SpaceX fez de novo: lançamento perfeito, Dragão no Ar, Falcão em Terra

c5cxylhuoaupgwx

Depois dos percalços do último acidente Elon Musk não quer dar chance ao azar, está acompanhando os lançamentos da SpaceX com extrema atenção. Quando detectaram um vazamento mínimo de hélio no Falcon 9, baixaram a nave para investigar e avaliar se era algo que dava pra conviver. Era, mas não foi o único problema.

Durante a avaliação final, 10 segundos antes do lançamento os computadores estavam registrando tudo ok, mas Musk decidiu apertar o botão vermelho e abortar a operação. Aparentemente um dos pistões hidráulicos que comandam a biqueira do motor do segundo estágio estava se comportando de maneira um pouquinho esquisita. Na dúvida…

Adiado o lançamento em um dia, a cautela se mostrou correta. Hoje deu absolutamente tudo certo, até o tempo, que 1 h antes era pura chuva, estiou o suficiente para o lançamento.


NASAKennedy — Liftoff of SpaceX CRS-10

O segundo estágio se separou com sucesso do primeiro, e prosseguiu em sua missão bem-sucedida de injetar a Dragon e uma órbita de estacionamento, de onde ela levará dois dias até a Estação Espacial Internacional. Enquanto isso o primeiro estágio fez aquilo que foguetes não deveriam fazer: girou 180 graus e voou no sentido contrário.

d9bdo86

Para não dizer que tudo foi perfeito o Falcon 9 errou o centro do alvo por quase um metro. Não que Musk vá cortar cabeças por isso. Não dá para reclamar, depois do espetáculo de ver o foguete rompendo as nuvens e descendo, seus múltiplos computadores comparando dados de milhares de sensores com as projeções dos modelos matemáticos, corrigindo e realimentando o modelo com novos dados, conseguindo uma razão de descida onde o foguete atingirá 0 km/h a 0 m de altitude. Qualquer coisa acima ou abaixo disso, é desastre. O Falcon 9 não consegue pairar, é potente demais.

Esse foi o oitavo pouso bem-sucedido do Falcon 9. Já superam as 6 tentativas experimentais onde aprimoraram a tecnologia e de quebra produziram lindas explosões. A SpaceX acertou a mão. Próximo passo, Marte!


Space Videos — First Day Time Landing for SpaceX Falcon 9 at Landing Zone 1

Aqui, o pouso filmado de um drone, lindo, absolutamente lindo!


SpaceX — CRS-10 | Falcon 9 First Stage Landing

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis