Meio Bit » Arquivo » Fotografia » As câmeras do World Press Photo 2017

As câmeras do World Press Photo 2017

Veja as câmeras mais utilizadas pelos vencedores do World Press Photo 2017.

7 anos atrás

E já temos o resultado do World Press Photo 2017. Como era esperado a foto vencedora foi do fotógrafo Burhan Ozbilici que retratou a morte do embaixador russo Andrey G. Karlov. Muitos criticaram a escolha por ser, talvez, uma propaganda da atividade terrorista, mas não podemos negar que a imagem foi a mais impactante de 2016. Aliás, muitos apontaram que o tema do World Press Photo deste ano poderia ser ódio, violência e destruição, por conta das temáticas envolvidas nas imagens vencedoras de cada categoria. Mas, para mim, é apenas um reflexo dos tempos em que vivemos e do que acaba sendo eleito como notícia. Vocês podem ver todos os vencedores e categorias no site oficial do World Press Photo.

Porém, um outro dado que sempre é liberado pela organização do prêmio é quanto às câmeras utilizadas pelos vencedores. Aqui entramos em um dilema bem interessante do mundo da fotografia. Sempre existe aquele discurso de que quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera. Concordo plenamente, e a prova disso é que até entre os vencedores do mais importante prêmio do fotojornalismo mundial temos uma câmera de entrada, no caso uma Canon Rebel 700D. Mas, também é verdade que uma câmera mais encorpada pode render comodidades e qualidade na hora de uma fotografia mais complicada.

Como em todos os anos, e isso reflete também a participação das marcas no mercado fotográfico, a Canon está presente em 55% dos equipamentos utilizados. Seguida por Nikon, com 30,55%, e Fuji com 8,3%. A presença da Fuji é justificado pelo crescente número de câmeras Mirrorless da marca sendo utilizadas no fotojornalismo, principalmente por conta do tamanho compacto e qualidade. Notamos que, mesmo com o crescimento de participação no mercado e com os ótimos equipamentos que lançou os últimos anos, a Sony ainda não entrou nesta lista. A câmera mais utilizada é a boa e velha Canon 5D Mark III, seguida pela Canon 1Dx.

Porém, o mais importante é o talento das pessoas que estavam no comando destes equipamentos. Existe uma grande diferença entre os fotógrafos informais e o olhar treinado de um fotojornalista, Podemos ver isso nos poucos veículos de informação e agências de imagem que não substituíram seus profissionais por repórteres com iPhone. Uma boa imagem realmente vale mais do que mil palavras.

Fonte: Petapixel

relacionados


Comentários