Microsoft libera como Open Source simulador para teste de drones

Testar drones e carros autônomos é sempre algo complicado, se alguma coisa der errado você perde o drone e ainda corre o risco de machucar alguém. Uma forma de contornar isso é usar engines de games. Já mostramos um grupo que adaptou o GTA V para isso, mas agora a Microsoft apresentou uma solução específica: o AirSim, ou Aerial Informatics and Robotics Platform.

Baseado no Unreal Engine, o AirSim está disponível no GitHub, em regime de Open Source.

Ele usa os recursos de simulação para montar um mundo virtual completo, simulando inclusive sensores LIDAR. É meio irônico usar um computador para gerar uma simulação do mundo e então fazer outro computador tentar entender aquela imagem como real.

Esse tipo de ambiente de simulação é excelente não só por permitir que você teste o seu drone em inúmeras condições (vento, chuva, noite, neve) mas também pode ser usado para projetos bem mais ambiciosos.

Algumas simples modificações nos parâmetros e você tem um ambiente para testar o comportamento de drones em Marte, por exemplo.


Shital Shah — AirSim Demo

Fonte: Wired.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples