Microsoft anuncia o Xbox Live Creators Program

A Microsoft aproveitou a Game Developers Conference para anunciar uma novidade muito bacana para o seu console. Trata-se do Xbox Live Creators Program e que de forma resumida eles descrevem como uma maneira de permitir que qualquer pessoa publique digitalmente jogos para o Xbox One e Windows 10.

Ou seja, graças a esse programa será muito mais fácil um desenvolvedor ter seus jogos criados para as plataformas da Microsoft (Universal Windows Platform) publicados e integrados à Live, o que lhes dará acesso a recursos como GamesDVR, transmissão pela internet, placares de líderes e estatísticas, mas sem conquistas.

Isso significa que seus títulos sejam expostos a todos os donos de um Xbox One através da família Xbox One, incluindo o Project Scorpio, assim como a milhões de computadores com Windows 10 e milhões de caras usando o aplicativo do Xbox em plataformas mobile,” explicou Chris Charla, diretor do programa para desenvolvedores independentes [email protected], ao falar sobre a sessão específica que será criada nas lojas dessas plataformas.

Tudo isso me faz lembrar o Xbox Live Indie Games, iniciativa que a Microsoft lançou na época do Xbox 360 e que tinha características bem parecidas com as desse Xbox Live Creators Program. Para aquele também foi criado uma área especial na loja do console para que tais jogos fossem disponibilizados e também não tínhamos conquistas, o que me faz crer que a nova iniciativa poderia muito bem ser chamada de XBLIG 2.0.

Mas seja essa similaridade boa ou ruim, o fato é que tal abertura deve ser sempre comemorada, ainda mais porque segundo Chris Charla, aqueles que já estão desenvolvendo games para UWP não precisarão investir muito para oferecer suas criações aproveitando o programa e caso o desenvolvedor queira aproveitar tudo o que a Xbox Live tem a oferecer, incluindo aí o apoio de marketing prestado pela Microsoft, ele poderá simplesmente aderir ao [email protected], mesmo que o jogo já tenha sido lançado.

Portanto, é muito provável que nos próximos meses tanto a loja do Xbox One quanto a do Windows 10 recebam uma enxurrada de jogos de menor porte, alguns bem interessantes e muitos outros completamente dispensáveis. No entanto, como eles estarão restritos a uma parte específica dessas lojas, acredito que não será um problema e quem sabe isso não faça com que alguns fenômenos surjam?

Fonte: Xbox Wire.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • KappaKeepo

    até hoje não entendi direito o que é o project scorpio

    • É tipo um Xbox One só que melhor e mais potente.

    • Germano

      Xbox One Ponto Cinco

    • KappaKeepo

      pra que um xbox one mais potente se não tem nada de bom nele? faz logo um xbox two

      • major505

        Em teoria seria um Xbox com suporte a 4k e 60 fps em todos os jogos, assim com o ps4 pro, mas a verdade é que poucos desenvolvedores vão fazer uso disso.

        • KappaKeepo

          cara pelas specs que achei no google, acho dificil ter suporte a isso em TODOS os jogos, alguns seriam viáveis mas 60 fps em todos não, em 4k então..

          • major505

            ELes falam que desenvolvedores teram a opção de fazer ou não esse suporte. A questão é… ninguém vai gastar tempo fazendo praticamente 2 jogos. Eles simplesmente vão melhorar um pouco o visual atual, e nerfar a versão pro Xbox One normal.

          • KappaKeepo

            na verdade não são dois jogos, é o mesmo jogo feito pela mesma equipe o que muda é pouca coisa e você pode deixar um time pequeno cuidando disso..
            o meu ponto é onde esse cara se “encaixa” (trocadalho) dentro do conceito atual de consoles, se ele for muito melhor que o xbox one não seria melhor lançar como uma nova gen?

          • Ronaldo Adiano

            Ai eu começo a ler esses comentários e penso pra que ficar lançando novos consoles de eles n fazem nenhuma melhora relevante acho melhor criar um console e deixar so ele por um tempo mercado até que se tenha uma tecnologia para criar um novo console que vai trazer mudanças que vão ajudar de verdade e melhorar a experiência do jogador pq pelo que eu entendi o 4k do S é So pra videos.

        • Sokka

          Não, o similar ao ps4 pro já existe é o xbox one S, o scorpio vem pra competir em termos de gráfico e potência com o PC

          • major505

            A é… esqueci do S tb… eu já acho uma besteira. A beleza do videogame é a simplicidade e padronização do Hardware. O que um tem, em teoria todo mundo tem.

            A unica coisa que faria o Scorpio se comprar a um PC é se tornarem ele modular e permitissem instalar outro SO que não seja o que vem nativo. Mas ai seria essencialmente um PC…

          • O PS4 é bem mais poderoso que o Xbox One S, não dá pra comparar. O One S é em sua na verdade um Xbox One menor, apenas com 4K para filmes e HDR.

          • KappaKeepo

            na verdade o xbox one S compete com o ps4 standard mesmo, a nivel de hardware o ps4 pro ainda é um pouco melhor

            o 4k dele é upscaled portanto nem usa muito processamento pra isso

          • Pedron

            Não, não existe similar ao ps4 pro… O xbox one S tem o mesmo hardware do xbox one, só que é menor e suporta vídeo 4k (netflix, bluray, etc), só isso… Pra jogo é igualzinho um xbox one normal…

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        Me faço a mesma pergunta em relação ao PS4, tem 3 versões no mercado e já tem gente falando em PS5 pra competir com o scorpio, não seria melhor eles investirem na rede deles para proteger os usuários dos crackers?

    • tuneman

      é tipo o surface phone do xbox.
      é o novo console que vai mudar toda a industria.

  • Claudio Rosa

    isso só não vai beneficiar aqueles como eu que comprar jogos online na internet (contas primárias e secundárias) e a M$ bloqueou os consoles sem dar chance de defesa… NÃO COMPREM XBOX, POIS A M$ NÃO SE IMPORTA COM VCS !!!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis