Meio Bit » Arquivo » Software » Finalmente: suporte estendido ao Windows Vista se encerrará em 11 de abril

Finalmente: suporte estendido ao Windows Vista se encerrará em 11 de abril

Microsoft encerrará o suporte estendido ao Windows Vista no dia 11 de abril, pondo fim à história de uma das mais problemáticas versões de seu SO.

7 anos atrás

Atenção usuários do Windows Vista (tem alguém aí?), a hora de finalmente atualizar seu sistema operacional chegou: o suporte estendido se encerrará no dia 11 de abril (fim do suporte básico se deu em 2012) e a partir dessa data, ele não receberá mais nenhum tipo de atualização sequer de segurança.

O Vista foi sob todos os aspectos um erro. Desenvolvido para substituir o simples e prático Windows XP (que estava completando seis anos na época, em 2007), a proposta era oferecer muito mais opções aos usuários principalmente para o consumo e criação de mídia. Ele foi o primeiro a oferecer compartilhamento de arquivos via P2P, possuía uma interface gráfica até bem atraente (o primeiro com o tema Aero) e prometia ser mais robusto para aplicativos pesados, bem como mais seguro e… estável.

Não poderiam estar mais errados. A Microsoft chutou o balde e entregou um sistema extremamente pesado para a época, que exigia máquinas potentes para rodar razoavelmente bem. O Vista possuía uma série de bugs dos mais diversos níveis, que no geral comprometiam todo o funcionamento do sistema operacional e não demorou muito para ele virar uma piada, um "Windows ME 2.0" (na verdade nada chega perto da ruindade desse em específico) que mais dava problema do que funcionava.

Zain us Sami Ahmed Ansari — The IT Crowd Bomb Defusal Scene (Tribute to Microsoft).wmv

Com o passar do tempo a Microsoft liberou uma série de atualizações críticas para dar um jeito no Vista, mas a companhia entendeu o recado. A partir dali fazer mais com menos passou a ser prioridade, os desenvolvedores otimizaram violentamente o código do SO e jogaram fora o que era desnecessário, e menos de três anos depois o Windows 7 foi lançado. Ele era tão leve que rodava em máquinas prontas para o XP (o Windows 8.1 também consegue tal façanha), enquanto o Vista pede água.

Ele é o que o Vista deveria ter sido, se a Microsoft não tivesse entrado na trip de vender computadores novos com o sistema. A crise de 2008 também ajudou a melar os planos da companhia.

Voltando ao calendário: o XP está atualmente morto e enterrado, o Vista encerra o suporte estendido no próximo mês e caso você tenha uma chave válida, é uma boa ideia migrar para o Windows 7 (que entrou no suporte estendido em 2015 e morre em 2020) e pular direto para o Windows 10, caso sua máquina suporte. Já o Windows 8 encerrará o suporte básico no dia 09 de janeiro de 2018, passando a receber apenas updates de segurança até 2023 e o Windows 10 só pulará para a próxima fase em 2020, o que indica a chegada de uma nova versão do SO a caminho entre 2018 e 2019.

De qualquer forma, se você faz parte dos menos de 1% de usuários do Vista, chegou a hora de pensar em upgrades.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários