Estúdio compartilha ingressos disfarçados de torrents, mas esquece de ficar de seed

De boas intenções o inferno está cheio, e nada pega mais mal do que uma tentativa bem intencionada de combater a pirataria que falha em sua essência, seja por malícia ou por pura ingenuidade. A última veio de um estúdio costa-riquenho, que desenvolveu um site falso para distribuir torrents fakes de filmes ainda em cartaz, com a intenção de fornecer ingressos de graça para estimular as pessoas a irem ao cinema.

O problema: ninguém lembrou de permanecer online como seeds dos arquivos.

A ideia em si não era ruim: a Romaly criou o site LegalTorrents com um template idêntico ao do KickAss Torrents, um dos trackers mais famosos e que recentemente havia sido derrubado pela indústria do copyright, tendo voltado à atividade alguns meses depois. Ele hospeda uma série de torrents, todos de filmes que ainda estão em cartaz na Costa Rica e obviamente, a turma do escorpião no bolso local achou a ideia ótima.

No entanto todos os torrents hospedados são falsos. Eles contém apenas um trailer do filme em questão, acrescido de uma mensagem de como a pirataria é prejudicial ao mercado e à indústria do cinema. A diferença é que os torrents indicam um endereço de e-mail para os usuários, e aqueles que entrarem em contato com a distribuidora através dele terão direito a um par de ingressos do filme que estava tentando baixar (válido apenas na Costa Rica, claro).

O grande, enorme problema por trás de tal iniciativa é que a Romaly aparentemente não entende muito de torrents. O site TorrentFreak tentou baixar uma grande quantidade de arquivos e não conseguiu acessar um sequer, pelo simples fato de que não há seeds (pessoas conectadas à rede P2P que possuam o arquivo completo). Dessa forma não é possível baixar nada.

Claro que há alguns pontos a levantar aqui. É possível que o seeder original apenas permaneceu conectado pelo tempo suficiente para que outros tivessem baixado os torrents, e esses em específico (os usuários que queriam os filmes completos) não ficaram conectados após o download, pondo por água abaixo os planos da Romaly. É uma possibilidade, afinal creio eu que os que não abrem a carteira por nada nesse mundo não devem ter curtido terem sido sacaneados. Mesmo recebendo ingressos de graça.

Ainda que seja uma medida mais simpática a ações mais agressivas da indústria do copyright, de nada adianta oferecer um agrado e falhar categoricamente na forma. A intenção foi boa, a execução nem tanto.

Fonte: TorrentFreak.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis