8 minutos de puro terror robótico, cortesia Boston Dynamics

soon

Robôs industriais são uma realidade, mas estão longe da idéia popular de robô. Não são nada versáteis, se você mudar as peças de lugar alguns cm eles se confundem, e se um humano entrar na jaulinha, morre pois os robôs não possuem capacidade de identificar pessoas.

A abordagem da Boston Dynamics é diferente. Antes de criar robôs com finalidades específicas, estão usando um conceito mais Asimov, tornando-os inteligentes e versáteis. Eles ainda são, como todos os robôs modernos, carrinhos de controle-remoto, mas os da Boston Dynamics você diz para onde devem ir, e eles se viram.

No vídeo abaixo temos uma apresentação de oito minutos onde vários dos robôs que já vimos isoladamente são apresentados em versões mais recentes. O Atlas já anda sem guias de segurança, e realiza tarefas em tempo real. Os robôs quadrúpedes ganharam garras/cabeças e uma agilidade impressionante. No final o robozinho ainda faz uma aparição no palco.

Hoje, como estão, esses robozinhos já substituiriam perfeitamente estagiários da expedição na maioria das empresas, só não o fazem porque os robôs são mais caros e as pessoas ainda por cima se apegam a eles.


jurvetson — The latest “nightmare inducing” Boston Dynamics robots

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis