Meio Bit » Arquivo » Internet » Mais novidades no Google Reader

Mais novidades no Google Reader

15 anos atrás

Não faz muito tempo que o Google liberou uma série de novidades no Google Reader. Ao lado do Chrome, o Reader é, atualmente, o produto da empresa que mais recebe atualizações. Ontem foi dia de mais uma. Dessa vez, três novidades, sendo duas “sociais”, e uma no manejo dos posts.

A primeira é a possibilidade de descobrir conteúdo gerado por seus contatos, graças a uma ponte com o também já comentado Google Profiles. O sistema lista contatos e, abaixo deles, os sites/blogs/redes sociais que foram cadastrados pelos próprios em seus perfis:

google-reader-discover-people-13082009

Para acessar essa página, na barra lateral expanda o item Home, clique em Browse for stuff, e do lado direito da tela, clique em From people you follow.

A segunda novidade “social” é o acréscimo de links para publicação em outras redes (Twitter, Facebook, até o Blogger, dentre outros). Antes de começar a usar esse recurso, é preciso “cadastrar” as redes. Para tal, clique em Settings (canto superior direito), e no menu de configurações, em Send to. Algumas redes já vêm pré-configuradas, mas dá para o próprio usuário cadastrar as suas. O Reader fornece alguns parâmetros que permitem a criação de links automatizados. Para criar um botão de submissão ao Ueba, por exemplo, basta clicar no botão Create a custom link, e então, escrever a seguinte sintaxe (no campo URL):

http://ueba.com.br/NovoLink?url=${url}&titulo=${title}&origem=${source}

Para deixar o item bonitinho, coloque essa URL no campo Icon URL: http://icons.ueba.com.br/ueba1.png. Clique no botão Save, e a entrada do Ueba estará criada.

send-to-google-reader-13082009 Voltando ao Reader, cada entrada terá o atalho Send to, por onde é possível enviá-las para as respectivas redes. Incluindo o Ueba, caso tenha configurado-o, conforme explicado acima.

A última novidade é uma mão na roda para os não tão paranóicos, que gostam de acompanhar tudo, mas às vezes se perdem em meio a centenas, milhares de entradas não lidas. Agora o botão Mark all as read (marcar tudo como lido) possui variações. Além da opção padrão, ou seja, marcar tudo mesmo como lido, dá para filtrar, da seguinte maneira:

  • Entradas mais velhas que um dia;
  • Entradas mais velhas que uma semana;
  • Entradas mais velhas que duas semanas.

mark-all-as-read-google-reader-13082009

Particularmente, gosto de ocultar o contador de itens não lidos e boa. Já não basta o e-mail para aporrinhar…

Com essas novidades, o Reader consolida-se como o melhor leitor de feeds do momento. E pensar que, no começo, ele era ruim de doer, tanto que precisou ser praticamente refeito para cair no gosto popular. Esperamos que mais novidades apareçam, sempre integrando mais e mais os serviços da Google.

relacionados


Comentários