Twitter passará a marcar perfis que compartilham conteúdos sensíveis

O Twitter pode ser a rede social mais ágil que existe, mas ela está bem longe de ser a mais sadia (ainda que seja bem melhor que o Facebook nesse aspecto). Foi inclusive por causa de seu conteúdo cáustico que a Disney abriu mão de comprar a rede, para não comprometer sua imagem de companhia com conteúdo para toda a família.

Medidas vêm sendo colocadas em prática para tornar a rede um ambiente mais salutar, e a última pegou alguns usuários de surpresa: o Twitter começou a marcar contas que postam conteúdo considerado sensível, escondendo-as daqueles que optam por não ver esse tipo de mídia.

Os usuários do Twitter podem optar por consumir ou não material que pode ser ofensivo para alguns (fotos e/ou vídeos de violência ou pr0n), e cabe a eles marcarem nas opções se o material que compartilha é sensível ou não. Assim, quem opta por ver tudo fica com a experiência normal do Twitter e os demais devem escolher se quiserem ver a mídia ou não.

Só que o Twitter agora começou a marcar contas inteiras dessa forma.

O centro da polêmica é que rede social não está apenas implantando essa novidade sem avisar os usuários (Justin Warren, o dono da conta acima só descobriu o que aconteceu quando foi avisado pela equipe do Mashable), como fez dela uma medida opt-in, em que o usuário deve expressar sua vontade para não utilizar e não o contrário, como deveria ser. Não obstante o algoritmo parece não ser perfeito, visto que a conta acima fala em sua maioria de notícias da cena tech.

O Twitter informa que a ferramenta está em fase de testes (por isso a inconstância), o que explica alguns usuários terem perdido a opção de marcar suas postagens como sensíveis. A impressão é que o Twitter marca contas independente do conteúdo geral; assim, se você por um acaso postar um link, uma foto ou um vídeo sensível uma única vez que seja já é passível de ser taxado como conta imprópria.

Essa é apenas uma das medidas que o Twitter vem tomando para sanitizar a rede social: ela também está ocultando perfis de conteúdos sensíveis de não-seguidores (o chamado “shadowbanning”), cujos tweets deixam de aparecer em menções e RTs. Enfim, é uma estratégia que está fazendo barulho e muita gente não está ciente com os rumos que o Twitter está tomando.

Fonte: Mashable.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples