Chime, a solução da Amazon para reuniões corporativas online

Um movimento curioso: de uns anos para cá diversas companhias investiram em clientes corporativos para facilitar a comunicação entre grupos de um ambiente profissional. Do Slack ao HipChat, passando pelo Facebook Workplace e as soluções Microsoft Skype for Business e Teams, todo mundo quer fornecer ferramentas de produtividade integradas e no processo, ganhar uma graninha.

Agora Jeff Bezos deciciu também entrar na brincadeira ao introduzir sua própria alternativa: o Amazon Chime.

A ideia do Chime é ser uma opção principalmente ao Skype for Business, permitindo a comunicação entre pessoas de um mesmo grupo profissional da forma mais simples e otimizada possível, independente da plataforma que os usuários utilizarem. Funciona assim: o foco se concentra na qualidade da conversa e as características de cada dispositivo, logo o Chime conta com recursos de cancelamento de ruído para transmissão de áudio sempre limpa e nítida, e otimização do consumo de banda para enviar ligações de vídeo sempre com uma qualidade satisfatória. Como ele roda tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, tal preocupação se faz necessária.

A conexão é bem simplificada: ao criar uma reunião todos os membros são notificados e entram no chat diretamente, embora seja possível também compartilhar um link direto (já chego lá). A interface é bem espartana para não consumir mais recursos do que o necessário, e através do app é possível verificar quem está presente e quem vai se atrasar ou não comparecer. Também é possível mutar um participante, o que é bom em casos que o Chime detectar ruídos vindo de um microfone em específico.

Como de praxe é possível compartilhar telas e outros conteúdos, o essencial para qualquer app de grupos profissionais que se preze, e é possível até mesmo gravar as reuniões (áudio, vídeo e telas, o que pode ser bem útil para podcasts).

Amazon Web Services – Amazon Chime: Frustration-free meetings with exceptional audio and video quality

Só que como a Amazon não é besta existem tiers específicos com preços variados, de acordo com o perfil do usuário: a versão gratuita é a mais básica de todas, permite bate-papo entre duas pessoas, criação de salas e videochamadas; o Plus faz tudo do Free e adiciona compartilhamento de tela, utilização de um diretório corporativo comum, acesso remoto ao desktop e ferramentas administrativas, por US$ 2,50/mês por pessoa. Já o Pro, que é o que a empresa pretende verdadeiramente oferecer sobe o número de usuários conectados para o limite de 100, criação de URLs personalizadas, gravação de conversas, acesso via número de telefone, agendamento de reuniões e uma série de outros recursos, por US$ 15/mês por pessoa.

O Amazon Chime está disponível para Windows, macOS, iOS (a partir do 9) e Android (do 5.0 Lollipop em diante).

Fonte: Amazon Chime.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples