Meio Bit » Arquivo » Hardware » Sorteio: roteador Netgear WGR614

Sorteio: roteador Netgear WGR614

14 anos e meio atrás

Recebemos para sortear entre os queridos leitores um roteador sem fios da Netgear, modelo WGR614. Ficaram interessados, não é mesmo?!

wgr614O WGR614 é relativamente conhecido, eu mesmo já tive oportunidade de usá-lo há alguns meses. Indiscutivelmente bonito, fica muito bem em ambientes “estilosos”, isso é inegável. Outro ponto positivo é que a instalação, a exemplo dos concorrentes mais recentes, é extremamente fácil, pensada para “salsas” e afins. Particularmente, prefiro o modo “antigo”, mas vai ser difícil ouvir reclamações quanto à dificuldade de “conectar na internet” com esse dispositivo.

Um breve interlúdio: como já disse, tive a oportunidade de usar destes. Infelizmente, minha necessidade era um roteador sem fios para uma pequena empresa, com vários micros “wireless” e outros plugados “diretamente”, usando as quatro portas Ethernet 10/100 na traseira do equipamento. Mas essa não é a seara do WRG614. Primeiro, porque suas funções de remapeamento de portas não permitem, por exemplo, direcionar a porta de entrada 999 para, digamos, a porta 80 de um determinado IP da rede interna. Ele apenas direciona as portas de entrada para as mesmas portas de um IP interno.

Outro problema encontrado: quando vários micros da rede interna trocam arquivos entre si, a taxa de transmissão cai a ponto de ser insuportável.

No entanto, se o uso for doméstico, sem redirecionamento de portas, servidores internos e por aí vai, então ele cumpre com louvor o seu papel. Funciona muito bem para tráfego de FTP, HTTP e peer-to-peer. Lembrando apenas que é preciso que haja um modem ADSL, já que o WGR614 não tem um incorporado.

Minha idéia era instalar o DD-WRT e verificar seu comportamento, mas esta versão (9) ainda não é suportada pela distribuição.

De qualquer forma, é um bom produto, desde que utilizado em ambientes caseiros, sem pretensões de “home server”.

Para ganhar, é muito simples: todos os que tiverem mais de 64 tibs podem participar. Basta deixar um comentário (até a próxima sexta-feira), dizendo que quer recebê-lo no conforto do lar e que adora o Meio Bit, é fã do Cardoso e quer marcar uma consulta com o Leo. Mais fácil, impossível. Boa sorte a todos!

relacionados


Comentários