Dragon Quest Heroes II está sofrendo no Nintendo Switch

dragon-quest-heroes-2

Quando a Nintendo divulgou a lista de títulos que seriam lançados para o Switch, um que chamou a atenção de muita gente foi o Dragon Quest Heroes I·II. Disponibilizado no Japão no mesmo dia em que o console, o jogo impressionava por sua versão digital ocupar 32 GB, o que exigiria a utilização de um cartão de memória para que fosse armazenado. Porém, o que todos gostariam mesmo de saber era como ele estava se saindo no aparelho. Agora sabemos que, de forma resumida, nada bem.

Como o segundo capítulo também recebeu versões para o PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita, o pessoal do Digital Foundry resolveu comparar a demo lançada para esses dois últimos com a que apareceu no console da Nintendo e o resultado pode ser visto no vídeo que está no final desse post.

O que eles descobriram é que, enquanto no PS4 o Dragon Quest Heroes II roda em 1080p, o mesmo acontece no Switch quando jogamos na TV, mas a resolução cai para 720p no modo portátil. Já no Vita a imagem será apresentada na resolução nativa do portátil, ou seja, 960 × 544 pixels.

O grande problema no entanto estaria na taxa de atualização de frames, já que se no console da Sony temos 60 fps, com ocasionais quedas para algo em torno de 50, no Switch o alvo seriam os 30 fps, mas durante as batalhas podemos ver o número cair para até 20 fps. A situação torna-se ainda pior ao constatarmos que a taxa é inferior até ao que foi registrado no PlayStation Vita.

É bem verdade que o novo videogame da Nintendo consegue um desempenho melhor que o portátil no geral, principalmente quando estamos andando pelo mundo, mas por se tratar de um título onde o foco são os combates contra grandes números de inimigos, a experiência pode ser bastante comprometida por tanta variação no número de frames por segundo.

Outro detalhe que também pode incomodar os mais exigentes é em relação as texturas, que no caso do Switch são bem menos definidas que no PlayStation 4, mas acho que isso já era esperado e particularmente considero que o resultado nesse aspecto não deixou a desejar, ao menos saindo-se muito melhor do que o que temos no portátil da Sony.

Embora a comparação sirva para temos uma ideia de como o Switch está em relação aos outros videogames, ainda é cedo para termos um veredicto, mesmo porque é natural as empresas terem dificuldades de otimização no início de um console e a Koei Tecmo pode simplesmente não ter conseguido fazer um bom trabalho com o Dragon Quest Heroes II. Em todo caso, se você quiser ter a melhor experiência possível com esse jogo, o ideal seria encará-lo em um PlayStation 4 ou mesmo no PC, quando ele enfim for adaptado.


DigitalFoundry — Switch vs PS4! Dragon Quest Heroes 2 Graphics Comparison + Frame-Rate Test

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Kheiron

    Assisti ao video. Achei as diferenças nada de tão gritante, levando em conta que o hardware do Switch é bem diferente do PS4, acho que só faltou um pouco mais de trabalho no port. Pode ser que a desenvolvedora quis correr para aproveitar o boost inicial do Switch e vender bem o game e não deu atenção aos detalhes.

    • O lance não é ser inferior ao PS4, mas em vários pontos ficar atrás do Vita.

      • phso

        Acho que é questão de otimização. Console novo e os caras correndo pra aproveitar o hype de lançamento. Acredito que é cedo ainda pra tirarmos conclusões a respeito disso. Mais jogos virão e poderemos ter uma idéia melhor do que esse vídeo-game é capaz

        • Justamente o que eu disse no texto =]

      • Kheiron

        É como respondi para o Theuer, há diferenças, mas nada que chega a atrapalhar o game play. Outras que ele citou achei meio bobas. Tipo, não sou o tipo de gamer que vá parar pra ver se tem nuvens no céu, ou se a escada está bem feita.

    • Theuer

      Acho eu que o é YouTube que “estraga” um pouco a comparação. Lembre que a compressão do YouTube é toda a possível, imagens do tipo “desenho” com alta saturação de cores sofrem mais.
      Deviam ter usado o Vimeo.

      • Ué, mas estraga só para um dos aparelhos?

        • Theuer

          Sério?! Isto está bonito para você então?
          https://uploads.disquscdn.com/images/6c254aefcf62b9404a7916cbf2cec9f79569692f3b350adf591f36c9accefd65.png
          Comentei isso defendendo sua matéria por concordar com ela, mas se você acha que o youtube(onde nem o GC “60.0” está nítido devido a compactação) reproduz fielmente as imagens criadas pelos consoles, então tá. O jogo roda ruim em todos eles e sua matéria quase não faz sentido.
          https://uploads.disquscdn.com/images/87378a8c75e9682fbc9e7b5c233d7e7a448c369a068f836272e45904d66dc27c.png

          • Artur

            nintendista no damage control

            switch ganha do PS Vita, um console portátil com 6 anos de vida.

            é bom que não saia muito multiplataforma para switch mesmo, pq se sair a nintendo só vai passar vergonha com o hardware, que até para um celular esta ultrapassado.

          • Quiel

            O Switch não é sobre hardware, é sobre um novo jeito de jogar, agora se tu não ta feliz, joga no PS4

          • Artur

            novo jeito de jogar, conectar um portátil a TV.

          • Jaffy

            Aula de matemática:
            Se Switch > WiiU e WiiU contém Bayonetta 2…. Switch > Celular pois Bayonetta 2 >> Jogo de celular

          • Calma cara, não precisa ficar nervoso. O que eu disse é que se a imagem da versão para o Switch está ruim, o mesmo vale para a do PS4.

            O não faz muito sentido é esse teu comentário, que começa dizendo que concordou com a matéria e terminou dizendo que ela não faz sentido. Além disso, o teste não foi feito no Youtube, os caras apenas subiram o vídeo para lá após passar as versões em programas para testar (principalmente) o framerate. A qualidade da imagem pode não estar fiel ao original, mas o negócio aqui é mais uma questão de desempenho e mesmo quando me referi às texturas, é fácil perceber a diferença (ou a qualidade do Youtube privilegiou uma versão em detrimento da outra?).

      • Kheiron

        Poder ser, mas assim, ele indica quando qual é qual e de fato há diferenças, mas não acho que sejam coisas que atrapalham o game play ou experiência de quem joga. E achei coisas bobas, tipo, em um tem nuvem, em outro não, em um a escada é bem definida em outro não . São coisas que sinceramente, na hora do fervo poucos , muito poucos, gamers param para se atentar.

        • Theuer

          Concordo, mas acho que temos que entender o vídeo do cara também né… Assim, ele está comparando e por isso tem que citar as diferenças mesmo.
          Na MINHA opinião eu concordo contigo sobre não fazer tanta diferença essas coisinhas e acho que inteligentes escolher excluir alguma nuvem e ponto de luz para não comprometer frame rate.
          Abraço, bom domingo.

  • Andre Kittler

    Na real eu nunca pensei no Switch chegar ao nivel do PS4. Sim é um console mas ele oferece algo diferente e se para isso for necessário abrir mão um pouco de gráfico, OK, estou de acordo. Eu desejo ambos console e portable, adoro a ideia. E claro, tem de sacrificar potencia para portable. Eu até abriria mão um pouco mais da qualdiade para um framerate mais constante.
    Erraram no jogo porém, pois o modo portable parece injogável.

  • Goemon

    Vou jogar isso antes de vender meu Vita

  • Jaffy

    “é natural as empresas terem dificuldades de otimização no início de um console”
    Sim.. acredito ser esse o caso. O port foi mal otimizado. Não faz sentido essas quedas absurdas só porque 8 monstrinhos de baixa resolução, totalmente iguais, apareceram na tela.

    • Theuer

      …nem esses 8 monstrinhos ocuparem 32GB! 🙂

      • Jaffy

        Mas aí depende muuuuito…. Final Fantasy eram 4 cd’s. Acho que só os vídeos do jogo consumiam 2 cd’s.

  • Djalma Vale

    Alguma notícia sobre o modo portátil desse jogo? Talvez em 720p ele rode mais fácil.
    Mario Kart 8 e Splatoon 2 vai rodar a 1080p/60fps. Difícil dizer se não foi uma falta de capricho da KOEI e/ou correria pra entregar no lançamento.

    • Goemon

      Não entendi bem o vídeo, mas parece que no portátil ele roda pior

      • Thales C

        sim, ele diz que no modo portátil esse jogo roda pior ainda.

  • bruno miranda

    Deve ter sido apressado para sair no lançamento já que Zelda não vende tanto no Japão.

  • Othermind

    O Zelda tb “sofre” para rodar no Switch com leves travamentos e queda de frames…. duas opçoes
    1- A nintendo ainda nao sabe otimizar o jogo para o console (improvavel)
    2 -O console já atingiu o seu limite com esses primeiros jogos, não veremos nada melhor do que isso pela frente. (provavel)

    • Goemon

      Acho que foi mal portado mesmo.

    • Jaffy

      Duvido que com suporte a Unreal Engine 4 os devs não consigam fazer algo visualmente superior.
      Ainda mais que agora que estão aprendendo a mexer com a engine. Se WiiU conseguiu trazer Bayonetta 2 bonitão… acho que ano que vem surpresas bacanas começarão a aparecer.

    • Thales C

      isso que vc tá falando do Zelda vale pro modo 900p, docado. no portátil em 720p (que é a resolução nativa da tela) ele roda sem nenhum problema.

      • Daniel Peixoto

        a 720p minha calculadora científica da HP deve rodar zelda sem nenhum problema

      • Jaffy

        Calma…. também tem quedas mesmo em 720p. Mas em situações bem mais ”complexas” e numa taxa bem inferior.

    • Maom

      Vale lembrar tb que esse Zelda foi desenvolvido inicialmente pro Wii U. Então acho que ainda não deve ser o jogo mais otimizado possivel para o console. O que é uma pena pq fatalmente deve ser o maior título da vida útil do switch. Mario odyssey deve ser 100% pro switch mas vai ser bem mais leve que o Zelda.

      • raphs

        Esse ponto é muito importante e poucos levam em consideração, o Zelda foi feito para o WiiU, porem como demorou o desenvolvimento e as vendas do WiiU eram baixas, resolveram “portar” para o switch, o jogo vai rodar melhor no WiiU porque foi feito “nele’, o switch só recebeu o port.Não devemos ver o novo Zelda como um Zelda do Switch.Espero no futuro ver um Zelda para esse novo console pois o Breath of the wild é do WiiU.

        • Maom

          Um zelda novo pro switch… Com o tempo que esse levou… Só se for pro switch 2 daqui uns 3 ou 4 anos. Afinal essa proposta do switch de ser feito pra rodar qualquer jogo no portátil e a tecnologia como está hj, com certeza os upgrades terão que ser feitos em curtos espaços de tempo. Não vai dar pra deixar esse hardware dele por 5 anos. Afinal a qualcomm, nvidia, intel, Amd, etc estão numa guerra sem limites para entregar cada vez mais e consumindo cada vez menos.
          E esse Zelda não é um jogo rápido pra se produzir ainda mais mantendo o padrão nintendo. O que pode surgir no futuro pro switch é um zelda mais simples no estilo do between words feito tb pro 3ds. Ou alguma outra thirdie se empolgar e produzir um jogo top exclusivo pro switch, mas acho mais difícil. Vai ser um console pra rodar muitos ports esse switch e os exclusivos ficarão por conta da casa.

    • Rafael

      WAT?
      Como assim? PS4 e Xone tb tiveram lançamentos aquém de seus consoles no início do ciclo.
      É a coisa mais normal do mundo jogos mal portados/mal otimizados, não sei qual informação privilegiada tens para afirmar que provavelmente o console já atingiu seu limite.

      • Talvez a especulação do @Othermind seja possível porque o Zelda é um jogo da Nintendo com problemas para rodar em um console da … Nintendo?!

    • Alexandre Arruda

      Não, não sofre.

    • Wallacy

      A DF fez outro vídeo mais completo sobre o frame rate do Zelda. Em outras áreas do jogo ao invés de área inicial.

      A conclusão é de de modo geral é 30 FPS na maior parte do tempo, mesmo batalhas.

      Acho que mais um update e tudo deve ser resolvido. E não duvido nada de um Special Edition em 60 fps daqui uns anos.

  • Fernando Silva

    Esperar um pouco para comprar então. Com certeza lançam um Patch para corrigir isso no futuro.

  • Wallacy

    Pessoal que portou o SnakePass disse que o port eles fizeram em uma semana. As otimizações ia demorar uns 2 meses.

    Não que o console seja complexo, mas que é muito diferente.

    Ou eles pegaram a versão do Vira e deram um boost gráfico (pois tá bem semelhante ao do PS4) ou do PS4 e estão ajustando os efeitos.

    Seja como for, quase todas as cenas com queda de frames parece ter efeitos em alpha… Similar ao que aconteceu com o Zelda antes do day one update.

    Console quando lança é cheio de incógnita. Vamos ver na E3, daí sim são pra dizer algo relacionado a performance.

    Posso lembrar do próprio WiiU… Não seria o Zelda o último mas também o jogo mais bonito do console? Alguns desconfiavam que não ia rodar no WiiU e tá aí, no fim das vida mostrando que tinha mais poder que alguns esperavam. Com tempo até leite de pedra tiram.

  • Pessoal é apressado. Vamos dar um voto de confiança (que a Nintendo não tem merecido faz um tempo, é verdade). Jogos lançados com o console são sempre notavelmente inferiores aos lançados mais perto do fim do console. Dá pra pegar qualquer console do passado e fazer a comparação. Ainda mais quando é um port de um jogo multiplataforma, não algo feito do zero pensando no hardware do aparelho. E mesmo assim, sabemos que o Switch não chegará ao nível do PS4, mas creio que a distância ainda tende a cair um pouco.

    • Wallacy

      Vários jogos pra PS4 vieram a 900p por exemplo. Se bobear até ainda hoje as tools do PS4 não usam todo o hardware.

      Esse jogo perde frame ate no PS4…

  • O que? Um handheld que passa imagem na TV tem gráficos e desempenho piores que o console de mesa com o melhor hardware da geração atual? Nintendo Switch lixo…

  • Isaac Oliveira

    Mano vcs fazem essas matérias comparando gráficos e framerates do Nintendo Switch. É exatamente pra fugir dessa guerra q a Nintendo criou o Switch. Vocês estão colocando lenha numa fogueira que a Nintendo está jogando água.

    • Theuer

      Você precisa saber diferenciar discussões de specs de discussões de jogabilidade.
      Frame rates baixando de 30fps, começa comprometer a jogabilidade em um aparelho que “só” serve para se jogar.

  • Smartfox

    Eu também acredito que deve ter sido um port apressado, além disso depende de quanto tempo os produtores estão com o devkit do Switch em mãos (duvido que seja mais de 1 ano). A pressa em lançar o jogo para o console, aproveitando o hype inicial, não deve ajudar muito também.

    Eu acho que o Switch ainda pode fazer mais do que foi mostrado, não é um grande hardware e nunca vai apresentar algo visualmente esplendido como visto em um Uncharted 4 ou Doom, mas um joguinho open world como Yooka-Leylee pode tirar muitas vantagens por não precisar ter tantos detalhes complexos e realistas, favorecendo o polimento do jogo… Algo em que a Nintendo é muito boa, por sinal.

  • Theuer

    Duas eternas perguntas:
    1 Não podiam ter um SoC um pouquinho melhor(20~30 dólares a mais) só para não ficar tão no limite assim gerando tanto comentário?
    2 Estou maluco ou os estúdios ultrapassaram o limite do aceitável com a falta de otimização dos jogos fazendo um “cartoon” ter 32GB?

    • Goemon

      Pior que tirando a resolução HD, parece jogo de PS2.

  • O downgrade das texturas no Switch já era mais que obvio, não tem como comparar a Radeon do PS4 com o Tegra do console da Nintendo. Ao meu ver, a adaptação para o Switch foi feita nas coxas para aproveitar o trem do hype.

  • Vinícius Santos

    início de ciclo e port apressado pra entrar no lançamento, ainda acho que vamos ser surpreendidos positivamente quando as produtoras pegarem o jeito, normal console no começo não mostrar todo o seu potencial.

  • Zalla

    pessoal tinha alguma dúvida que o Switch não seria um console potente? nintendo só lança brinquedinho bom para rodar os nativos…o resto pena

  • Willian Cesar

    Fiz uma analise com uma lupa para ver os pixels na tela, e realmente esta injogavel no Switch!! kkkkkkkk

  • Felipe Braz

    Meu deus, tem mais grama nas pedras no ps4!!! que horror!!!!

  • Fabiano Novaes Ferreira

    mas a tela do nintendo switch é de 720p. como não ficaria com essa resolução?

  • Artur

    acho que só vi um nintendista em um forum delirando que o switch iria chegar perto de um PS4 em desempenho.

    • OM4C4C0 S4B10

      Perto chega, mas n fica igual n

      • Artur

        aham….

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis