Menino de 4 anos usa Siri para salvar vida da mãe

siri-quick-tip-780x521

Muitas vezes esquecemos que tecnologia existe para melhorar nossas vidas, e isso vai além do conforto, e que acessibilidade não é só pra gente com deficiência. Quanto mais fácil for realizar uma função, melhor. Essa facilidade, junto com pais precavidos salvou a vida de uma mulher na Inglaterra.

A mulher, na falta de informações mais detalhadas teve um treco, e caiu inconsciente no chão. Roman, um dos filhos tentou reanimar a mãe, sem sucesso. Achou inclusive que ela não estava respirando. Ele então se lembrou das lições que os pais ensinaram, justamente para esse momento.

Pegando o dedo da mãe, destravou o celular via Touch ID. Em seguida acionou a Siri, disse que era uma emergência. Siri então ligou para o serviço de emergência, o 911 Inglês, que como todos sabemos é 0118 999 881 99 9119 725…3.

Roman tem apenas quatro anos, e era querer demais que ele decorasse senhas e números de emergência, mas mesmo uma criança tão nova consegue usar um smartphone moderno, e como os pais não são nada burros, o fizeram decorar o endereço de casa. Isso facilitou muito a vida dos socorristas, que chegaram em 13 minutos, reanimaram a mãe e a levaram para o hospital.

Só sei que com 4 anos eu viraria órfão, jamais conseguiria decorar qual número é o da polícia, qual é o dos bombeiros, qual é o da ambulância…

Aqui a ligação:


Metropolitan Police — 999 call – 4 year old boy saves his mother’s life

Fonte: Metropolitan Police.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Marcogro®

    Eu com 4 anos estava na fase de desmontar as coisas por curiosidade… Talvez pegasse o celular e o abriria com toda destreza de um arremesso ao chão.
    Claro que atualmente as crianças não são tão tapadas como antigamente… Essa sagacidade se deve justamente pelo acesso a tecnologia que nossos filhos tem desde bem pequenos ainda…
    Parabéns Norman, salvou a mamãe…

    #hitchcockpira

  • Vin Diesel

    Lá as crianças são tão inteligentes que já falam inglês…

    • Poxa, é a moeda de troca. O site é excelente. Fecho essas janelas todo dia sem reclamar. É a forma de remunerar essa turma.

    • Márcio Chaves

      Valeu pelo comentário, pc recentemente formatado, tinha esquecido de colocar o MB no white list do ad blocker.

  • Ah! Então assistente de celular SERVE pra alguma coisa! Impressionante…

  • Meu filho com essa idade, falava com o celular, pois era o recurso que tinha frente a limitação de não saber escrever.

    Eu ficava admirado observando. Nunca ensinei. Pra ele touch e voz é o óbvio natural. Pois mouse e teclado é uma aberração complexa de usar. Isso é fato, não tem como negar.

    O guri assistia tudo que queria, vídeos, site da mônica, chamada de vídeo com as avós. Tudo FALANDO com o celular.

    E a gente tem uma BAITA RESISTÊNCIA de usar assiste de voz.

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Minha sobrinha de 3 anos faz pesquisas por voz pra achar os videos preferidos no YouTube.

    • OverlordBR

      Mesma coisa com a minha sobrinha.

      É impressionante a naturalidade das crianças com aparelhos touch.

  • Apocalyptica

    Haha, já passei por isso. Acidente de trânsito, a pessoa que me socorreu ligou pra polícia e eles não quiseram fazer o favor de passar pro número certo… Resultado… A moça se encheu e me levou de carro mesmo

  • Giovane

    Esse menino com 4 anos tem uma capacidade de comunicação melhor do que muito político. Ele respondeu as perguntas objetivamente e executou os pedidos sem hesitar. Não foi só a siri que salvou essa mãe, foi a inteligência impar do menino.

    • Felipe Braz

      Jogo de cintura da policial/paramedica que atendeu também ajudou, provavelmente se fosse no huehue já iriam pensar que era trote (que infelizmente tem muito) ou coisa parecida.

      • Monstro Medieval

        Em outros áudios semelhantes você nota que os atendentes são treinados a não subestimar crianças e se comunicar com clareza com elas.

      • Flávio Rodrigues

        Ela tentou decifrar a ligação, perguntar aonde está a mãe, é verificar se é trote, ela parou de tentar encontrar o trote quando o Romam disse que ela estava morta… o que ajudou muito, se ele dissesse dormindo ou algo do tipo, talvez não tivesse chegado ao mesmo resultado.

        • Felipe Braz

          ou seja, jogo de cintura =)

  • Rafael Rodrigues
  • Luiz

    oh the beautiful British tongue

  • Theuer
    • Carlos José Da Costa

      hahahahahaha

  • O (ex)Datilógrafo da AEB

    IT Crowd é muito amor.

  • Monstro Medieval

    Ain, mimimi, tecnologia é ruim, celulares são viciantes, saiam desses smartfones.
    Ainda não sabem a diferença de uma ferramenta pro uso que se dá a ela.

  • Flávio Rodrigues

    Aqui no Brasil, a orientação para casos assim não é que seja necessário decorar qual é numero de policia, bombeiro, ambulancia, e etc… Ligando para o serviço de emergencia de qualquer um deles o chamado é redirecionado a área correspondente… Então, colocar a criança para decorar o 190 já resolveria… agora não sei o quanto isso é integrado com siri ou emergencia de outros smartphones aqui.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis