Microsoft libera como Open Source simulador para teste de drones

Testar drones e carros autônomos é sempre algo complicado, se alguma coisa der errado você perde o drone e ainda corre o risco de machucar alguém. Uma forma de contornar isso é usar engines de games. Já mostramos um grupo que adaptou o GTA V para isso, mas agora a Microsoft apresentou uma solução específica: o AirSim, ou Aerial Informatics and Robotics Platform.

Baseado no Unreal Engine, o AirSim está disponível no GitHub, em regime de Open Source.

Ele usa os recursos de simulação para montar um mundo virtual completo, simulando inclusive sensores LIDAR. É meio irônico usar um computador para gerar uma simulação do mundo e então fazer outro computador tentar entender aquela imagem como real.

Esse tipo de ambiente de simulação é excelente não só por permitir que você teste o seu drone em inúmeras condições (vento, chuva, noite, neve) mas também pode ser usado para projetos bem mais ambiciosos.

Algumas simples modificações nos parâmetros e você tem um ambiente para testar o comportamento de drones em Marte, por exemplo.


Shital Shah — AirSim Demo

Fonte: Wired.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Isso é bem mais comum do que se imagina. O ArduPilot (Mais conhecido como APM) é um projeto de piloto automático baseado em Hardware Arduino para veículos autônomos (Multirotor, Asa fixa, Asa rotativa, Hovers e Barcos). Ele tem um modo de “Simulação” em que você conecta a placa ao computador, e o computador fornece à placa informações no lugar dos sensores, justamente para que a placa “pilote” o veículo simulado no computador, aceitando os comandos do rádio ou realizando as missões previamente programadas.

    APM faz isso a uns 5 anos. 🙂

  • Monkey

    “Linux is a cancer that attaches itself in an intellectual property sense to everything it touches…The way the license is written (the Linux kernel uses the GPL), if you use any open-source software, you have to make the rest of your software open source.”
    (Balmer, Steve – 2001)

    • Cortana ✔

      Ballmer não estava tão errado, depois de 16 anos os desenvolvedores começaram a entender o que ele quis dizer e agora estão matando a GPL.
      http://br-linux.org/2017/01/analisando-o-declinio-do-uso-da-gpl.html

      • Monkey

        Sim. É só ver a quantidade de licenças de código livre que existem por aí. Em parte, acredito que a rigidez da GPL ajudou bastante na disseminação do software livre. Acompanhei nos últimos 20 anos muitos momentos mágicos envolvendo a MS e a comunidade Linux. Hoje, vendo partes do Linux rodando nativamente no Windows (espero que não esteja falando alguma asneira), lembro dos bons tempos do Linux x Windows.
        Não uso Windows, mas se a MS aderisse à onda e lançasse uma distribuição Linux, acho que fariam um excelente trabalho.

        • Bruno Renostro

          na verdade ela ja tem uma distro linux e se chama SONIC

        • Theuer

          Não sei se fariam não…
          Esta semana eu descobri(do pior jeito) que quando você pluga o fone de ouvido, o nível de volume é o mesmo de quando está a saída traseira. Espetei o fone com ele já no ouvido e quase explodi minha cabeça! 😉
          Eles não fazem as coisas com cuidado.

  • Rodrigo Dias Javornik

    Off Topic
    Esse site www.carlostrentini.com.br/ está pegando todos os textos do MeioBit e publicando na integra. Pode isso Arnaldo?

    Ex.: http://www.carlostrentini.com.br/2017/02/16/microsoft-libera-como-open-source-simulador-para-teste-de-drones/

    • Thiago Cururu

      Parece um agregador de conteúdo, colocando publicações de vários outros sites. Pelo menos há links e créditos para o MeioBit.

    • É só mais um parasita, tem um monte de site assim. Nunca saem da lama, melhor ignorar do que perder tempo processando um moleque de 13 anos que se acha esperto, a mesada dele deve ser uma bosta de qualquer jeito…

    • Ao menos tá pegando coisa de qualidade, pense bem, podia ser bem pior… podia tá dando ctrl+v ctrl+c no G1zmodo BR…

  • ne0h

    q TOP!

  • Muito bem Microsoft… todos contribuindo com nosso apocalipse robótico futuro.

    não, pera… ô.O

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis