Ensaio Fotográfico Feminino — pequenas dicas

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Nada melhor para comemorar essa data do que falar sobre ensaio fotográfico feminino (vou levar pedrada das ativistas?). Quando comecei na fotografia eu era um indeciso, como é normal no começo. Fotografei de tudo um pouco, mas pouca coisa me prendia por muito tempo. Então, um belo dia em 1997, eu fiz meu primeiro ensaio fotográfico feminino. O popular book de menininha. Então me descobri como um retratista de mulheres. E tem sido assim nos últimos 20 anos. Minha missão é transportar para as imagens a verdadeira essência e personalidade da pessoa retratada. E tenho sido feliz em alcançar esse objetivo na maioria das vezes.

E quem é nosso público? Você pode encarar isso de duas maneiras. Pode trabalhar comercialmente, ganhando dinheiro, e fazendo disso uma profissão. Ou fotografar por prazer, o que vai possibilitar uma quantidade muito maior de ensaios fotográficos e maior liberdade em escolher temas e locações. Eu trabalho das duas maneiras. Possuo o trabalho comercial, mas também muitos ensaios autorais sem fins lucrativos.

Pensando no lado comercial, ao contrário do que a maioria das pessoas possam pensar, o meu público majoritário não são de mulheres jovens e adolescentes. Adolescentes adoram fotografar, mas geralmente se contentam com o celular e não possuem dinheiro para gastar em um ensaio fotográfico. Meu público é formado (em sua maioria) por mulheres que já passaram dos 30 anos. Elas são decididas, sabem o que querem e estão dispostas a pagar por isso. Fazem o ensaio fotográfico para elas mesmas. Se sentem bem com isso, querem se sentir bonitas, querem realizar uma fantasia e só com a idade se livraram das barreiras que as impediam. Por isso a sessão fotográfica tem que ser bem feita, planejada, realizada com atenção e comprometimento. Podemos estar realizando um sonho de décadas, e isso é importante.

Aqui vão algumas dicas para você que quer trabalhar ou se especializar em ensaios fotográficos femininos.

01 — Não seja um babaca — isso mesmo, conheço uma infinidade de fotógrafos babacas que estão nessa apenas para pegar gatinhas e vivem assediando suas clientes. Tenho vários relatos aqui no estúdio de mulheres que tiveram uma experiência traumática com fotógrafos. São esses manés que estragam nossa reputação. Estamos lidando com seres humanos que merecem nosso respeito.

02 — Estude fotografia — parece um conselho idiota, mas conheço muita gente que compra uma câmera de entrada e sai vendendo ensaios fotográficos sem nem ler um único texto sobre fotografia. Registrar momentos é um trabalho importante e exige responsabilidade. Melhorar o resultado final é bom para o cliente (que fica feliz) e para você que vai ganhar uma indicação.

03 — Entenda a Luz — para ter fotografia é necessário ter luz. Entender seu comportamento é importante. Para fotografar em estúdio você precisa compreender o funcionamento do flash e os efeitos dos rebatedores e difusores. Fotografar em externa é preciso saber como se comporta a luz do sol nos diferentes horários do dia (intensidade, qualidade, temperatura de cor). O mais indicado são sessões fotográficas depois das 16:00 (com possibilidade de um pôr-do-sol ao final). Flash TTL e rebatedores ajudam em uma sessão externa, use e abuse destes recursos.

04 — Tenha um equipamento adequado — quando digo equipamento adequado estou falando do que cabe em seu bolso. Se você vai entrar no mundo dos retratos e ensaios fotográficos, uma câmera de entrada é o suficiente para fazer o seu trabalho. Equipamentos mais caros possuem alguns confortos extras, mas uma Nikon D3200 ou uma Rebel da Canon são perfeitamente capazes de dar conta do trabalho. O único detalhe é a indicação de uma lente 50mm f/1,8 (ou uma 35mm f/1,8 no caso da Nikon). Trabalhar com grande abertura de diafragma e pouca profundidade de campo é um truque que usamos para eliminar pequenos defeitos de pele e facilitar a edição. Não caiam no discurso de que as mulheres se aceitam como são. Elas são bombardeadas pela mídia e pelos padrões de beleza socialmente construídos. Elas não gostam do que acham serem defeitos. É seu papel também trabalhar a composição e  regulagens da câmera para minimizar isso.

05 — Tenha referências — 99,9% das mulheres que aparecem no estúdio não são modelos profissionais. Elas não possuem a menor ideia de como se comportar em uma sessão fotográfica. Você precisa ter referências para orientar poses, olhares, expressões faciais e, principalmente, posicionamento das mãos. Essas referências encontramos nas revistas feministas de moda, dietas, sociedade. Tudo que possa lhe trazer conceitos e estéticas para serem utilizadas em um ensaio fotográfico. Se você está no começo então fatalmente não vai ter dinheiro para contratar um produtor, então vai ter que fazer esse trabalho também. As clientes não modelos chegam ao ensaio com uma tonelada de roupas, sapatos e acessórios. Você que deve escolher e combinar as roupas para as quatro trocas (geralmente) que fazem parte do ensaio. Fatalmente você precisa entender um pouco de maquiagem também, para orientar a modelo nesta hora. No começo a própria cliente faz sua maquiagem (o que não fica bom), pois a maquiagem para fotografia tem que ser levemente mais forte e contrastada do que a maquiagem normal do dia a dia. O melhor investimento é colocar no preço do ensaio uma maquiadora profissional. Além de ficar mais bonito vai diminuir em 50% o seu trabalho com pós-produção.

06 — Se conecte com as pessoas — impossível fotografar uma pessoa sem se conectar com ela. Converse, brinque, ouça o que ela tem a falar. Somente com a conexão você vai quebrar o gelo e fazer a modelo se soltar. Lembrando que a pessoa que você está fotografando também é bombardeada pelas referências que você buscou. Quando você se conectar a ela essas referências começam a fluir e ela vai criando as poses sozinha. Se ela te procurou para um ensaio fotográfico ela também pesquisou muito. O seu trabalho vai ser muito mais fácil quando ela se soltar. Fotografia não é profissão para pessoas tímidas.

07 — Crie experiências — duas possibilidades em um ensaio fotográfico feminino. A primeira é você aproveitar elementos da personalidade, profissão  ou atividades da pessoa fotografada. Se ela pratica esportes então é possível trazer esse elemento para as imagens. Se ela gosta de animais então é possível introduzir os animais de estimação da pessoa, e assim por diante. A segunda possibilidade é criar um mundo que fuja totalmente da realidade da modelo como, por exemplo, um universo de fetiches em um ensaio mais ousado. Não há limites para a imaginação.

08 — Se divirta — diversão é o objetivo de todos. Conheço muita gente que entrou na profissão apenas por dinheiro e só consigo pensar como a vida destas pessoas deve ser triste. Fotografar, dar rizada, curtir esse momento. É a melhor coisa que pode acontecer.

O resto pessoas, é apenas detalhe.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Zalla

    gostaria de entender a técnica de luz usada na terceira fotografia, quando a mulher é feia deixa a cara dela no escuro??

    Parabens pelas matérias que escrevo, todas muito úteis e claras….mas realmente essa terceira foto me intrigou…

  • Belíssimo trabalho.. a cachorrada agradece… o/

  • Se eu entrasse realmente não seria pela profissão, nem trabalharia nisso diretamente, seria por diversão, mas é um hobby que no momento me sairia muito caro. Mesmo com todas as paisagens, nuvens e outros que tanto gostaria de guardar. Acho que nem o snap do moto Z com câmera consegue fazer o que essas belezinhas caras conseguem. =(

  • Não tem saída !!

    Minha mulher sempre me xinga, qualquer foto que tiro dela… 😀

    Ela sempre acha que sou péssimo fotografo e não sei tirar foto boa, sempre se acha horrível nas fotos… Como vou explicar que a culpa não é minha e nem da câmera ?!?!? 😛

    • Ariel

      Hum.. não sei, algo que gosto muito nas poucas fotos que tirei é que as pessoas conseguem ver o que eu vi da maneira que eu vi ao invéz da realidade crua…. então será que o que está na foto não reflete um pouco da mente de quem tirou?

    • Gilson Lorenti Fotografia

      kaka, tem gente que sofre da síndrome do espelho. Está tão infeliz com a aparência que não suporta ver a própria imagem. Ai já é um fator psicológico

      • Pior que minha mulher é bonita, mas sempre me xinga nas fotos que eu tiro, faço de cima, de baixo, corpo inteiro, cintura, umas 20 fotos e ela olha e fala: – pode apagar tudo, nenhuma presta… daí outra pessoa tira a foto e ela: – agora sim ! Essa ficou boa ! Já larguei de mão… ehehe

        • Gilson Lorenti Fotografia

          kakakakaka, perseguição com você 🙂

        • Ai feio é o que você tá fazendo… vai fazer um curso rapaz… xD

        • ochateador

          Quase certeza que você tira as melhores fotos delas.
          Mas tem aqueles detalhes dela sair muito sensual, muito bonita, etc que pode causar inveja extrema nas amigas delas… aí ela manda apagar para que somente você tenha acesso a essas fotos (através da sua memória 😛 ).

          • Que beleza, ótimo ponto de vista. Acho que é isso mesmo! 😀

          • Theuer

            Cara… Se eu tivesse uma lábia dessa minha vida seria tão mais fácil! 🙂

          • ochateador

            Trabalhe na área de TI, seção helpdesk (via telefone ou suporte presencial).
            Vai aprender rapidinho a passar ileso por uma world war.

          • Daniel

            Achei que teria um caminho mais fácil … =/. Esse ai é bem merecido que tenha uma boa lábia.

  • Ariel

    Tenho vontade de estudar fotografia, mas falta coragem, iniciativa, tempo.. mas um dia ainda dou esse passo. Acho que vou começar procurando alguns textos por aqui mesmo que vejo que isso é um assunto muito em pauta aqui. Seria bacana parar de ficar apenas tirando screenshots de games, fotos amadoras no celular e tentar dar o primeiro passo pra fotografia de verdade.

    • Garrete Alves Reis

      Cara, comecei a estudar sozinho faz uns 3 anos. Comprei uma mirrorless de entrada e alguns livros. Vejo muito texto na web e tutoriais no YouTube. Meu conselho: comece o quanto antes! É apaixonante! Hoje, eh meu principal hobby.

    • Quer uma dica de ouro? Paga um ano de assinatura da Eduk (não tenho certeza de quanto está hoje. A minha quando renovei ano passado, ganhei desconto e pago 19,90 por mês pra ter acesso a todas as áreas do site). Melhor investimento que você pode fazer no aprendizado de fotografia. Tem verdadeiros mestres ensinando lá nos cursos de fotografia. Vale muito a pena!

  • Othermind

    @gilsonlorentifotografia:disqus Na primeira vez que chamei uma amiga pra “brincar” de tirar foto tinha acabado de pegar minha 50mm.. fui tirar todas as fotos em 1.8… resultado… 80% de ficou desfocada… rs Vc usa qual abertura com a 50mm para ensaio? Outra pergunta… nas fotos que entrega aos cliente vc coloca seu nome/logo ? Ou só nas que divulga online?

    • Monkey

      50mm…meu sonho de consumo. =P

      • Othermind

        É uma das mais baratas, ou a mais barata lente fixa… e compensa muito viu…

        • Monkey

          Eu sei, mas a nikon tá na faixa de uns R$1000,00… Fico babando…

          • Gilson Lorenti Fotografia

            A 50mm f/,8 G da Nikon está perto de mil temers mesmo. Para quem tem câmera com motor de foto é possível comprar a Nikon 50mm f/1,8D que está saindo por 450 temers.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Quando o ensaio é externo ou com luz contínua eu uso em f/2,8. Algumas vezes, para um desfoque mais agressivo em f/1,8. Infelizmente na abertura máxima ela é bem marota no foco. Faça um teste. Coloque em f/1,8 e foque na ponta do nariz em um retrato mais fechado. Você vai perceber que os olhos já ficam fora de foco. A magia da profundidade de campo. Eu costumo entregar 35 fotos editadas para a cliente. E qual o motivo desse número? Edição. Editar de maneira correta consome muito tempo. Então limito a quantidade de fotos para não perder dias editando infinitas imagens. No ensaio de ontem, por exemplo, fiz 530 fotos e vou entregar 40 imagens, pois é o número de imagens que a moça tem que mandar para o site da Suicide Girls. Meu pacote mais barato oferece apenas as fotos digitais. Mas, sempre entrego algumas fotos impressas em tamanho 10x15cm como brinde para a pessoa ver como fica mais bacana no papel. Geralmente elas voltam querendo mais fotos impressas. E, por fim, eu entrego o pendrive com duas pastas. Uma delas a imagem customizada para compartilhar em redes sociais e com meu logotipo. Eu aviso que a imagem já está certinha para publicar. Na outra pasta a imagem em alta resolução (3000 pixels na aresta maior com 240 ppi).

      • Othermind

        Gilson, muuuuito obrigado pela generosidade de compartilhar essas dicas. Nessa area os profissionais parecem querer se matar que receber uma dica assim eh raro. Obrigado novamente!

        • Gilson Lorenti Fotografia

          realmente, alguns fotógrafos não gostam de compartilhar essas dicas, mas eu acha que se todo mundo consegue se aprimorar tecnicamente o mercado vai melhorar muito.

          • Sigo a mesma lógica. Prefiro incentivar a pessoa quando ela vem com papo “Nossa, como você é bom e blablabla”. Sigo a mesma lógica de quando dava aulas de hardware na Microcamp: um professor feliz e realizado é aquele que é superado pelo aluno. Isso cria uma competição saudável onde os dois evoluem!
            Mas em fotografia aqui no Brasil realmente é raro ver gente que ajuda um colega/futuro colega de profissão sem ressalvas.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            Cara tem muito fotógrafo que chega a ser chato e arrogante com quem está começando. Tem que pegar esse iniciante pela mão e ajudar. Mostrar a realidade do mercado e como ele pode evoluir. Eu ainda acho que tem espaço para todo mundo.

          • Rafael Rodrigues

            Como diz o @avioesemusicas, sem “pano preto”. Parabéns!

          • Daniel

            Eu observo essa questão do conhecimento a muito tempo e em várias áreas de trabalho. Geralmente os melhores profissionais que encontrei não tem nenhum problema em compartilhar conhecimento ou no meu caso explicar determinado problema, causas/consequências/soluções. Os que conheci que tinham essa qualidade só tinham a ganhar, com clientes, com parcerias, com funcionários e com o trabalho em si.

      • ochateador

        Marketing bem feito o seu.
        Acho que a maior dificuldade deve ser agendar alguma data com você 😛

    • Theuer

      Olha que interessante cara, uso muito 50mm @1.4 e 28mm @1.2 em video e cinema. Pela precisão do anel das lentes + a engrenagem do follow focus, gravamos até atores em movimento assim. Agora…
      Câmera fotográfica na mão e lente fotográfica 50mm 1.4, também passo aperto. Dou aquele passinho para traz para aumentar um pouco o tamanho do campo focal e faço um burst de 3~4 fotos girando o anel. Funciona 80% da vezes.
      Abraço.

      • Othermind

        Vou testar essa dica do burst girando o anel.. Obrigado

  • Anayran Pinheiro

    Muito ouro essas dicas! Valeu demais por tê-las compartilhado, meu caro!

  • Gerson Arbigaus

    Show o post, parabéns pelas dicas.
    Possuo uma D5200 e uma 35mm, tiro algumas fotos por diversão e uma das coisas que mais gosto de fazer é fotografar minha esposa.
    A maioria das fotos que tiro não ficam boas, mas estou aprendendo a usar a luz e o ambiente a meu favor. Uma questão que preciso muito aprender é a direcionar a modelo na hora das fotos, acho que irei buscar mais referências para poses e etc.
    Uma coisa também que sempre fico na dúvida, é o que fazer no pós produção para melhorar as fotos, por exemplo, deixo mais quente ou mais fria a imagem? Aplico mais contrastes? A foto ficará melhor com mais cor?
    Mas isto eu ainda estou aprendendo e gostando muito de “brincar” com isto. 🙂

    • Gilson Lorenti Fotografia

      referências são importantes. Não tenha medo de salvar no celular uma pose que gostou e mostrar na hora de fazer sua foto. Quando comecei tinha várias poses nas paredes do estúdio. Só ia pedindo para as clientes repetirem. Chega uma hora que você nem precisa mais delas, a coisa vai fluindo. A questão da edição é uma coisa extremamente pessoal. Eu gosto de fotos com muito contraste e sempre deixo o balanço de branco mais frio do que seria o correto. Mas isso são gostos pessoais. Cada um desenvolve o seu.

  • K9s10

    Esses caras sabem mesmo tirar uma boa foto, mesmo barangas ficam apresentáveis! Algumas até que são bonitas!

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Regra número 1 para você

      • K9s10

        Sei sei sei… ¬¬¶¶¶¶

  • Felipe Henrique

    Muito aderente suas palavras mestre , se assim me permite chama-lo uma pessoa no ramo da fotografia há 20 anos pra mim é considerado e dito como mestre, entrei no ramo mesmo da fotografia há 5 meses e estou cada vez mais ciente de que é essa profissão que me pertence, que me faz transpirar no meu dia-a-dia e devo concordar com suas palavras, “fotografia não é profissão para pessoas tímidas”, me identifiquei pelo fator de me ver ao contrário, sou bastante extrovertido desde os tempos de escola, com apenas 22 anos hoje me sinto “no auge da idade” e mergulhando de corpo e alma nessa vida de fotografia, de ter o dom e congelar o tempo, de fazer parte da vida das pessoas de tal maneira tão bem expressiva que cabe na palma da sua mão desde a foto 3×4 da identidade ao maior MDF. A partir de hoje meu caro terei mais uma inspiração na minha vida e é você. Estou agora acompanhando a todo momento. Você é demais! Abraços. Att:Felipe Henrique Fotografia

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis