Rede neural do Google torna o “ENHANCE!” realidade (ou quase isso)

Duncan Robson – Let’s Enhance (HD)

Uma das tropes mais populares do cinema e TV é a do “Zoom and Enhance”, que sempre aparece quando há câmeras de segurança envolvidas. Os profissionais extremamente competentes e seus softwares anielígenas sempre pegam as imagens mais toscas do universo e com uma série de aproximações, viradas e filtros mágicos conseguem identificar até as bolhas no refrigerante do meliante.

A realidade não funciona assim. É impossível extrair informações que uma imagem ou vídeo não possuem por conta da limitação de resolução. Você pode ter a melhor câmera do mundo, uma teleobjetiva monstruosa mas se tentar capturar um elemento longe demais ou pequeno demais, na hora de dar zoom só vai ver pixels gigantes.

É aí que entram em cena os ninjas do Google Brain Team, que estão se tornando craques em sistemas especialistas. Como não dá para extrair informações inexistentes os pesquisadores desenvolveram um algoritmo criado pela combinação de duas redes neurais, que tenta contornar essa limitação através de comparação com outras fontes. Funciona assim: o software foi alimentado com toneladas de imagens e treinado a identificar o conteúdo em outras com péssima resolução.

A primeira parte consiste em mapear a fonte e compara-la com outras, cuja resolução é derrubada de modo a encontrar uma equivalência. A segunda etapa é uma aplicação do PixelCNN, ao tentar inserir pixels reais na foto original com péssima resolução. O algoritmo sabe quais pixels adicionar e em quais lugares da foto expandida, baseado em seu extenso banco de dados. Assim, uma vez que identifique um rosto ele sabe onde estão os olhos, o cabelo, o nariz e por aí vai.

Na imagem acima temos, da esquerda para a direita: a fonte com 64 pixels, as conseguidas pelo algoritmo e as originais, nesses dois casos com 1.024 pixels. Ainda que os resultados não sejam perfeitos é uma grande aproximação, e com o tempo o software do Google Brain vai ficar ainda mais refinado.

Hoje isso não é mais do que uma curiosidade, até porque tais informações não existem na fonte. No entanto, num futuro próximo seria possível se o algoritmo evoluir o bastante vermos imagens antes estouradas demais receberem um tratamento de “Zoom and Enhance” para identificar elementos perdidos. Mas nada como no cinema ou TV, e muito provavelmente a polícia e/ou órgãos de segurança não vão usar um software que inventa dados.

Portanto desencane, você não verá nada assim nem num futuro próximo:

Enhance, Enhance, Enhance | NTSF:SD:SUV | Adult Swim

Você pode apreciar o artigo aqui (cuidado, PDF).

Fonte: Ars Technica.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • leoncral

    Nunca vi uma camera de segurança com uma resolução boa.

    • Cesar Osvaldo Müller

      Alguns messes atrás fui pesquisar algumas câmeras para colocar aqui em casa… As ditas HD de uma empresa nacional que se diz especialista nisso, mais pareciam um 480p esticado e com filtros…

      • Leonardo Alves Araujo

        Na verdade a resolução é HD, mas o bitrate, meu amigo, o bitrate é sofrível.

        • Cesar Osvaldo Müller

          Exatamente…

        • OverPower

          uma câmera que presta tem ajuste de bitrate.
          No caso das cameras IoT que gravam em nuvem o bitrate é automático mas como no Brasil as taxas de upload das operadoras são medíocres, pode ocorrer perda de bitrate.

      • OverPower

        Eu comprei um Foscam C2 (Full HD) e estou satisfeito principalmente pelo fato dela gravar em nuvem dispensando o uso de NVR.

      • jacob

        Compensa mais comprar do AliExpress, lá tem uma infinidade de câmeras IP, algumas ruins, outras bem decentes. Experimente pesquisar pelas Dahua de 3MP, elas conseguem gravar a uma resolução de 2048×1536 a 20fps ou 1080p30, possuem sensor de 1/3″ e custam cerca de 90 dólares cada.

        Veja uma demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=HV1jR8XWd1Y

      • ElGloriosoRangerRojo™

        Intelbras? =P

        • Cesar Osvaldo Müller

          Não fala no Diabo que ele aparece…

    • jacob

      Isso é porque em todo local que resolvem instalar um sistema desses, sempre resolvem economizar ao máximo. Colocam as piores câmeras que conseguem encontrar, todas analógicas, com cabeamento por par trançado CAT5 com 4 câmeras passando num mesmo cabo e aquele show de interferência, tudo isso num DVR de 5 anos atrás que grava em resolução CIF (352×288). Daí na rara ocasião em que precisam obter as imagens (justificando assim o investimento no sistema), tá tudo uma porcaria e não dá pra identificar nada.

      Hoje existem excelentes câmeras de segurança, que gravam em resoluções maiores que Full HD, mas poucos querem investir.

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Já que tocou no assunto, qual marca e modelos recomendaria? Sim, pretendo instalar em casa e talvez no escritório, mas tenho pavor daquelas imagens que não dá pra identificar se o meliante é homem ou mulher.

        • Tom

          Meu pai diria que hoje em dia a qualidade da imagem não garante mais

        • Zalla

          cara, tem muitos kits prontos a venda e com cameras 720p de ótima qualidade, inclusive com visão noturna

        • jacob

          Como disse em outro comentário abaixo, recomendo comprar do AliExpress. Você vai pagar no máximo 90 dólares em cada uma, e se vier imposto você pode recorrer no juizado especial. Quanto a marcas, as mais confiáveis de lá que eu posso lembrar de cabeça são a Dahua, Boavision e Hikvision. Importante também considerar a quantidade de megapixels das câmeras, o mínimo que eu acho aceitável é de 2MP (1080p) pra cima. As de 1,3MP (720p) não têm tantos detalhes e você vai ter mais problemas pra identificar placas de carro por exemplo.

          Pra gravar as imagens, algumas delas oferecem serviço de gravação por cloud, mas o ideal mesmo. em questão de qualidade e facilidade de acesso, seria você comprar um aparelho NVR standalone ou então pegar aquele seu Pentium 4 empoeirado e instalar um software de NVR nele, feito isso, só meter um HD bem espaçoso (de 2TB ou mais) e você terá um período de retenção de 20 a 30 dias, com umas 8 câmeras em qualidade aceitável (1080p a 20fps).

      • Vinicius Zucareli

        Perfeito.

        E aí qual o motivo de instalar câmeras de verdade? Instala aquelas mock up de R$10 que vale mais a pena.

        Já cansei de tentar ensinar isso, mas é difícil. Povo ou compra câmera porcaria, ou como eu já vi, compra a câmera HD e depois pra economizar espaço de armazenamento ou por puro desconhecimento das configurações do DVR, grava em CIF ou QCIF.

        Povo não entende que melhor do que 30fps a CIF é 4fps a 720p, não ocupa tanto espaço, mas pelo menos serve pra alguma coisa a filmagem.

      • Estamos no Brasil. Os cabras roubam tudo, inclusive a própria câmera e não estão nem aí se estão sendo filmados. São muitos os casos de câmeras roubadas por vagabundo que nem se deu o trabalho de cobrir a cara. O que adianta filmar o sujeito em 4K se não vai acontecer nada com ele?

        • jacob

          Então de que adianta colocar câmera? Ou coloca coisa boa, ou não coloca, simples.

    • Zalla

      hoje quem compra um sistema de segurança começa com 480p, quando coloquei no condominio onde eu era conselheiro, exigi no minimo 720p….e olha a diferença era irrisória…

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    anielígenas…acho que é “alienígenas”..mas só sei que nada sei nesta vida…e passei por uma situação semelhante semana passada aqui na repartição, um diretor achava que era possível identificar a placa de uma moto suspeita em uma câmera de segurança…o mais engraçado é que ele é o direto do departamento que instala as câmeras de monitoramento da cidade, mas as câmeras de segurança do prédio são péssimas…

    • Christian

      Usuário novo? Os erros ortográficos propositais aqui no Meio Bit são uma tradição em si mesmos. 🙂

  • Odilon Costa Neto
    • Cássio Amaral

      kkkkkkkkkk trocadalho do carilho no final!

  • Odilon Costa Neto
  • Careca Voador

    Vai ser a solução pra quando recebermos aquele “original em alta resolução” no formato .docx

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Não reclama. Já recebi foto em .pdf

  • Jonatas

    Empresas vendem câmeras com saída analógica como se fossem HD, a única forma de ter isso, é a câmera ter uma saída YPbPr, HDMI ou simplesmente RJ45(IP).

    • Marcio Ferreira

      Aparelhos de DVD são HD e usam saída de vídeo composto também. (perdoe minha inguinorança e preguiça se eu estiver errado)

      • Leonardo Alves Araujo

        DVD é 480p, acho que até 720p se consegue em saída analógica, mas os aparelhos tem que ser compatíveis (eu acho)

      • Jonatas

        Vídeo composto tem 480 linhas, vídeo componente tem mais.

    • jacob

      Na verdade, dá pra conseguir sinal HD por cabo coaxial tranquilamente, mas é muito mais sensível a interferências do que um sinal SD. Muitas câmeras são assim, mas nada se compara a uma câmera IP que é verdadeiramente HD, sem interferência alguma.

      • Hugo Vinícius

        No lugar de “câmera IP” eu falaria “câmera com saída digital”.

        • Zalla

          são duas coisas diferentes, qualquer camera que tenha saida hdmi, gera sinal digital, e não necessariamente ela é uma camâra IP

          • Hugo Vinícius

            Sim, o que você diz é verdade, mas ele falou que “câmera IP (é) verdadeiramente HD, sem interferência alguma”. Isso se aplica ao fato da câmera ser digital e não por ser uma câmera IP.

  • Claudionor Buzzo Raymundo

    Entrei aqui só para falar dessa bizarrice na qual a Janeway participa 🙂

  • Helmut

    Isso vai acabar com toda a mágica das fotos de alienígenas e fantasmas.

  • O zoom mais exagerado que já vi foi zoom no reflexo do olho de outra pessoa. Não bastava dar zoom até o olho do camarada, ainda ‘despixelizou’ a imagem no fundo do olho. Vou te falar, tem como exagerar ainda mais…

  • Kepler K

    Desculpe ser chato, mas o termo correto é “rede NEURONAL”, pois se trata da simulação de uma rede de neurônios e não de nervos. Lembro-me que no meu tempo de faculdade, lá pelos anos 80, se um aluno dissesse “rede neural” em sala de aula meu professor de IA era capaz de jogar o apagador na cabeça do desafortunado. Infelizmente, com o passar do tempo, o termo incorreto acabou “pegando”, provavelmente por uma tradução literal e incorreta do inglês.

  • Ariel

    Fico imaginando se esse algorítimo é capaz de tirar o mosaico de imagens NFSW censuradas na mídia 😛

    • ou em filmes com japinhas.

  • Isso é legal… por outro lado é um absurdo… imagina aquelas pessoas que querem ter sua identidade preservada em uma fotografia ou vídeo? principalmente em vídeos… nem todo mundo autoriza mostrar o rosto se sair sem querer em uma gravação, daí o mané tira um print e faz essa mágica para saber quem é

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis