Meio Bit » Arquivo » Ciência » Arte estelar no Museu do Amanhã

Arte estelar no Museu do Amanhã

Constelações sempre fascinaram a Humanidade, mesmo quando descobrimos que não são tão eternas assim. Uma exposição no Museu do Amanhã mostra bem isso. É uma série de cartas estelares, mostrando como será o céu no futuro distante. Uma mistura de arte e ciência.

7 anos atrás

575caadac88091b4504a52b0cc63762a-1

Nós, do alto de nossas curtas e efêmeras vidas vemos o céu como algo imutável. Ano após ano, estação após estação as estrelas estão lá, nos observando, guiando e, se você é uma das pessoas que não saiu da Idade do Bronze e acredita em astrologia, nos controlando. 

Em verdade por mais que Shakespeare tenha feito Júlio César dizer que é constante como a estrela polar (Júlio César, Ato 3, Cena 1 Página 4) nem ela, Polaris, é constante. Ela aparenta estar fixa na direção do Norte mas, como todas as outras estrelas, está se movendo.

O Universo não é estático, todas as estrelas se movimentam em direções e velocidades diferentes. Não percebemos por causa da distância, leva bastante tempo, mas constelações pré-históricas já apresentam diferenças das mesmas estrelas vistas hoje.

Em Cosmos Carl Sagan demonstrou lindamente o movimento das constelações através do espaço e do tempo, mostrando como constelações familiares não o eram centenas de milhares de anos atrás, e como mudarão no futuro.


Sir Greedo — Carl Sagan: Star Formation and Constellations

Essa viagem no tempo e no espaço pode ser vista na exposição Deep Future, em português “Milênios Cósmicos”, traduzida pelo mesmo sujeito que traduz títulos de filmes, provavelmente. Nela um computador calculou posições estelares muito (mas muito mesmo) no futuro, um robô as desenhou com cera de abelha em tecido de algodão, que depois foi tingido.

2b47b0a1d7b0c7aa25c00aee775638e9

Aqui um vídeo do processo, mostrando como fizeram as 10 cartas, cada uma 10 mil anos no futuro.


Deep Future from Tellart

A exposição está agora no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

[box type="info"] DETALHES:
 
Início: terça-feira, 17 de janeiro de 2017 Término: domingo, 07 de maio de 2017
 
Local: Museu do Amanhã Endereço Praça Mauá, 1 — Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20081-262 Horário: ter a dom, 10 a 18 h[/box]

PS: não vá no Carnaval, o museu vai estar fechado. Sim, eu sei.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários