Meio Bit » Arquivo » Hardware » Intel lança processadores Kaby Lake oficialmente no Brasil

Intel lança processadores Kaby Lake oficialmente no Brasil

Intel lança oficialmente a 7ª geração de processadores Intel Core no Brasil; Kaby Lake é 20% mais poderosa do que as gerações anteriores e suportam 4K e RV nativamente.

7 anos atrás

Eles já estavam circulando aqui e ali, mas agora eles chegaram para valer: em evento realizado nesta quinta-feira em São Paulo a Intel oficializou o lançamento da sétima geração de processadores Intel Core no Brasil. Eles chegam com suporte total à 4K e RV e são voltados para consumidores que desejam alta performance, com foco especial na PC Gamer Master Race.

Os processadores Kaby Lake representam uma mudança no processo de desenvolvimento da Intel, por não conseguir dar conta do tradicional “tick-tock” a tempo. A introdução do processo de 14 nanômetros se deu em 2014 com a linha Broadwell (o “tick”, nova arquitetura apresentada), e a otimização do processo (o "tock"), a linha Skylake chegou com bastante atraso. O sucessor Cannonlake de 10 nanômetros deveria ter sido introduzido em 2016 mas para não se complicar mais, acabaram por mudar todo o processo migrando para um processo de três ciclos chamado de “Estratégia PAO”: processo, arquitetura e otimização.

Dessa forma a linha Kaby Lake, apresentada em 2016 é a terceira linha com 14 nanômetros mas passou por um processo intenso de otimização a fim de extrair o máximo possível do hardware, o que se percebe nesses novos processadores. O diretor-geral da Intel para o Brasil Mauricio Ruiz ressaltou a preocupação da empresa em dar suporte a 4K em todas as subdivisões da linha, graças ao codec HEVC de 10 bits.

Isso torna todos os processadores KAby Lake nativamente capazes de rodar vídeos em 2160p e HDR sem perda de performance ou travamentos, independente do computador contar com uma GPU dedicada ou não (vale lembrar que você só conseguirá apreciar a Netflix com Windows 10 e os processadores Intel mais recentes, e apenas via Microsoft Edge).

Falando sobre as categorias, a série Y é voltada para computadores 2 em 1 e compactos com form factor de pendrives; a série U equipa notebooks mais finos e portáteis; a série H é destinada a notebooks de alto desempenho e por fim, a série S é a tradicional para desktops, voltados principalmente para profissionais de ponta e gamers e por isso mesmo apenas as séries H e S no entanto suportam RV nativamente. Em comparações diretas, a atual linha de processadores é 20% mais eficiente que a Broadwell e a nova GPU integrada possui um desempenho de cerca 65% mais em comparação a duas gerações atrás.

A novidade mais significativa no entanto é a tecnologia Octane, de aceleração de processamento de memória. Através de um novo módulo instalado na porta M.2 um SSD terá sua velocidade de transferência acelerada até o clock padrão de uma memória RAM, sem perdas de dados. Caso utilize um HD tradicional, a performance será otimizada ao nível de um SSD. Imagine ligar o PC e ele ir direto para a tela inicial, quase que instantaneamente. Seria uma experiência… transcendental.

A Intel informa que os preços dos processadores Intel Core i5 e i7 para desktops (a linha i3 será lançada em breve) continuam os mesmos da linha SkyLake, como muitos já atestaram: é fácil encontrar um ou outro modelo no mercado brasileiro, inclusive em grandes redes varejistas. Já notebooks e outros dispositivos com os novos componentes já estão disponíveis no mercado há algum tempo, como o híbrido Yoga 910 e outros de marcas como Dell, ASUS, Acer, LG, Vaio, Samsung e etc.

relacionados


Comentários