Meio Bit » Ciência » Veja a linda explosão de um paiol ucraniano

Veja a linda explosão de um paiol ucraniano

Explodiu um paiol na Ucrânia. Tá, assim não parece grande coisa mas foi um depósito de munição com mais de 100 mil toneladas de armamento armazenado, o resultado foram explosões gigantescas, lindas e devidamente eternizadas em vídeos, assista!

7 anos atrás

ucrania

A gente vive falando que a Ucrânia é uma espécie de Brasil que deu certo, por um tempo. Agora eles nos imitaram mais uma vez, remetendo ao longínquo ano de 1995. Meu bairro tremeu com uma explosão gigantesca, corri para a praia enquanto todo mundo aparecia nas janelas. Ao longe, atrás do Estaleiro subia uma imensa nuvem em formato de cogumelo.

Como bom nerd eu já sabia que toda explosão grande faz esse tipo de nuvem, e a TV não falava sobre nenhuma tensão anormal no mundo. O Brasil por sua vez não tinha armas nucleares, mas o que era aquela explosão então? Os boatos diziam que era o depósito da Shell que havia explodido. Soube-se depois que foi o depósito de munições da Marinha, na Ilha do Boqueirão.

Agora é a vez de a Ucrânia ter seu dia de Rio de Janeiro, com a explosão do depósito de munições em Balakliya, a 100 km da fronteira russa. 20 mil pessoas foram evacuadas, num raio de 10 km em torno do depósito, que abriga 128 mil toneladas de projéteis, mísseis, bombas e seja lá mais o que fizer cabum.

O espaço aéreo foi fechado, para segurança dos aviões e o lugar continua pegando fogo, desde a noite de quarta-feira. Alguns estão acusando os russos, mas não há sinais ainda de sabotagem, pode muito bem ser apenas uma fatalidade, hagadas acontecem.

A diferença do caso no Brasil é que na época ninguém levou o telefone pra praia. Mesmo que eu tivesse uma extensão enorme, não faria diferença. Em 1995 a idéia de telefones tirando fotos fazia tanto sentido quanto rádio de pilha batendo ovo em neve. Máquinas fotográficas só eram usadas em eventos especiais, ninguém deixava uma na gaveta, com filme, “just in case”.

Hoje não. O depósito foi filmado e fotografado até não poder mais.  Alguns filmes se destacam:

Oleksii Tamrazov — Балаклея 23 03 17


Сергей Ворошилов — Балаклея, Харьков, момент детонации Точек У и Градов, дальность 3км

Neste aqui um foguete é disparado pelo fogo e faz um lindo arco antes de acertar o chão:

Mad Madursklix — Ukraine/Balakleja: 150000 Tonnen Munition im Wert von 260mio. explodieren seit Stunden

Este aqui já começa aos 10 s com um programa espacial melhor do que o nosso:

Mad Madursklix — KATASTROPHALE LAGERBEDINGUNGEN FÜR MILLIONEN TONNEN MUNITION UND WAFFEN IN DER UKRAINE !

Fonte: Russia Today.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários