Google Search e Bing diminuirão o destaque de sites com conteúdo pirata

pirate

A Microsoft e o Google não pretendem mais serem coniventes (CO-NI-VEN-TES!) com a distribuição ilegal de material com copyright. O Google Search e o Bing já vinham filtrando seus resultados de busca mas sendo sincero, um uso um pouco mais apropriado do Google-Fu e você encontra basicamente o que quiser.

No entanto a história está mudando: no Reino Unido uma parceria entre as duas, agências de segurança e grupos representantes dos artistas e outros detentores de copyrights visa acabar com a farra, e só sendo muito ingênuo para acreditar que em breve isso se estenderá para mais países.

O acordo firmado com o governo britânico prevê que Google e Bing rebaixem nos seus resultados de busca não só sites notoriamente distribuidores de material pirata como o PirateBay, o KAT ou outros trackers, fórum públicos e restritos e outros serviços como mesmo domínios e blogs que meramente ensinem o caminho das pedras, seja hospedando softwares tipicamente utilizados pela turma do tapa-olho ou que apenas publiquem tutoriais e mumunhas. Lembra do caso de donos de sites presos apenas por compartilharem tutoriais do balde de pipoca? É nesse nível, ainda que não estejam previstas sanções legais.

A ideia é bem elegante e visa desestimular os usuários de fim de semana da Locadora, removendo tais resultados das páginas iniciais dos resultados e suprimindo seus nomes na função de autocompletar. Mesmo sentenças do tipo “como baixar ***” deverão desaparecer por completo, dificultando ao máximo a obtenção de conteúdo ilegal.

É uma medida que embora não seja definitiva, é capaz de causar muitos estragos em sites piratas e trackers que dependem da visitação do público para ganhar uma graninha (de outras formas que não o AdSense, esse o Google já cortou faz tempo): é sabido que o primeiro link nos resultados do Google Search gera um terço da navegação, e a primeira página fica com 92% de todo o tráfego. Agora imagine o que pode acontecer ao jogar um blog de séries para digamos, a página 5 de resultados.

Como Microsoft e Google são parceiras aqui e ali (embora gostem de se alfinetar de vez em quando) é bem provável que tal medida deixe as fronteiras britânicas e no futuro seja aplicada globalmente no Bing e no Search, caso os resultados na terra da Rainha se mostrem satisfatórios em barrar o tráfego em sites piratas. Estamos de olho.

Fonte: BPI.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Felipe Braz

    Haja AI pra filtrar coisas legais de ilegais em sentenças “como baixar ***”, afinal, duvido que se alguém escrever “como baixar g” ele não vai completar com “google chrome”

    • Emílio B. Pedrollo

      Tentei aqui, por enquanto aparece gta san andreas, gta, gta5 e gif. Agora fiquei pensando, se o alguém tiver uma dúvida de como baixar o jogo comprado e pago pelo Steam, o que acontece?

      • Felipe Braz

        Talvez não tenha me feito entender bem, foi justamente esse ponto que tentei levantar.

      • Rafael Gil

        Se ele comprou e pagou pela steam, o download é automático caso ele já tenha o steam instalado. Se não tiver, na página de compra ele já dá a explicação de como instalar (e tb no email que ele recebe de confirmação). Não tem por que ele fazer esse tipo de pesquisa.

    • Baixaki vai fechar, aquele antro de instaladores de baidu.

    • No caso isso não tem nada a ver com a palavra da busca, o que vai acontecer e que o google vai baixar a relevancia do site inteiro, o google já tem um algoritmo que penaliza sites de acordo com algumas coisas que eles acham errado e só adicionar pirataria no meio, não e tão difícil e falta de vontade mesmo…

      • Felipe Braz

        O texto dava a entender que iriam desaparecer os termos, mas enfim deve ser uma questão de interpretação mesmo.

  • Mirai Densetsu

    Hora de começar a migrar pro duck duck go?

    • E. Bicalho

      “Duck duck what?”
      Quem não sabe usar o Google (e é o foco dessa medida) sobre Duck Duck Go

  • Eu adoro quando eles tiram conteúdo por causa do DMCA mas deixam um link pro mandado e neste consta o link removido.

  • Marcogro®

    Missão Impossível – Episódio Estendido (muito, bastante, infinitamente…)

  • Finalmente o povo vai aprender que existe duckduckgo hahahahaha

  • Cássio Amaral

    O Bing não fede nem e nem cheira, já que é completamente inútil, mas com o buscador do Google, a coisa é diferente. Embora eu já tenha muitos anos de experiência nessa indústria vital, indo diretamente a um site ou fórum para encontrar um determinado tipo de conteúdo warez, às vezes você não sabe onde encontrar, e acaba tendo que googlar. Vou experimentar o Duck Duck Go como sugerido pelos colegas meiobitianos 🙂

    • Felipe Braz

      Ao invez de googlear vamos duckduckgoiar lol

    • Narciso

      Pelo menos até alguém comprá-lo

  • K9s10
  • Antonio Azevedo

    Está faltando um “não” na parte “só sendo muito ingênuo para acreditar que em breve isso NÃO se estenderá para mais países.”

  • kenji

    Talvez isso aumente um pouco a habilidade internística do usuário médio de computador. Convenhamos, qualquer coisa que eles aprendam pode aumentar o QI deles em centenas de pontos percentuais.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis