As câmeras do World Press Photo 2017

E já temos o resultado do World Press Photo 2017. Como era esperado a foto vencedora foi do fotógrafo Burhan Ozbilici que retratou a morte do embaixador russo Andrey G. Karlov. Muitos criticaram a escolha por ser, talvez, uma propaganda da atividade terrorista, mas não podemos negar que a imagem foi a mais impactante de 2016. Aliás, muitos apontaram que o tema do World Press Photo deste ano poderia ser ódio, violência e destruição, por conta das temáticas envolvidas nas imagens vencedoras de cada categoria. Mas, para mim, é apenas um reflexo dos tempos em que vivemos e do que acaba sendo eleito como notícia. Vocês podem ver todos os vencedores e categorias no site oficial do World Press Photo.

Porém, um outro dado que sempre é liberado pela organização do prêmio é quanto às câmeras utilizadas pelos vencedores. Aqui entramos em um dilema bem interessante do mundo da fotografia. Sempre existe aquele discurso de que quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera. Concordo plenamente, e a prova disso é que até entre os vencedores do mais importante prêmio do fotojornalismo mundial temos uma câmera de entrada, no caso uma Canon Rebel 700D. Mas, também é verdade que uma câmera mais encorpada pode render comodidades e qualidade na hora de uma fotografia mais complicada.

Como em todos os anos, e isso reflete também a participação das marcas no mercado fotográfico, a Canon está presente em 55% dos equipamentos utilizados. Seguida por Nikon, com 30,55%, e Fuji com 8,3%. A presença da Fuji é justificado pelo crescente número de câmeras Mirrorless da marca sendo utilizadas no fotojornalismo, principalmente por conta do tamanho compacto e qualidade. Notamos que, mesmo com o crescimento de participação no mercado e com os ótimos equipamentos que lançou os últimos anos, a Sony ainda não entrou nesta lista. A câmera mais utilizada é a boa e velha Canon 5D Mark III, seguida pela Canon 1Dx.

Porém, o mais importante é o talento das pessoas que estavam no comando destes equipamentos. Existe uma grande diferença entre os fotógrafos informais e o olhar treinado de um fotojornalista, Podemos ver isso nos poucos veículos de informação e agências de imagem que não substituíram seus profissionais por repórteres com iPhone. Uma boa imagem realmente vale mais do que mil palavras.

Fonte: Petapixel

Relacionados: , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Othermind

    O resultado, de certo modo, era o esperado. O que gostaria de saber é o pq? Qual o fator determinante que faz com que as canon sejam as escolhidas?

    • Gilson Lorenti Fotografia

      quando digo o esperado é justamente pela fatia de mercado que as empresas dominam. Embora não tenha feito lançamentos impactantes nos últimos anos, a Canon ainda lidera o mercado. E tinha a lenda (antigamente) do foco automático da Canon ser mais rápido e preciso (o que eu acho uma verdade até hoje), o que para jornalismo é uma coisa necessária.

  • Rodrigo Dias Javornik

    Pergunta de leigo. A Kodak não vende mais câmeras profissionais, ou o equipamento vendido por eles se tornou irrelevante?

    • Gilson Lorenti Fotografia

      A kodak tinha seus principais esforços focado no filme. Na Era Digita eles fabricaram uma reflex profissional (muitos anos atrás) com 4 megapixels. Dentro da fotografia profissional foi a única coisa que fizeram. Depois lançaram algumas compactas e ultrazooms.

      • Rodrigo Dias Javornik

        Obrigado

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis