Como ver o Anel de Fogo neste domingo sem ter que ligar na Rede TV

bonnietyler

Eclipses são um fenômeno fascinante. Dramáticos mas inofensivos e únicos no Sistema Solar. Em nenhum outro planeta fora a Terra temos a coincidência cósmica de a Lua ter o mesmo diâmetro aparente do Sol. Por isso temos os eclipses totais e anulares.

A plebe ignara se assustava com eclipses e se maravilhava com o poder mágico dos sacerdotes em prevê-los, mas não há nada de mágica, é apenas a boa e velha matemática. Os caldeus já tinham decifrado o Ciclo de Saros, um período de 6.585,35 dias após o qual os eclipses de repetem.

Um desses eclipses do Sol ocorrerá amanhã.

eclipsenasa

Calma que eu traduzo: teremos um eclipse anular, que ocorre quando a Lua está mais distante (órbitas elípticas, lembra?) e portanto menor, assim não cobre exatamente o disco solar. O resultado é um eclipse assim:

07-annular-eclipse-melandri

Esse eclipse vai ser bem longo, começando no Pacífico Sul, próximo do Chile e terminará na pontinha do Congo. Quanto mais distante da linha central mais a Lua estará desalinhada, então quem estiver na Região Norte, esqueça.

Já na latitude do Rio de Janeiro, às 10 h 13 min hora local a Lua tocará a ponta do disco solar.

lua1

Às 11 h 33 min ele atingirá seu ponto máximo:

lua2

Lembre-se: não olhe direto para o Sol, é péssimo para seus olhos. Use filmes de radiografias, um pedaço de vidro enegrecido (pode falar enegrecido ainda?) com uma vela ou outros métodos. Não use binóculos.

De resto, é uma pena que pra gente o eclipse seja apenas parcial. Os anulares são mais bonitos que os totais, mas se você não estiver na Patagônia, se quiser ver o Anel de Fogo, só botando na Rede TV mesmo (NSFW, cuidado, não clique).

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples