Super Mario Run não roda em aparelhos Android com root ou forks não-oficiais

A Nintendo já havia deixado claro que não permitiria que Super Mario Run fosse pirateado, no entanto restava a dúvida: a companhia japonesa conseguiria blindar o game no Android, considerando o histórico deste ser uma plataforma onde lucrar com apps e games é quase impossível?

Pois bem, ela está conseguindo realmente proteger o game e não está dando colher de chá.

Vamos aos fatos: em dezembro, quando do lançamento para iOS o produtor Shigeru Miyamoto explicou que uma das medidas para proteger Super Mario Run foi torna-lo um game “always online”, que só funciona quando conectado aos servidores da Nintendo. Esta seria a principal camada de proteção do app, visto que ele detecta tudo o que o usuário faz e uma vez que constate alguma irregularidade, ele trava e não roda. Enquanto isso não era uma preocupação na plataforma da maçã porque seus usuários são mais propensos a pagar pelo que consomem, o Android é sem muito segredo a Casa de Irene.

Por isso mesmo a Nintendo foi rígida ao extremo. Em primeiro lugar, distribuiu o app como um freemium que só libera o conteúdo através de compras in-app já inibe o ato de compartilhar o arquivo .apk, que basicamente é uma medida inútil para quem quer realmente jogar o game completo (não há outra opção a não ser abrir a carteira). Só que a companhia japonesa não quer nem saber de dar chance ao azar e através da conexão constante, verifica se o dispositivo Android em que o app está instalado possui root ou não. Em caso positivo ele não roda, nem mesmo as fases gratuitas podem ser apreciadas.

Claro que sabemos que desbloquear um Android não necessariamente significa que seu usuário deseja piratear apps, mas de qualquer forma a Nintendo não quer correr riscos. Essa atitude inclusive está privilegiando OEMs tradicionais pois Super Mario Run sequer roda em forks do Android, oficiais ou não. Os dispositivos da OnePlus, que utilizam o OxygenOS foram todos deixados de fora da brincadeira, o app sequer aparece na loja oficial. Usuários de sistemas como CyanogenMod e LineageOS também relatam que o game simplesmente não pode ser executado. Há algumas gambiarras que contornam o problema, mas elas nem de longe são a solução ideal.

É provável que a Nintendo esteja interessada em vincular Super Mario Run a marcas de dispositivos líderes de mercado como Samsung, LG ou Motorola e depreciar outras? Talvez, mas o mais provável é que ela apenas endossou as versões oficiais do robozinho e não pretende permitir que seu game rode em forks que ela não reconhece como plataformas legais, talvez pelo fato do próprio Google não endossa-los (embora algumas cumpram com as regras do AOSP).

Enfim, essa corrida de gato e rato ainda vai prosseguir com os piratas tentando de todo jeito furar o bloqueio; resta ver se a Nintendo continuará mantendo Super Mario Run blindado e se ela pretende em algum momento permitir que outros forks rodem o game de forma oficial.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • arakawa

    Levando em conta o historico da Nintendo em seguranca, ate semana q vem Mario Run ja estara sendo pirateado.

  • Baixei pra testar. Divertido até, pra um jogo onde a única coisa que você faz é apertar a tela. Mas passei raiva com esse “Always Online”. Normalmente eu aproveito as quase 3 horas e meia diárias Casa > Trabalho > Casa pra ler, jogar e tals. No metrô foi impossível.
    Tudo bem que é pra proteger, mas será que era necessário pegar tão pesado assim com o “Always Online”?

  • Carlos Cabral

    Uma só palavra: Magisk.

  • Ed. Blake

    Funcionando perfeitamente no Zenfone 2 com a ROM Resurrection Remix 5.8.2 e root Magisk (que é desenvolvido para passar a verificação da SafetyNet).

    • K9s10

      Idem… olha o link da XDA ai minha gente!!!
      https://forum.xda-developers.com/apps/magisk/official-magisk-v7-universal-systemless-t3473445

  • Diogo Madeira Cristovão

    Tenho um oneplus 3, com OxygenOS e root. Baixei na play store e estou rodando sem problema.

  • Estava em um S5 com ROm stock e estava jogando na boa, passei pra um Moto G1 com LineageOS e nem na loja aparece!

  • Vin Diesel

    Um jogo bem bosta, rodou a primeira fase e já foi desinstalado.

    • BOTA BOSTA NISSO.,…

      • Thiago Bachi Rehbein

        Mas…Mas… Não é você o principal personagem???

    • Goemon

      Depois que tive que esperar o download para jogar a segunda fase, eu desinstalei antes mesmo de começar.

    • Cássio Amaral

      Eu vi só uns gameplays no Youtube e não aguentei cinco minutos antes de fechar o vídeo, simplesmente não desce esse jogo.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Aonde que não dá pra lucrar em jogos no Android? Vai ver o faturamento da SuperCell com as microtransações…

    • abraaocaldas

      Eu acho que ele quis dizer na verdade é com venda de app na loja, não com microtransações.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Ainda assim faturam milhões… venda de app na loja o faturamento é bem limitado

  • Se a nintendo está impedindo que o “Super Mario Run easy Floquinho edition” rode em forks do Android pra evitar pirataria, esta acusando quem usa de ser pirata.

    Torço pra que leve processinhos mundo afora.

    • Luiz

      acusar de pirataria nunca deu processo para ninguem, o sistema foi feito para tu acusar os outros sem julgamento nenhum, dar o take down e ficar por isto mesmo

      • Lá fora, onde o sujeito processa uma loja por ter tropeçado em uma criança (sendo o próprio filho), não duvido do que possa vir em processo… apenas especulo que no primeiro mundo alguém entre com eles…

    • Rafael Rodrigues

      Hahahahahahaha

      Espera sentado.

  • Cássio Amaral

    Nem aparece na Play Store do meu aparelho, que está com root e bootloader desbloqueado. Eu vou sim tirar root do meu aparelho e pagar 35 papelões pra jogar essa bosta de runner que é always online ainda por cima. A Nintendo pode ficar tranquila que eu vou fazer isso sim.

    Está que nem o Pokémon GO, que após o bloqueio de aparelhos rooteados fez muita gente desistir do jogo, inclusive eu. No dia que a Nintendo lançar um jogo de verdade para Android, como um Super Mario World, sem esse monte de restrições e com preço razoável, quem sabe eu não compre.
    Até lá, vou continuar jogando Mario no emulador ou um jogo de verdade como Sonic CD, que está me divertindo bastante e que me custou 5 reais.

    • Depois o povo reclama que as coisas saem pra iOS e não sai pra Android…

      Buenas, ressuscitou inclusão de amigos no Mario Run aqui. É a turma do Android chegando.
      Então me adicionem no MARIO RUN aí !
      7644-7488-2975
      To desafiando numas corridas. Vamo abrir a mão, é um Big Mac a menos no final do mês.

      • Cássio Amaral

        Mas para sair a esse preço e com esse monte de restrições, não sei nem para que lançar no Android. R$ 35,00 é muita grana pra um jogo tão simplório quanto esse. Para você ter ideia, um jogo AAA de verdade como o GTA Chinatown Wars está custando atualmente R$ 14,39, daí você tira o quanto SMR está superfaturado.

        Gosto muito das franquias da Nintendo, mas infelizmente ela age como a Apple em questão de liberdade do usuário e precificação de seus produtos.

        • Islan Oliveira

          Cara, eu não tive coragem de pagar 20 e tantos em GTA San Andreas que é um jogo que eu desejo muito, nunca que vou pagar 35 reais num endless run gourmet.

        • Cara, foram coerentes teus comentários, apesar de achar uma perda de tempo quase inútil passar essa trabalheira customizando, eu te compreendo, já fui assim. Agora só quero algo de qualidade e funcional, pra não passar trabalho. E seguro. Mas não condeno quem escova bit. Só faço isso por diversão em rasp pi dá vida.

          Só não achei coerente tuas comparações. Mario e casual é pura diversão, GTA é outra abordagem, não faz sentido comparar. Eu não pago 5 reais no GTA do iPhone, mas paguei 150 no PC, ali sim da gosto jogar. No celular é Horizon Chase, é pokemon GO, é jogo sem complicação. Somente CIVILIZATION que é típico de PC que curti também muito no iPad e custou 16 dólares. Mas não dá pra comparar com Mario, são completamente diferentes, Mario diverte mais. É minha opinião.

        • F4v3r0

          Sem querer defender a Nintendo, pois também acho o preço alto, mas me diga que você não está comparando o preço de um jogo lançado em 2009 com um lançado em 2016.

      • Marcio Soares

        IOS não tem metade de APP que. O Android tem . a esqueci sistema fechado kkkkk sabe oque e http? Muitos em GP do telegram reclamam que ios não roda esse APP que muitos sabem para que serve, eu n vou falar aqui ,mas da uma conferida que os melhores APP nunca vai ser liberado para IOS por ser SOFF

        • Meu, parece que teu e-mail foi escrito por uma criança, que dificuldade pra entender.

          Tu está falando de HTTP INJECTION? Reclamando que não tem esse tipo de crime no iOS? Sério?? Apaga essa mensagem, que vergonha. Isso é desonestidade, é fraude, é roubo.

          Liberdade pra ti é HTTP INJECTION, é KODI. é Torrent, é PKT pirata, é emuladores? Só práticas ilegais. Cara, que chinelagem, que vergonha se vangloria disso. De fato, não tem nada disso no iOS, por isso que é bom, quem realmente é desonesto ladrão, faz jailbreak é rola tudo isso, mas convenhamos, é perda de tempo, parte pra Android e segue tua consciência.

          Vergonha alheia.

        • ochateador

          Em que idioma você escreveu seu comentário ?

          Porque aqui no meiobit utilizamos a Língua Portuguesa.

      • João Gabriel

        Posso add?

    • Marcio Soares

      Concordo plenamente com você mano , assim eles perdem mais de milhões de jogadores , são trouxa mesmo , só eu pra fazer pré cadastro de um jogo q nem aparece na play, baixei ele em apk e pelo apptoide e nada , ai descobri oque era , sem palavras 35 reais pra tirar minha custom kkkkkkkkk nunca , que a nintendo vai a pqp

      • Gaius Baltar

        Eles não querem jogadores, querem pagadores. Eles não são trouxas, sabem muito bem onde estão se metendo.

      • Rafael Rodrigues

        Não, não perdem. Quem fica de chinelagem geralmente é fudido e não tem dinheiro. E quando tem, é desonesto.

        A nintendo sabe exatamente para quem quer direcionar e está certíssima.

        Achou caro? Não compre. Direito seu.

    • navossoc

      Nem aparece para instalar aqui também.

      Como eu posso pensar em comprar um jogo que eu nem consigo testar?
      Assim fica complicado né?

    • Marcos Matias

      Não dá pra jogar super mario world sem botões físicos, cara

      • Cássio Amaral

        Bem, no meu caso fica jogável porque uso controle sem fio + adaptador OTG. Mas realmente jogar na tela não dá, mesmo. No máximo um jogo com mecânica mais simples como o Sonic, que só requer um botão para pular.

  • Theuer

    “uma plataforma onde lucrar com apps e games é quase impossível?”
    Sério?! Aposta uma bola nessa informação?
    Não preciso nem dizer o quanto eu acho essa posição da Nintendo ridícula, né? Chego a perder o carinho que ainda tenho por ela.
    Tenho ROOT apenas para atualizar o celular, o último app pirata que tive foi de iPhone1 na época que o Jobs tanga-froxa só permitia Web-apps pois estava(ainda estaria até hoje) hagando para os países offlines.

    Acho que o PIOR de tudo, foi ler a matéria aqui e por curiosidade clicar no MAGISK, instalar o Super Mario e roda-lo normalmente. Incompetência alheia me fode num nível incrível.

    • Thiago Bachi Rehbein

      To contigo, eu uso custom ROM até hoje, para manter meu Nexus 4 atualizado, ele é rooteado desde o dia 1 e essa posição da Nintendo em não permitir que rodemos o jogo em nossos celulares é totalmente ridícula…

  • Whirlpool

    Cara, que decisão difícil ! Continuar com root e LineageOS no meu celular ou perder tempo para fazer um joguinho simplório (e mais caro do que o que eu paguei em muito jogo na Steam) rodar no meu celular?

    Ah, reitero o que já falaram aqui nos comentários: Magisk.

    • Cássio Amaral

      Se ao menos o jogo fosse bom, tivesse preço aceitável e não tivesse esse monte de restrições, eu até iria atrás de usar essa ferramenta. Mas sei lá, na minha opinião, não acho que valha o esforço todo por causa de um joguinho casual meia boca.

      • ricms

        Chola mais!

        • Cássio Amaral

          Sim, estou cholando muito aqui por não poder jogar esse runner com preço gourmet. Não é como se não houvesse bons jogos para Android a preços acessíveis e sem restrições esdrúxulas.

          Minha crítica é mais da Nintendo achar que usuário de Android é igual ao de iOS e de Switch, que vai aceitar se submeter passivamente às regras que ela impõe. No Android a história é bem diferente.

      • Rafael Rodrigues

        Não mete essa de preço justo. Nego pirateia aplicativo de 0,99.

        • Cássio Amaral

          Poha, mas aí não dá pra generalizar, né. Tirando um outro emulador, não pirateio jogos e nem nem aplicativos que custaram quase 20 reais, imagine um de 1 real.

          • Rafael Rodrigues

            Pois é, mas se você tem a sociedade (e por conseguinte, o mercado) devidamente estratificado, divido em perfis de usuário e consumidores, para qual nicho você apontará o investimento?

            É essa a abordagem da Nintendo…

    • Mirai Densetsu

      Também está usando a solução do Google para isso?

      Pensando bem, é bem provável, já que quem fez o jogo também foi a Niantic.

  • Bruno

    Que tosco. Quem ia piratear não vai comprar, e quem tem root e pretendia comprar tb não vai comprar. Só vejo dinheiro sendo jogado fora.

    • Gaius Baltar

      Como diz o texto paga o justo pelo pecador. ¯_(ツ)_/¯

  • Othermind

    Aguardando SuperMarioRunFull.APK

  • Germano

    Moto X Play com rom stock. Não instalei, não estou sequer curioso e duvido que vá me fazer falta.

  • Rafael

    Achei bem ruinzinho na real…

  • Ivan

    Joguei 2 minutos e desinstalei, jogo chato.

  • Raposão do Ártico 🦊

    É só baixar o Super Marlon Runner

  • Maxnoob

    Nem ligo. Instalei, joguei, achei meh, prefiro jogar Mario no emulador mesmo.

  • K9s10

    Nem vou testar, detesto esse tipo de joguinho para celular.

  • Marcelo Eiras

    É muita preço, exigência e muita frescura para pouco jogo. É só um endless run… E que está longe de ser um dos melhores.

  • Felipe Braz

    Ahhh agora entendi pq aparece que o app não existe la na play store e baixando o apk ele incia e depois fecha (softclose não force-close).
    Como a mortorola (eu sei) não atualiza o moto x play pro nougat, acabei instalando rom não oficial.

  • Seus pirateiro, vão tudo ficar sem joguinho… Hue

  • Fabio Müller

    Ufa! Poderia ser pior. Ja imaginou? “Super Mario Run não roda em aparelhos Android com malware..” Quase ninguém poderia jogar.

  • Sinceridade

    Enquanto isso no Cydia tem pirateador para ele

  • Juaum

    No problem. Não queria jogar mesmo.

  • Gedson Junior

    Saiu atualização da xiaomi beta que deixou o joguinho funcionando. Há uma luz no fim do túnel.

  • Sauria Danilo Salomão Scala

    só baixar o apk fora da google play, não tiro meu root nunca.

  • ochateador

    Nintendo querendo duvidar dos pirateiros….

  • Thiago Lopes

    Nossa, quanto lacrador nos comentários, reforçando que odeia o jogo e que não vai tirar seus roots para jogar ele. Sério mesmo gente, depois reclama quando falam que isso é inveja, se vocês realmente achassem o jogo merda e nunca tiveram pretenção de instalar, não se davam nem ao trabalho de comentar sobre. Parece transtorno de criança mimada “EU NÃO QUERIA MESMO… =”.

    • Rafael Rodrigues

      Segura o like, fera.

    • O problema nem é do game em si e do seu alto preço. O problema é que isso tá meio que virando uma trend, visto que também aconteceu com Pokémon GO. A parte que preocupa é a própria Google estar vendendo alternativas para minar quem customiza o robozinho, vide o SafetyNet.
      O diferencial do Android sempre foi ele ser “aberto”, e desde as últimas versões do sistema, isso está sendo mais e mais capado.

    • Marcos

      Vamos falar de 2 coisas:
      1º PREÇO:

      Capitalismo, a Apple parou de vender iPhones porque ele é caro?
      Você tem um produto “unico” (veja a aspas aqui) e tem gente interessada, como é unico você pode pedir o preço que quiser, enquanto tiver gente pagando ótimo… se ninguem pagar o que você faz? bota uma promoção ou abaixa o preço, o jogo saiu a uma semana e aposto que muita gente já comprou (inclusive estou nesta lista).
      Brasileiro tem mania de achar que jogo de celular deveria ser free ou R$ 5,00… quem tem conta na Steam aqui? quem já gastou R$ 50,00 numa super sale e nem sequer jogou 3 horas dos games comprados? Parem de ser mão de vaca… e se acham caro, não comprem e pronto.

      2º RISCO:
      Você come uma mina gostosa desconhecida sem camisinha? Basicamente é isso que eles estão fazendo… evitando risco e amém.
      Podem dizer “MIMIMIMI” estão perdendo gente e afins.. Vocês sabem quantos % do publico do Android tem root? é muito pequeno… realmente vale a pena “descartar” para evitar riscos.. e eles não estão sugerindo vocês abandonarem o Root para jogar Mário… parem de “Ah, se estou no grupo excluído vou virar Hater”.

  • Juaum

    Aqui no LG G3 com LineageOs e root está funcionando muito bem. Já no Vibe K5 com RR sequer aparece na Play store.

  • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

    Quem tem rom stock com root e xposed instalado usem o módulo rootcloack contorna fácil essa barreira do root ,em custon rom não sei se funciona .

  • F4v3r0

    Não vou comprar agora pq está caro. A Nintendo ainda está aprendendo o que é plataforma online. Mas convenhamos, essas medidas são necessárias, o povo pirateia até aplicativo útil de 5 pila…

  • Thiago
  • Nunca duvide do poder da vagabundada que tem escorpião no bolso. Essa ralé consegue de tudo.

  • Julio Verner

    Parabéns Nintendo? rs

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis