Meio Bit » Arquivo » Games » Torment: Tides of Numenera e novamente o problema do crowdfunding

Torment: Tides of Numenera e novamente o problema do crowdfunding

Após alguns jogadores acusarem a InXile de ter removido extras que haviam sido prometidos na campanha de financiamento coletivo do Torment: Tides of Numenera, estúdio explica porque fez isso.

7 anos atrás

Em 2013 a inXile lançou uma campanha de financiamento coletivo para o Torment: Tides of Numenera e ao arrecadar quase US$ 4,2 milhões, o jogo se tornou um dos maiores sucessos do Kickstarter. Desde então o projeto sofreu alguns adiamentos e sua data de lançamento acabou ficando para o dia 28 de fevereiro, no entanto, não é isso o que tem desagradado aqueles que colocaram seu dinheiro na produção.

O problema é que ao ver que a campanha havia batido a meta inicial rapidamente, os envolvidos com a criação estipularam alguns extras para o caso deles atingirem números mais altos e entre eles estava a promessa de que o jogo receberia um NPC de companhia adicional, assim como uma nova área a ser explorada. Porém, ao ter acesso a uma versão preliminar do título, algumas pessoas desconfiaram que tais conteúdos não estariam presente na versão final.

Diante da polêmica que estava se formando, um funcionário do estúdio deu a seguinte declaração:

A lista de companheiros foi ligeiramente reduzida em relação aos nossos planos iniciais. Ao longo do desenvolvimento do Torment, nossa filosofia sempre enfatizou a profundidade e a reatividade dos nossos personagens… Durante o desenvolvimento descobrimos que quanto mais abrangentes e reativos nossas companhias são, melhor parecem e mais justiça fazem ao Planescape: Torment. Essa remoção significou nos permitir adicionar mais conversas com os companheiros, brincadeiras, dublagens, missões e finais para a história. Não queríamos que algumas companhias parecessem superficiais, com narrativas que parecessem incompletas ou forçadas a aparecer na parte final.

Já em relação a tal área conhecida como Oasis of M'ra Jolios e que também teria sido retirada do jogo, outro funcionário da inXile disse que ela continuará por lá, apenas estando presente em outra região e não sendo mais a segunda maior cidade do Torment: Tides of Numenera, ao contrário do que tinham informado anteriormente.

Há ainda outros extras que não estarão no game, como um sistema de criação de itens que não se encaixou com a mecânica de um Torment e um compêndio que será disponibilizado apenas externamente, provavelmente através de um site e segundo eles, tudo visando uma maior qualidade do produto final.

Como além disso os envolvidos afirmaram que o desenvolvimento não está encerrado, com a possibilidade de outros personagens serem adicionados posteriormente ao jogo, a justificativa parece fazer sentido, principalmente por eles prometerem que qualquer expansão ou DLC será disponibilizado gratuitamente.

Porém, algumas pessoas estão acusando a InXile de ter sido pouco transparente, deixando para se pronunciar sobre as mudanças e remoções apenas agora, quando jogadores vasculharam os arquivos e com o jogo estando tão perto de seu lançamento. Nesse sentido acho que elas estão corretas, afinal um dos pontos defendidos pelo utilizadores de crowdfunding não é justamente o diálogo entre os criadores e os investidores apostadores?

relacionados


Comentários