Meio Bit » Arquivo » Internet » FBI institucionaliza a má-vontade

FBI institucionaliza a má-vontade

Governos conseguem ser bem canalhas, algumas vezes até entre si. No caso das Leis de transparência de informação nos EUA, o FBI está sendo especialmente canalha, usando de recursos inacreditáveis (mas legais) para restringir acesso a informações que a população tem, teoricamente, direito.

7 anos atrás

960

O pessoal das teorias da conspiração gosta de imaginar o governo como uma entidade monolítica, maquiavélica e centrada em um único objetivo maligno; eficiente e implacável, capaz de controlar centenas de milhares de agentes espalhados pelo mundo.

Na prática governos são coisas bem mais bagunçadas, com competição e briga entre os vários ramos. A coisa chegou a um ponto que durante a Guerra Fria o mesmo avião foi basicamente desenvolvido duas vezes, a CIA tinha o avião espião secreto A-12 Oxcart lançado em 1962 e em 1964 a Força Aérea lançou o SR-71 Blackbird. Sim, Tio Sam pagou por dois aviões que eram essencialmente a mesma coisa.

3

Por isso não é surpresa que algumas agências não fiquem felizes com decisões vindas de cima. É o caso do FBI (na verdade de todas) com a aprovação do FOIA, o Freedom of Information Act, aquela lei que todo país democrático copiou, e que permite aos cidadãos solicitarem informações governamentais, exceto específicas que envolvam segurança nacional.

Isso melhorou muito a cobrança de responsabilidade por parte do governo, transparência é sempre bem-vinda, mas o FBI não gosta. O jeito é caprichar na má-vontade, mas sempre dentro da Lei. Eles se tornaram especialistas, cada pedido de informação sobre casos específicos é recebido de um jeito mais passivo-agressivo que o Robin quando o Batman decidiu casar com a Mulher-Gato.

29253_original

Uma das formas que o FBI encontrou para responder as solicitações foi arquivar os casos em um sistema com mais de 20 anos de idade, um banco de dados rodando em mainframes dos anos 80 que sequer tem busca no texto dos arquivos, se restringindo a títulos.

Agora deram um passo adiante para dificultar a vida das pessoas. Normalmente as informações são enviadas censuradas, em casos extremos, assim:

6a00d8341c4f1a53ef014e8a1e3c87970d

O FBI decidiu que as solicitações do FOIA, uma Lei que entrou em vigor em 1967, não mais podem ser feitas via… e-mail. Agora há três meios:

  • um portal, onde você tem que preencher um monte de informações pessoais, inclusive qual o horário mais conveniente pro FBI deixar uma cabeça de cavalo na sua cama;
  • um endereço físico, para onde você deve enviar solicitação por carta ou…
  • por FAX. Isso mesmo, FAX.

Não se espera que isso vá agilizar o processamento, que costuma levar anos, mas hey… está tudo dentro da Lei, cidadão.

Fonte: Daily Dot.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários