Olympus enterra definitivamente o sistema quatro terços

olympus_evolt

E chega ao fim um importante capítulo da história da fotografia digital. A Olympus anunciou oficialmente o fim da produção de lentes da linha quatro terços. Em 1999, o engenheiro da Olympus, Katsuhiro Takada, selecionou o sensor de 4/3″ como sendo o tamanho ideal para permitir câmeras menores capazes de imagens de alta qualidade. Ou seja, desde o começo o interesse da empresa era em produzir câmeras menores e mais leves. O sistema quatro terços era composto por sensores com a metade do tamanho de um fotograma de 35 mm. Ou seja, o fator de corte de todas as lentes era de 2x.

Este era um momento em que todos os fabricantes estavam projetando câmeras que pudessem utilizar as lentes produzidas para o sistema das câmeras de filme, mas a Olympus decidiu apostar em um sistema completamente novo, o que levou ao planejamento e a construção de um novo sistema de lentes voltadas a trabalhar com o novo sensor. Foram produzidas cerca de 20 lentes para o sistema sob a marca Zuiko Digital e vale lembrar que a Olympus foi responsável por colocar no mercado várias das inovações que hoje são normais como, por exemplo, as primeiras DSLR com sistema Live View.

Levando a sério a questão de câmeras menores e mais leves, em 2008 a Olympus, em parceria com a  Panasonic, desenvolveram os primeiros sistemas mirrorles. Os sensores continuavam a ser o quatro terços, mas como a distância entre a lente e o sensor mudou consideravelmente, um novo sistema de lentes foi desenvolvido e batizado de micro-quatro-terços.

O tempo passou e a última câmera quatro terços da Olympus já comemorou 6 anos de idade. Desde 2013 a empresa já havia anunciado o fim do sistema, mas só agora a coisa foi colocada em prática. Tanto câmeras como todo o catálogo de lentes do sistema foram descontinuados. Uma pena para quem ainda possuí uma câmera da marca. No auge da popularidade das Olympus Evolt elas foram utilizadas por todos os fotógrafos da National Geographic e foram o sonho de consumo de muita gente. Mais uma boa câmera que vai ficar apenas na lembrança.

Fonte: Dpreview.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    E quando vão enterrar a Olympus de vez?

    • Julio da Gaita ✔

      na primeira vez q li rápido tinha entendido Olympikus, aquela do tênis…rs

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Le Cheval

        • Julio da Gaita ✔

          e @manowars:disqus véia de guerra…rs

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Le Coq Sportif, acho que era assim o nome… M2000

          • Julio da Gaita ✔

            isso mesmo do galinho, o pior é da Kappa que é o logo do casalzinho de costas, e eu nem tinha percebido q era um casal, pensava q era dois vascainos boiolas…rs

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Gilson Lorenti Fotografia

      eles andam mal das pernas por conta de rolos administrativos. As câmeras são ótimas e temos que respeitar todas as inovações que eles criaram. Eu era louco para ter uma Evolt dessas, mas nunca investi pelo fato de não ter assistência técnica no Brasil.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Tive uma trip, e uma das primeiras digitais só porque era barata, porque a qualidade da Sony era muito melhor na época da linha P consumer, mas custava o dobro.

  • Pedro Neto

    A indústria de máquinas fotográficas está enterrada há anos.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      para iniciantes e amadores, provavelmente. Para o mercado profissional ainda é muito relevante. Poucos vão sobreviver, mas somente com produtos caros e específicos.

      • CtbaBr©

        É… isso complica a vida!
        A pouca demanda trava o desenvolvimento de novas tecnologias e faz o preço subir… Triste fato!

      • SacoCheio

        Uma grande sacada foi a Sony RX100, que deu fôlego às câmeras compactas. Eu tenho uma (humilde versão 1.0) e posso dizer que a qualidade é infinitamente superior a qualquer câmera de celular, rivalizando até mesmo com câmeras de lentes intercambiáveis. E olha que meu LG G4 faz muito bonito na hora de fotografar, inclusive com seus controles manuais.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Pra quem não tem um mínimo de compromisso com qualidade sim, os celulares dão conta, mas não dá pra comparar fotos de celular com câmeras de linha prosumer por exemplo, se for comparar com essas camerazinhas compactas fininhas de 400 megapixel dá na mesma sim… exceto talvez pelo fato de que apps de câmera ainda não conseguem entregar qualidade em longa exposição, ou ter controle decente de abertura.

    • Theuer

      Sério?!
      Precisa ler mais então.

    • Sander Manzoli

      Exceto onde há pouca luz e/ou os objetos se movem. Pra tirar foto de uma flor no sol sem se preocupar com profundidade, celulares novos fazem um bom trabalho.

  • CtbaBr©

    Minha primeira câmera digital foi uma Olympus, bons tempos!

  • Theuer

    É engraçado como ela anuncia isso faz tempo, mas ao mesmo tempo continuou lançando ótimas câmeras neste formato.
    Adorei fotografar com a OM-D E-M1 Mark II, boa demais e MUITO linda!
    Fiquei de olho nela por um tempo.

  • André Ulysses De Salis

    Pessoal…atenção…estão lendo errado e confundindo tudo…o sistema M4/3 (Micro 4/3) continua a todo vapor…lançando super cameras como a OM-D E-M1 Mark II e aumentando cada vez mais a oferta de lentes….o que a Olympus encerrou foi a produção das lentes 4/3….(4/3 é uma coisa M4/3 é outra)…4/3 é o sistema antigo…que há muitos anos não lança nem o corpo e nem lentes.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis