Tentáculo-Robô para inspeção submarina

figure2_170214_211656

Infraestrutura submarina — poços de petróleo, gasodutos, cabos de dados e elétricos — demanda manutenção e inspeção. É o tipo de coisa que é feita com mergulhadores ou robôs, é muito, muito, muito perigoso e caro.

Os robôs não possuem a agilidade dos humanos, não cabem nos mesmos espaços. A vantagem é que não morrem horrivelmente quando algo dá errado. Idealmente um robô para inspeção submarina deveria ser substituível como uma máquina, e versátil como um humano.

A empresa norueguesa Eelume está propondo um passo nessa direção. Eles estão desenvolvendo um robô que se movimenta como um tentáculo, se esgueirando em espaços onde outros robôs não chegam. Por ser modular dá pra trocar facilmente os equipamentos de inspeção, acrescentar mais baterias, etc.


Eelume Subsea Intervention — Eelume – Reshaping Underwater Operations

Mesmo que ele não resolva todos os problemas — e claro que não resolve — já vai facilitar muito a vida dos mergulhadores: se um robô desses puder preparar o campo, limpando e inspecionando um poço de petróleo; o tempo de mergulho será bem reduzido, o que é ótimo para quem mergulha e para quem paga.

A única coisa que não cola é a proposta de os robôs serem autônomos e baseados em uma estação submarina. Na vida real tudo que envolve mar quebra o tempo todo. Um robô desses não vai durar uma semana, deixado à mercê do oceano.

Fonte: Popular Science.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Cocainum

    Não é só a caça as baleias que Japão e Noruega tem em comum…

    • Mas no Japão você poderia esperar um hentai estilo “furry” onde um tentáculo desses iria “interagir” com a “inocente” baleia (que ainda poderia ser uma loli)…

      • Cocainum

        PQP! Imaginei uma baleia com roupinha de colegial.

  • Wallacy

    Olha… Pelo vídeo parece muito bom mesmo. Tô na dúvida pra saber se existe algum problema! Exceto talvez operar algum equipamento muito específico parece substituir muito bem mergulhadores.

    O sindicato não vai ficar feliz! E isso é ótimo.

    • ochateador

      Profundidades maiores que 200m só um mergulhador muito bem treinado consegue ir.
      De um jeito ou outro os robês irão fazer essa tarefa.

  • Alexandre Salau

    Certeza que não tem algum japonês na equipe de desenvolvimento?

  • Luiz Antonio

    A ideia é legal, mas tubarões adoram morder as coisas, será que não farão o mesmo com um desses?

  • Onemaster

    Assustadoramente lindo, ou lindamente assustador. Não me decidi.

  • nerddiaries

    Dei uma olhada no site da empresa e parece bem séria mesma. A equipe é pequena mas metade do pessoal parece mais velho e mais experiente. Foi incubada na universidade, que é a maior da Noruega.

    Aliás, eles estão procurando um engenheiro mecânico. No anúncio da vaga, nada daquelas punhetas de startup fofinha/cool: “Jedi em Automação”, etc. Pura e simplesmente:

    Qualifications
    . Bachelor’s/Master’s degree in Mechanics/Design.
    . Proficient in mechanical design using SolidWorks, Inventor or similar CAD software.
    . Hands-on experience with prototyping of mechanical systems.
    Preferred skills and experience:
    . Experience with subsea systems and underwater vehicles (ROVs).
    . Experience with prototyping of mechanical systems.
    . 5-10 years industrial experience.

    We offer
    – For the successful candidate Eelume will offer an interesting position filled with challenges and responsibilities
    – A highly motivated organization with skilled and dedicated employees
    – A competitive compensation package and pension plan

    • Luiz

      pension plan, matou todas startups do vale do silicio, que acontece quando tu passa dos 35 anos e fica “velho”? tu se suicida ou vai morar em baixo da ponte?
      eles dao “equity”, mas dai a empresa é vendida e tu fica com apenas um % do % do %, ou seja, nada.

  • Legal, ninguém quer ver um acidente da Byford Dolphin outra vez. (Não google!)
    E poxa vida, como é que isso não é invenção japonesa? COMO ASSIM?!

  • Felipe A.G. de Souza

    Ao menos o primeiro passo foi dado – Fazê-lo se mexer.

    Segundo passo – Cobrir com silicone!

  • J’onn J’onzz

    Não é um robô, é veículo operado remotamente (ROV – Remotely Operated Underwater Vehicle).

    Provavelmente não vai competir com mergulhadores, mas sim com ROVs tradicionais quadradões. O grosso das inspeções e operações submarinas não é feita com mergulhadores, por conta da profundidade (na teoria mergulhador vai até 300 metros, na prática costuma ir menos, pois quanto maior a profundidade menor o tempo útil do mergulhador na água)

    Possivelmente esse conceito pode achar um nicho no mercado de ROVs, mas pelo design parece que vai ser mais caro, menos versátil e mais e difícil de dar manutenção que um ROV tradicional.

    Uma dos grandes trunfos do ROV tradicional sobre este é ter dois braços, um para se segurar (“docar”) na estrutura do equipamento submarino e outro para fazer o que precisa ser feito. Sem “docar”, só voando, é muito difícil fazer qualquer coisa.

    Enfim, apesar do vídeo ser bonitinho, acho muito difícil desbancar os ROVs tradicionais.

  • Zaaboo

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis