Veja a linda explosão de um paiol ucraniano

ucrania

A gente vive falando que a Ucrânia é uma espécie de Brasil que deu certo, por um tempo. Agora eles nos imitaram mais uma vez, remetendo ao longínquo ano de 1995. Meu bairro tremeu com uma explosão gigantesca, corri para a praia enquanto todo mundo aparecia nas janelas. Ao longe, atrás do Estaleiro subia uma imensa nuvem em formato de cogumelo.

Como bom nerd eu já sabia que toda explosão grande faz esse tipo de nuvem, e a TV não falava sobre nenhuma tensão anormal no mundo. O Brasil por sua vez não tinha armas nucleares, mas o que era aquela explosão então? Os boatos diziam que era o depósito da Shell que havia explodido. Soube-se depois que foi o depósito de munições da Marinha, na Ilha do Boqueirão.

Agora é a vez de a Ucrânia ter seu dia de Rio de Janeiro, com a explosão do depósito de munições em Balakliya, a 100 km da fronteira russa. 20 mil pessoas foram evacuadas, num raio de 10 km em torno do depósito, que abriga 128 mil toneladas de projéteis, mísseis, bombas e seja lá mais o que fizer cabum.

O espaço aéreo foi fechado, para segurança dos aviões e o lugar continua pegando fogo, desde a noite de quarta-feira. Alguns estão acusando os russos, mas não há sinais ainda de sabotagem, pode muito bem ser apenas uma fatalidade, hagadas acontecem.

A diferença do caso no Brasil é que na época ninguém levou o telefone pra praia. Mesmo que eu tivesse uma extensão enorme, não faria diferença. Em 1995 a idéia de telefones tirando fotos fazia tanto sentido quanto rádio de pilha batendo ovo em neve. Máquinas fotográficas só eram usadas em eventos especiais, ninguém deixava uma na gaveta, com filme, “just in case”.

Hoje não. O depósito foi filmado e fotografado até não poder mais.  Alguns filmes se destacam:


Oleksii Tamrazov — Балаклея 23 03 17


Сергей Ворошилов — Балаклея, Харьков, момент детонации Точек У и Градов, дальность 3км

Neste aqui um foguete é disparado pelo fogo e faz um lindo arco antes de acertar o chão:


Mad Madursklix — Ukraine/Balakleja: 150000 Tonnen Munition im Wert von 260mio. explodieren seit Stunden

Este aqui já começa aos 10 s com um programa espacial melhor do que o nosso:


Mad Madursklix — KATASTROPHALE LAGERBEDINGUNGEN FÜR MILLIONEN TONNEN MUNITION UND WAFFEN IN DER UKRAINE !

Fonte: Russia Today.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Atrollando Natuacara

    Cuidado com os estilhaços caindo na cabeça, pode causar traumatismo ucraniano…

    • Jean

      Cazalbé é vc?

    • Gênio

    • Julio da Gaita ✔

      nasce uma lenda nos comentários do Meiobit…

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Rapaz, tá melhor que o ano novo em Copacabana!

  • Mesmo não sendo sabotagem russa, imagino o Putin assim no momento… https://uploads.disquscdn.com/images/edd2e37fed6d5cbeca0b129fa88a9350d695ce7d6ea72d9902208f1337abf75a.gif

    • CtbaBr©

      Sabotagem?… Não! Foi escancarado mesmo!
      Tipo os soldados descaracterizados (com cara de russos e falando russo) que ocuparam a Crimeia em 2014!

  • Felipe Torrezini

    “A Ucrânia não pôde declarar guerra à Rússia por estar sem munição.”

    • CtbaBr©

      Com isso o Putin espera manter as coisas sempre assim!
      Hoje não, amanhã também não, mas um dia…

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Em 1998 houve um incendio em um canavial perto de minha casa (que hoje é um condomínio, não é mais mato). As labaredas de fogo tinham uns 5 metros de altura (ou mais) e as cinzas se espalharam por boa parte da cidade (estava ventando muito nessa ocasião). No outro dia, o colégio em que eu estudava estava todo cheio de cinzas (isso a mais de 1 km de distancia), dando um trabalho danado para o pessoal da limpeza. Um “espetáculo” desses aconteceu e eu nao tirei uma foto sequer, justamente porque estava sem filme na minha câmera :/ .

    Crianças, agradeçam à evolução da tecnologia, pois até os anos 90 e começo dos anos 2000, foto era para “ocasiões especiais”, como viagens, formaturas, casamentos etc. Selphies? Somente em viagens com a família ou amigos, e olhe lá (e essa palavra nem existia) 😛 !

    • ochateador

      Cinzas de canavial podem viajar uma distância absurda.
      Já vi um canavial pegar fogo e as cinzas caírem no meio da cidade (uns 30km de distância).

    • Julio da Gaita ✔

      não é mais mato? prove…rs

  • PP CarvalhoF

    Carai! O paiol é (era) subterrâneo e o fogo comendo em uma porrada de saídas… Deve ter virado uma cratera (desabou tudo)!

  • Pingback: Veja a linda explosão de um paiol ucraniano - queloucura.com()

  • Provavelmente foi causado por falta de Vodka. Mas a cena do pica pau martelando os foguetes também me passou pela cabeça.

    • Era o Pernalonga https://www.youtube.com/watch?v=lJKcdlj-Uiw

  • Dandalo Gabrielli

    Eu me lembro dessa explosão, um domingo final de tarde, estava em um senhor apartamento, na curva de botafogo e flamengo. Lá a 10 km de distância se via aquela fogueira, que há pouco havia feito o prédio tremer.

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    Muito bonito.

  • Felipe Braz

    Se fosse na russia eu ia dizer que era só uma comemoraçãozinha de aniversário level russian, como foi na ucrania perdi a piada =(

  • gwoou

    No segundo vídeo é bacana em uma parte que explode e o som demora um pouco para chegar na câmera/celular.

  • Maravilhoso mundo novo, mundo moderno, esse, onde podemos ver toda essa desgraça em alta resolução, 720p, 1080p, 4K.

    “Me and my most beloved neighbors…”
    https://uploads.disquscdn.com/images/06469fb02f3bbb3d6173a59c5b004c23eeaf8975f81c8511c6ac122e1f9dd615.jpg

    Já os malditos aliens… =X

  • Se foi ele eu não sei… mas acho que ele não perderia essa por nada nesse mundo…

    https://uploads.disquscdn.com/images/0c906d2fc85d9d7d4bc34529d9b943adf0c20de6af95ba12687d0c0f6791a471.gif

  • Minha vó me contava sobre uma explosão nos paióis do Exército em Deodoro, que tiveram que andar até Quintino para poder ter um pouco de segurança. A casa dela, em Bento Ribeiro, teve as janelas quebradas e tudo o mais. Até hoje ela não consegue contar toda a história direito pois fica emocionada.
    Pesquisando depois, descobri que foi em 1958 e que a explosão foi feia mesmo – nada menos que o paiol da Infantaria da 1ª Divisão de Exército (a maior do país) fez cabum.

    http://pavaonoblog.blogspot.com.br/2012/05/1958-explosao-em-deodoro-01052012-1518.html

  • Daniel Silva

    acho que isto é auto sabotagem para poder receber ajuda da Otan ou dos eua.

  • Fábio Oliveira

    A nostalgia bateu… Estava eu voltando do meu futebolzinho lá na Ilha do Governador quando de repente vi os vidros estourarem e a terra tremer… O Cogumelo subindo deu a nítida impressão de que estava no filme day after… Como não sou o Cardoso, tinha certeza que tinham largado uma bomba atômica…

  • Julio da Gaita ✔

    ainda não acredito…

  • Belo show de fogos de artifício (ainda que extramente perigoso!!)

  • Imaginando o cara do primeiro vídeo… Carai… tem alguma coisa explodindo… corre pega logo saporra de drone ai… dá pra perder isso não, kkk

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis