Xiaomi vai introduzir seu próprio SoC mobile em breve

A Xiaomi cansou de depender de terceiros. Desde o ano passado circulam boatos de que a companhia chinesa estaria trabalhando em um SoC próprio e agora veio a confirmação: o assim chamado “Pinecone” deve ser revelado já no próximo mês, ao equipar o Mi 5c, seu próximo smartphone.

Não é tão difícil entender a decisão da Xiaomi: a Qualcomm, sua principal fornecedora de SoCs está enfrentando processinhos vindo de todos os lados, seja da FTC ou da Apple (sem falar na multa aplicada pela KFTC na Pior Coreia) e por causa disso, contar com a fabricante neste momento não é lá muito inteligente.

Uma alternativa era seguir o que outras já fazem. A Huawei conta com os chipsets Kirin produzidos por sua subsidiária HiSilicon, enquanto a Samsung fabrica a linha Exynos; já a Apple detém a tecnologia AX, que atualmente é manufaturada pela TSMC. Logo investir na produção própria dos componentes seria a saída mais acertada.

Na última semana, através de um postagem na rede social Weibo a Xiaomi revelou a existência de pelo menos dois modelos do Pinecone: o primeiro, chamado V670 seria um octa-core ARM baseado no Cortex-A53, de médio desempenho e com uma GPU Mali-T860 com clock de 800 MHz; com processo de litografia de 28 nanômetros ele seria o que virá a equipar o Mi 5c, smartphone intermediário que segundo informes deverá ser revelado no próximo mês. Já o outro modelo, referido pela Xiaomi como V970 seria um Pinecone mais potente, igualmente octa-core mas com quatro núcleos Cortex-A73 de alto desempenho, além dos outros quatro A53. A GPU seria uma Mali-71MP12 de 900 MHz e o processo de fabricação de 10 nanômetros, fazendo deste chip uma versão para os dispositivos premium da companhia. Acredita-se que ele estará presente nos próximos flagships da fabricante chinesa, o Mi 6 e o Mi Note 3.

Sendo pragmático é a melhor opção, ainda que num primeiro momento os chips Pinecone possam se aproximar mais de um MediaTek do que um Exynos; a Qualcomm, apesar de todos os processos se comprometeu a fornecer o Snapdragon 835 para a Samsung equipar o Galaxy S8 e S8+ e ao que tudo indica os sul-coreanos compraram todo o estoque, deixando as concorrentes a ver navios. Esse seria o principal motivo do LG G6, que será apresentado na MWC 2016 vir com o Snapdragon 821 e não com o novo chip top de linha.

Assim a Xiaomi dá um passo importante para não depender tanto de fornecedores de componentes externos, foge dos rolos com a Qualcomm e irá usar o que aprender para aprimorar seus futuros lançamentos, sem ter que gastar dinheiro fora. Resta saber como os novos aparelhos se comportarão com os novos chips, o que descobriremos em breve.

Fonte: Android Authority.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Rodolfo

    Agora além da fragmentação do Android teremos a fragmentação de SoCs.

    • Bem isso.
      Como se o Android já não tivesse problemas demais com a fragmentação em si.

    • Alexandre Machado

      Fragmentação não, mais oferta. A Qualcom hoje é a Intel dos ARM, monopolizando o mercado de SoC para celular, enquanto as outras são as AMD e VIA da vida, brigando pelos farelos do bolo. Quanto mais fabricantes, melhor, assim os preços caem. Tomara que com o tempo os Kirin, Exynos e Helio cheguem no patamar de desempenho dos Snapdragon, mas tendo 80% do desempenho por 70% do preço já tá valendo, pra começar.

      • Rodrigo M

        Pois é. Lembrando que a Intel estava estagnada e precisou correr atrás quando a AMD lançou processadores com clock menor e despenho melhor que aqueles P4 que esquentavam muito (oh ironia).

        • Marcogro®

          E parece que o jogo está virando (de novo)… [Rumor]

          • Rodrigo M

            Seria bastante interessante!!

          • Flávio Pedroza

            É o tal do Ryzen, mais poderoso que o I7 e custando 1/3 do preço (dizem).

          • bruno torrente

            Quanto ao preço triste mas rumores e vazamentos de preços sugerem no máximo 20 % mais baixo pelo mesmo desempenho de um intel.

      • Rodolfo

        Isso pode ser um acerto ou um erro da Xiaomi. Veremos como será o aquecimento, consumo de energia e eficiência desses processadores.

        • Alexandre Machado

          Se fizer igual a Qualcomm com os 808 e 810, que não modificou o projeto padrão da ARM, vai ser cocô, mas se fizer umas “tunagens” tem chance de fazer bonito.

    • Pois é, parece que alguns jogos já não rodam dependendo do SoC.

      • Rodrigo M

        Então, que eu saiba alguns programas/jogos não rodam nos modelos que usam o processador da Intel, pois é outra arquitetura.

        E mesmo assim isso acontece porque eles usam código em C/C++. Se fosse apenas Java rodando na VM não teríamos problemas.

    • É o futuro, olha o sucesso do projeto ARA do Google 😛

      • Alberto Prado

        Pois é, tá sendo maior fracasso os moto snaps derivado do projeto ara… 😛

        • Nunca mais ouvi falar, é bom o aparelho chinês ? Se desmonta todo também ?

          • Alberto Prado

            Pra vc ouvir fala, precisa dar alguns passos em direção a luz que vem de fora da caverna. =]
            Mas é bom sim.

          • Caverna chamada planeta terra? Já existe vida inteligente fora dessa caverna? 😛

  • Rodrigo M

    Um typo: “existência de ouro menos dois modelos”

  • Jefferson Silva

    Tenho meu xiomi e é difícil trocar por outros smartphone ele é excelente.

    Agora uma dúvida, ultimamente está difícil dizer qual a pior Coréia kkk

    • É um meme, a Coreia do Norte afirma ser a Melhor Coreia e como ninguém lá ousa questionar o Grande Líder https://uploads.disquscdn.com/images/978c2e83df82896c717bb590c579610ad9fc31946fdbcd6b1607b81a999a0bad.jpg

      • Jefferson Silva

        Tô ligado, tô zuando o fato das sete deusas que controlavam a Coreia do sul

      • Mateus Silva

        Eu acho uma grande falta de respeito esses posts sobre o Grande Lider aqui do MeioBit.
        Como assum ninguem ousa questionar o grande Lider ? eles simplesmente não questionam
        pois são felizes por completos ! tem até um documentatio entrevistando um Norte Koreano dizendo
        que eles são o segundo povo mais Feliz do mundo, só ficam atraz da China, claro que isso
        é proveniente da sabedoria do Grande e Adorado LIDER !

        • Glauco

          Não é só questão de felicidade, ninguém questiona porque ele sempre está certo.

      • Urso Azul

        É ridículo um site formador de opinião como o MeioBit fazer esse tipo de brincadeira. Já está passando da hora de terem algum compromisso com os leitores. Se fosse para ler notícia mal informada eu acessaria o Gizmodo.

        Todo mundo sabe que só existe uma Coréia.

      • alvaro lordelo

        Gordinho do psy

  • Eu gostaria que ela se introduzisse novamente no mercado brasileiro e também desse um suporte decente. Eu tinha um redmi e adorava aquele celular, mas depois que ele estragou não consegui mais concertar, fiquei esperando 4 meses a tela chegar da china e quando chegou não funcionou. Queria até comprar outro da mesma marca, mas infelizmente já não tinha mais pra comprar.

    • José Zanolini

      É realmente uma pena que a Xiaomi não esteja por aqui. Mudei meus conceitos sobre Androids modificados por causa da Miui. Importei um Redmi note 3 pro que só troco por outro Xiaomi.

    • DiMais

      por isso que é difícil confiar em marcas aventureiras ou ainda financiar a má vontade delas com importações independentes.. quando você mais precisar eles não vão nem saber quem é você!

      • José Zanolini

        Você acabou de descrever 178% das empresas do mundo e região.

  • DiMais

    parece que a Qualcomm ficou mais obstinada com o mobile do que a Intel na era PC, além dos processinhos de concorrência desleal ainda faz essa de escolher pra quem vai vender seu SoC’s.. hoje podem ser os melhores, mas isso não impede que algum fabricante desafie ela no mercado global (a Apple indiretamente é, mas só equipa sua própria linha – que vende aos montes)

  • Depois do presente grego dum Asus para minha esposa, troquei por um xiomi note 3. Muito bom, performático, bateria longa e com 64 GB internos. Mesmo pagando 70% da taxaproprina dos correios vale cada centavo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis