais tardar 2) ano por não ter grande adoção.

    Acho que de uns anos pra cá ficou claro que os serviços do Google não são para ser levados à sério pois são apenas protótipos desenvolvidos unicamente para nortear o mercado divulgando ideias, possibilidades e conceitos inovadores do que para concorrer num mercado de grandes aplicativos já estabelecidos.

    • Fábio Oliveira

      Windows Phone, é você?

  • Ao invés de fazer o usuário trocar para o Hangouts, ela deveria fazer trocar para o Allo. Afinal, a própria Google disse que o foco do Hangouts será o mercado corporativo.

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Na época do hangouts como SMS, o Google queria fazer app ser o iMessange do Google: um app de mensagens com fallback para SMS. Não decolou. Mas era uma boa idéia. Testei esse Alo e Duo. Ninguém usa. Na próxima spring cleaning eles irão para a banha.

    • Lucas Timm

      Na prática era muito ruim mandar SMS pelo Hangouts, a interface era terrivelmente confusa. Nem parecia algo padrão Google.

  • Embora eu tenha certeza de que algum comentarista vá perguntar “quem ainda usa SMS em 2017”, lembro que, atualmente, nos EUA, esse serviço é praticamente gratuito e ilimitado na maioria das operadoras de lá, diferente do Brasil e de outros países da AL. Além disso, ele sempre será uma opção de emergência quando não há internet disponível.

    • Thiago Cururu

      Acredito que no Japão funciona da mesma maneira, sendo SMS algo gratuito ou parecido, mas posso estar enganado. Duas operadoras que utilizei em Portugal ofereceram SMS gratuito no pré pago.

      Quem sabe um dia chegamos lá…

  • Felipe Braz

    Pow, cemitério do google. faz tempo que não visitava pra deixar uma flor pro orkut! =P

  • Thiago

    A maior cagada da Google foi perder a oportunidade de comprar o Whatsapp… Se o tivesse feito, poderia ter matado todos esses apps (e seus projetos ~que custam dinheiro~ poderiam ser cancelados).
    Agora fica aí tentando emplacar app de chat sendo que o zé povinho não vai se dar ao trabalho de trocar uma plataforma que funciona.

  • Eu baixei o Allo todo em ingles e sem ninguém por lá. Des8nstalei.
    Baxei pela segunda vez, @gora em português, não vi nenhuma novidade, o assistente do Google no Allo não é grande coisas, e ninguém usando aquilo …. Hoje estou no Telegram e no Zapzap.

  • Bruno Costa

    A Google cancelando serviços e nerfando outros? Que novidade. Aí vem mais uma previsão do futuro: o Hangouts vai continuar com 0,0001% dos usuários, o Allo com outros 0,0001% e o Duo com 0,00001%. A Google vai então criar um 4º serviço. Quando ver que não vai dar certo, cancela dois desses citados e cria um 5º serviço.

  • Eu gostava do GTalk. Era leve no PC e também no celular, diferente do Skype que é pesado demais no celular para ser usado no dia a dia. Mas depois que apareceu o Hangouts acabei deixando de lado, só uso no Pidgin e praticamente ninguém mais fala nada por ele.

    Hoje quem melhor cumpre esse papel é o Telegram, que também tem aplicativo leve no PC e no celular, sincroniza tudo entre eles, etc.

    Whatsapp, por depender sempre do celular, é uma bela tranqueira.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis