Você já viu um Trommelwähler?

trommelwaehler

Você já se perguntou por qual motivo dirigimos na faixa da direita e voltamos pela da esquerda? Ou por que parafusos são dextrogiros e não levogiros, ou por que sou pedante a ponto de usar esses termos? Existem convenções universais que poderiam ser completamente diferentes e fariam sentido do mesmo jeito. 

Nossos teclados QWERTY são assim porque eram a melhor forma de evitar que as teclas das máquinas de escrever se emaranhassem, mas é um formato que não é mais eficiente que um DVORAK ou qualquer outro das dezenas de padrões existentes e esquecidos.

O Trommelwähler é um excelente exemplo de tecnologia em sua infância, com vários padrões disputando a supremacia. Originalmente telefones não eram “discáveis”, você falava com uma telefonista e ela te conectava com quem você queria falar. Quando as linhas começaram a se popularizar isso se tornou inviável, e foi inventado o sistema automático de discagem. O próximo passo era decidir a interface. O disco venceu, mas entre várias alternativas havia o Trommelwähler, desenvolvido pela Siemens nos anos 50.

Em vez de um disco, os números ficavam em um cilindro:


yesthatjwz — Trommelwähler

Não há nenhuma vantagem ou desvantagem gritante em relação ao cilindro, no máximo o Trommmewhatever ocupa mais espaço.

Há uma ótima cena sobre isso em Encontro com Rama, de Arthur Clarke. O astronauta encontra uma óbvia escotilha na nave alienígena, tenta girar e ela está travada. Ele pára por um momento, se lembra que os alienígenas de forma alguma precisam obedecer as normas de nossos parafusos e saca-rolhas. Gira ao contrário, e a porta abre.

Fonte: Laughing Squid.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples