Finalmente: suporte estendido ao Windows Vista se encerrará em 11 de abril

Atenção usuários do Windows Vista (tem alguém aí?), a hora de finalmente atualizar seu sistema operacional chegou: o suporte estendido se encerrará no dia 11 de abril (fim do suporte básico se deu em 2012) e a partir dessa data, ele não receberá mais nenhum tipo de atualização sequer de segurança.

O Vista foi sob todos os aspectos um erro. Desenvolvido para substituir o simples e prático Windows XP (que estava completando seis anos na época, em 2007), a proposta era oferecer muito mais opções aos usuários principalmente para o consumo e criação de mídia. Ele foi o primeiro a oferecer compartilhamento de arquivos via P2P, possuía uma interface gráfica até bem atraente (o primeiro com o tema Aero) e prometia ser mais robusto para aplicativos pesados, bem como mais seguro e… estável.

Não poderiam estar mais errados. A Microsoft chutou o balde e entregou um sistema extremamente pesado para a época, que exigia máquinas potentes para rodar razoavelmente bem. O Vista possuía uma série de bugs dos mais diversos níveis, que no geral comprometiam todo o funcionamento do sistema operacional e não demorou muito para ele virar uma piada, um “Windows ME 2.0” (na verdade nada chega perto da ruindade desse em específico) que mais dava problema do que funcionava.


Zain us Sami Ahmed Ansari — The IT Crowd Bomb Defusal Scene (Tribute to Microsoft).wmv

Com o passar do tempo a Microsoft liberou uma série de atualizações críticas para dar um jeito no Vista, mas a companhia entendeu o recado. A partir dali fazer mais com menos passou a ser prioridade, os desenvolvedores otimizaram violentamente o código do SO e jogaram fora o que era desnecessário, e menos de três anos depois o Windows 7 foi lançado. Ele era tão leve que rodava em máquinas prontas para o XP (o Windows 8.1 também consegue tal façanha), enquanto o Vista pede água.

Ele é o que o Vista deveria ter sido, se a Microsoft não tivesse entrado na trip de vender computadores novos com o sistema. A crise de 2008 também ajudou a melar os planos da companhia.

Voltando ao calendário: o XP está atualmente morto e enterrado, o Vista encerra o suporte estendido no próximo mês e caso você tenha uma chave válida, é uma boa ideia migrar para o Windows 7 (que entrou no suporte estendido em 2015 e morre em 2020) e pular direto para o Windows 10, caso sua máquina suporte. Já o Windows 8 encerrará o suporte básico no dia 09 de janeiro de 2018, passando a receber apenas updates de segurança até 2023 e o Windows 10 só pulará para a próxima fase em 2020, o que indica a chegada de uma nova versão do SO a caminho entre 2018 e 2019.

De qualquer forma, se você faz parte dos menos de 1% de usuários do Vista, chegou a hora de pensar em upgrades.

Fonte: Microsoft.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Breno

    Mas alguém ainda usa Windows Vista?

    • Inquisidor

      deve ser empresas

      • Daniel

        Os sistemas legado da vida, coitado do povo que presta suporte nessa empresa (se é que existe),pois na minha visão é apenas um ou outro pc jogado para determinada função e esquecido lá.

    • tuneman

      faz menos de 1 ano que peguei um Dell com o Vista OEM.
      estava uma desgraça. instalei Win7 e deu nova vida ao notebook.

    • Henry

      Trabalho em uma universidade, e ainda preciso dar suporte à dezenas de máquinas Pentium 4 com Windows XP. Enquanto ainda tinha atualizações do Chrome pro XP a situação era suportável, mas agora está inutilizável. E ainda tenho que ouvir da administração que temos que cortar custos, porque mimimi crise, sem dinheiro, etc…

      • Breno

        Complicado :/

  • Rin Tezuka

    Meu primeiro windows foi o vista, um belo dia desconectei o cabo da impressora… deu pau e tive que reinstalar. Bons tempos,sqn.

    • Diogo

      Novo você, hein? Rs

      • Rin Tezuka

        *pobre

  • Eric da Silva

    qdo saiu o Vista eu trabalhava numa Lan house com 40 pcs.. o dono mandou instalar em tudo. péssima idéia…

  • Marcogro®

    Windows Vista 64 bits para jogos era bom… Até dá ruim.

  • Inquisidor

    lembro que achei muito bonito na epoca ( já estava de saco cheio do XP), até a hora que eu fui jogar um jogo que no xp rodava a 60fps+ e no vista mau dava 25fps, kkkkkk

  • major505

    Nessa época eu ainda estava usando o Windows 2000.

  • glhp

    Pior que o Windows ME era fantástico no meu pc, fui a única pessoa de sorte no mundo.
    Quer dizer, dava telinha azul, dava. Mas o que não dava na época?

    • Lucas Timm

      Meu pecê com Windows ME era bom, também.

  • jairo

    Felizmente morreu e não passa bem , já foi tarde

  • Julio da Gaita ✔

    mas convenhamos o 8.1 é uma bela bosta também… aquela interface “metro” é ridicula colocar isso em PC’s…

    • Shadow

      Primeira coisa que faço quando instalo o 8 é por o classic menu, pra nem ver aquela interface ridicula.
      Até hoje eu acho que aquilo saiu de um concurso de desenho de alguma pré-escola…

  • cpu cell PC WINDOWS

    o windows 7 tem update de segurança garantido até 2020 então tá tranquilo.

  • Cássio Amaral

    Eu não entendo esse mimimi contra o Vista. O Vista no meu notebook era muito mais estável que o XP. Tive raríssimos BSODs, ao contrário do XP. O sistema modernizou muita coisa e eliminou muitos drivers legados bugados. Aumentou muito a segurança em relação ao XP e facilitou bastante a criação de redes. Foram tantas melhorias que não dá pra citar aqui.

    Quando lançou o SP2, ficou praticamente a mesma coisa que o 7. Em jogos nunca vi diferença significativa entre os dois SO. Ola que o meu notebook não tinha um hardware parrudo, era o adequado pra época. O pessoal queria rodar o Vista com 512 MB-1 GB de RAM e CPU single-core, ou seja, hardware de 2001-2002, aí não tem milagre. Nem 7 e o 8.1 rodam bem com esse hardware, já testei e não dá. O pessoal fala que o 7 era leve, mas era porque o hardware na época já estava a par do SO, rodando com fluidez o sistema.

    • Cara, eu adorava o Vista…. não era aquela merda toda torta que o XP se tornava em alguns poucos meses de uso (o Vista fica tranqüilo a´te um ano, ano e meio). Foi a primeira vez que consegui fazer rede decente (e fácil).

      MAS eu tinha o recém lançado Q6600 e uma 9600GT de 1GB…. e isso rodava muita coisa… usava até o Dreams como wallpaper….

      • Cássio Amaral

        Pra você ter idea, a GUI usada na instalação do SO surgiu no Vista e está aí até hoje no Windows 10. E para instalar o XP, caso você tivesse um HDD SATA, você tinha que fazer slipstream de drivers AHCI, senão dava BSOD durante a instalação.

        Eu não sei porque morrem tanto de amor pelo XP, quando conheci o Vista, não voltei mais atrás.

        • Mexi no XP umas duas vezes depois disso (fazia manutenção na época). NUNCA MAIS vi aquela merda…. salvo um netbook (quando surgiram)….

          • Manoel

            E Máquinas Virtuais… ainda vejo vários por dia

        • O XP era chato de instalar usava o mesmo setup do windows 2000, e você precisava formatar a cada 6 meses pois ele ficava doido…

        • Lucas

          Windows Media Player também não mudou nada desde o Vista, muita coisa continua igual até hoje.

          • Cássio Amaral

            Na verdade, não mudou nada desde o Windows 7. O Vista foi lançado com o WMP 11, enquanto o WMP 12 foi lançado junto com o 7 em 2009.

      • O problema do Vista e que ele exigia mais hardware que o windows xp, sua má fama se deve a gente tentando instalar em pcs velhos sem hardware adequado, outra coisa que atrapalhou e que o vista exigia drivers assinados, e poucos fabricantes tinham drivers bem feitos era tudo mal feito na epoca do xp

        Eu nunca tive problemas com o windows vista, windows xp só tive dor de cabeça, usei ele por uns 4 anos, tanto e que o Windows 7 e um Windows Vista disfarçado, e basicamente o mesmo sistema com poucas alterações

        • MAS, e os Positivo que vinham com aquela ediçãozinha marota do Vista que só havia aqui na Banânia?

          Aquilo é que era Vista, vista furada…..

        • Leonardo

          Comprei um desktop Dell em 2008, 1 Gb de ram com Vista Home Premium, não era uma maquina low end na época, visto que ainda tinha muita maquina 512 mb mas mesmo assim o sistema se arrastava, voltei pro XP enquanto não veio o 7.

          • Cássio Amaral

            Poha, mas 1 GB de RAM também não dá hein, mesmo em 2008. No começo de 2008 eu comprei um Sony Vaio com Pentium Dual Core T3200 e 2 GB de RAM, que já não era essas coisas todas, e rodava liso o Vista Home Premium. Quando lançou o SP1, ficou melhor ainda. Com o SP2, não notei diferença alguma em fluidez em relação ao 7.

          • O vista para ficar legal precisava de 2gb de ram, eu mesmo troquei do notebook que usava na epoca, lembro que foi barato, até hoje não entendo porque eles vendem computadores com pouca ram isso só queima o fabricante e o sistema…

      • Jack Silsan

        Você por aqui! Cansou do GizMordor? 😂
        Usei poucas vezes o Vista. Tinha uns recursos bacanas. Certamente serviu de experiência para o queridinho 7 e até para o atual 10

    • João Alves

      Concordo. Vista 64 bits com o service pack ficava bem bom.
      Mesmo caso no Windows 8. O 8 é mais ou menos, mas o 8.1 é ótimo!

    • Djjad

      Quando o Vista lançou (e juntou MS + Nvidia + DX10) já corri para adotá-lo em x64. Enfim iria aproveitar meu Athlon 64, e no meu PC o sistema era estável e visualmente muito mais bonito que o velho XP, mas sempre vi muita gente reclamar dele, sem entender a razão… até começar a trabalhar na Santa Efigênia e perceber que a média de hardware adquirido geralmente era o “mínimo” recomendável para usar o Sistema, embora só exigisse 512MB de ram, só funcionava com a fluidez que eu havia acostumado se o PC possuísse 1GB RAM.

      A maioria do hardware legado era incompatível, o que enfureceu muita gente por lá. KKKKK

    • Lucas Timm

      Eu comprei um pecê novo (um Core 2 Duo com 2GB Ram) logo depois do Vista sair, porque meu antigo Athlon XP 1700 morreu sem dar aviso nenhum. Ele rodou só Linux por um bom tempo. Windows só no VMWare.
      Aí, em determinado momento eu precisei de um Windows instalado em bare metal, e fui de Windows Vista. Nunca tive qualquer problema, também.

      E sim, na época os pecês ainda eram single core (Pentium 4) com 512MB Ram…

  • Douglas

    Windows ME, Vista e 8, foram as bombas da MS

  • Windows bom e Windows ruim, quando a MS vai quebrar esse ciclo?
    Nem posso reclamar muito do ME porque antes de fazer downgrade para o W98, ele apenas funcionava. Aguentou bem o meu Kazaa e o Napster só baixando anime songs.
    Acho que o problema maior do Vista, eram que as máquinas vendidas aqui no varejo, vinham com míseros 512MB de RAM e processadores pífios, nem o Vista Starter rodaria com toda sua limitação.
    Solução, Windows XP Tabajara

  • Diogo

    O Arnold Schwarznegger pediu pra formatarem o PC dele.
    O técnico perguntou: “qual sistema eu instalo?”
    Ele: “instala o Vista, baby!”

  • Lembro que durante o desenvolvimento do Longhorn a Microsoft prometeu mundos e fundos… ai viu que tinha mais código e problema que recursos, largou de lado, refez do zero… ai saiu a bosta do VISTA, que era basicamente um Windows NT for Desktop estilo MSN PLUS, cheio de firulas visuais, e nada do que foi anteriormente prometido (e estava começando no Longhorn).

    Ai veio o 7 e salvou tudo, mas como dinheiro é tudo… continuaram e fizeram a bosta do 8, complementaram com o 8.1, a bosta da interface METRO em vez do desktop, agora saiu o 10 e ainda temos uma penca de problemas a cada update (obrigatório). E nada dos recursos alardeados desde o LongHorn, como sistema de arquivos novo dentre outras coisas.

    • O windows XP já usava kernel Windows NT, o vista não foi o primeiro não…

      • Não disse que foi o 1º…

        • Messi Loiro

          Mário 1 x 0 Túlio – VAI DEIXAR BARATO????

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Eu lembro que na época a “imprensa especializada”, ao ler os requerimentos de hardware do Vista, bradavam meio que otimistas (mas no fundo bem desapontados) que isso era bom, que o sistema era muito massa e por isso precisava de tanto hardware, que isso ia ajudar a diminuir os preços do hardware…

    Basicamente todo mundo que adotou o Vista naquela época foi porque trocou de PC. Ou o cara trocou de PC e pegou o Vista por conveniência, ou ele queria muito o Vista e teve que trocar de PC pra isso.

  • Lucas

    Nessa época eu ainda usava um Windows 95 cheio de problemas até que convenci meu pai a comprar um computador novo. Era tudo lindo, rodava jogos e vários outros programas que eu não podia usar no 95. Foi uma experiência boa, até instalar o Windows 7.

  • Anakin

    Não entendi uma coisa, achei que o Windows 10 fosse o “último”, que ele sempre seria atualizado e atualizado até o computador pedir arrego.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis