Trump, sem entender como a internet funciona, tenta censurar agências científicas

gandalfpass

Uma coisa temos que admitir: ao contrário de Barack Obama, que prometeu honrar seu Nobel da Paz e fechar Guantânamo, Donald Trump está cumprindo suas promessas de campanha. E uma delas é resolver o problema do Aquecimento Global. Para este último ele está usando a estratégia do Avestruz, claro.

035ostrich_468x538

Da mesma forma que o CDC é proibido por Lei de fazer qualquer pesquisa envolvendo violência armada (não é de hoje, isso dura mais de 20 anos) outras tentativas tentam deter a Ciência por decreto. A mais mesquinha vejo do Laranjão-em-Chefe, que não gostou que um perfil do Twitter ligado ao Serviço Nacional de Parques estava tuitando fatos sobre o Aquecimento Global, a maior ameaça à Humanidade dos últimos 650 milhões de anos ou do lançamento da Banda Kaoma, o que veio primeiro.

Republicanos, assim como Homer Simpson, não gostam de fatos: fatos são superestimados, você pude usar fatos para provar qualquer coisa que seja remotamente verdade, e Trump tomou uma atitude contra isso. Mandou a agência parar imediatamente com os tweets.

Mais ainda: todas as agências científicas receberam um memorando avisando para pararem com tweets, posts de Facebook, blogs e outros tipos de divulgação.

A Agência de Proteção Ambiental especialmente está sendo alvo de censura, não podem emitir nenhuma comunicação de caráter político. Na verdade todos os funcionários das agências sequer podem mais dar entrevistas sem autorização.

Isso, claro, não caiu bem em gente que VIVE divulgação científica. Os cientistas estão preparando várias marchas de protesto, mas como são cientistas, não chiliquentos de Facebook, correram atrás e criaram contas rebeldes das agências censuradas.

Em algumas horas enquanto a oficial @natlparkservice tinha 384 mil seguidores, a piratex @altnatparkser acumulou mais de um milhão.

Aqui a lista atualizada de agências rebeldes. 47 e crescendo.

Se quiser manter a Ciência calada Trump vai ter que fazer muito mais do que proibir tweets. A Ciência já enfrentou gente muito melhor e muito mais poderosa do que uma laranja megalomaníaca, e sobreviveu.

E pur si muove, motherfucker!

galilee

Fonte: The Washington Post.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Petrus Augusto

    Ihhhh… Cardoso, você já falou mal do Trump duas vezes nessa semana!
    Já já você vai ganhar a o título de comunista-ptralha-ateu-satanista! Te prepara para a invasão dos politizados do MBL e do G1!

    • Gabriel Rezende

      To adorando os neoliberais apoiando as medidas protecionistas do Trump e chamando o Obama de comunista. Não dá para dizer que os “Alternative Facts” do Trump não funcionam bem.

      • ricms

        Sim, ate agora nao estou entendendo o tal liberalismo da direita republicana que quer limitar o comercio global, criando restrições para o super empreendedor sem estado.

      • Theuer

        Cara, por favor… “liberais” é o oposto de “medidas protecionistas”.
        Se o Lula se chamar de liberal, isso não fará dele um liberal.

        • Rafael Valeira

          Whoosh!

      • Marcelo Mosczynski

        Realmente você não entendeu porque os Libertários ou os que são a favor da Globalização estão comemorando o fim do Acordo Trans Pacífico, certo?
        Simplesmente porque não há documentos disponíveis para saber do que se trata o acordo, o que Trump está lutando é contra o projeto de Aldeia Global que a turma de George Soros quer implementar, ao financiar os projetos totalitários travestidos de agenda progressista (esquerdopata), tente ler algo do ILISP ou do Instituto Misses

        • Petrus Augusto

          Trump == Protecionismo =/= Liberal.
          Trump == Censura (vide o texto) =/= Liberal
          Trump == Aumentar Impostos =/= Liberal

          Nenhum liberal concorda com ele, se concordar, a pessoa não é liberal. Ponto,

          • nayara

            Pois é. O protecionismo dele está pior que o da Dilma.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Já tentei ler dois dois. muita porcaria.

      • Petrus Augusto

        Já tem uns aki!!! hahahahha

      • Paulo Oliveira

        São “medidas protecionistas” do mesmo jeito que esses são “acordos benéficos” do tipo que os EUA entra com o toba e o resto do mundo com a manjuba….

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Quem apóia ele não são os neo-liberais, é a extrema direita conservadora, os bolsominions, amantes de armas e por aí vai…

      • Vinícius Santos

        coerência, a gente vê por aqui.

    • Então vão esquecer todas as vezes que critiquei democratas chiliquentos que não aceitam a derrota?

      • Artur Ferreira

        claro que vão. desde quando comentarista de portal tem memória?

      • Rodrigo M

        Não importa! Se você critica um lado, você vira defensor ferrenho do outro na mente dos floquinhos. Quer ver o Armagedom? critica os dois!

      • ffcalan

        “fatos são superestimados, você pude usar fatos para provar qualquer coisa que seja remotamente verdade”

      • Rafael Lima

        Sim, irão.

  • Wallacy

    “E pur si muove, motherfucker!”

    Clap, clap, clap….

    Acho que vou fazer uma camiseta com esses dizeres.

    • Bambino VJ

      Explique pfv!

      • “E, no entanto, se move”. Essa frase é atribuída a Galileu Galilei quando ele foi obrigado pela igreja a negar suas teorias astronômicas

        • Reza a lenda que ele falou de canto de boca, depois de ter de negar tudo que já havia divulgado contra o helio-centrismo…. Mas o “motherfucker” no final, ficou genial. Cardoso, contate o jovem nerd e ganhe um cascalho, porque essa frase tem que virar camiseta. Eu compro.

          • Imaginei a estampa com Samuel L. Jackson vestido de Galileu

          • Rodrigo M

            Sacanagem de sua parte! Preciso de camisa com essa estampa!

        • Só que é mito http://ceticismo.net/2011/11/03/galileu-fofocas-e-corpos-que-caem/

          • Por isso o “atribuída”. Mas sabe como é, entre o fato é a lenda, se publique a lenda

  • Kleber Leal

    É incrível como esse cara fala e faz tanta merda. Com mais de 7 anos e 11 meses de poder pela frente – vai se reeleger facilmente com o apoio do americano médio, ultracristão anti science roots – tudo indica que ele destronará nossa energúmena mulher sapiens no quesito “Não sei de porra nenhuma, mas já que me colocaram aqui, agora ninguém me segura!”.

    • Anderson Fernandes

      A CIA, os cartéis mexicanos ou o Supremo Tribunal Americanos, não vão permitir que essa minoria laranja se mantenha no poder. No mínimo vão substituir ele pelo Alec Baldwin.

      • Eduardo da Silva

        Tá aí uma coisa boa nesse pesadelo todo: Alec Baldwin!

    • Theuer

      Não sei se dura, não.
      Um “direita americana” tomando atitudes de “esquerda terceiro mundo” que deve resultar em aumento de preços em produtos que o americano está acostumado a pagar merreca… Parece uma bela cova.
      Vamos ver se ele cairá dentro ou terá alguém para ir tampando.

      • Ivan

        Ele fala que vai cobrar impostos de produtos mexicanos pra pagar o muro, mas no fim quem paga é o americano comprando produtos mais caros.

        • Rodrigo M

          E isso é um problema num pais super consumista que está acostumado com preços baixos.

          Tem um documentário muito bom que mostra como os acordos de exclusividade do Wallmart com fornecedores chineses trazem produtos a um preço que aqueles mercados de bairro e cidades pequenas não tem como competir.

          Será que o trump vai intervir nisso? É algo bem complicado, porque o preço de muita coisa deve subir.

        • Theuer

          Pois é, e se tem uma coisa que o povo americano não está acostumado, é preço alto!

  • Anderson Fernandes

    Eu ia dizer que vai ser divertido ver a ginástica retórica que os seguidores do Pee Pee Golden King vão fazer aqui, mas me lembrei que essa galera “alt right cucaracha”, não tem capacidade intelectual pra isso.

  • Diogo

    Sera que esse blog eh financiado pela esquerda tb?, quem tem mais sede de conhecimento e procura, sabe que o aquecimento global eh palhaçada e essa galera que fala de aquecimento global obviamente eh financiada, serio que vc super instruído cai nessas? ou recebe uma graninha do George Soros tb?

    • Marcelo Mosczynski

      Aquecimento global houve, Antropogénico eu não aceito

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Não acredito que sejamos causadores, o clima na nossa querida rocha espacial varia bastante se falarmos em eras geológicas, mas que estamos acelerando a coisa acho difícil de negar.

    • Humphrey Hopkins

      Supondo que não seja um troll, talvez vc queira dar uma olhadinha aqui:
      https://w w w. skepticalscience. com/global-warming-scientific-consensus-advanced . htm
      Foram feitas 7 pesquisas acadêmicas com o intuito de averiguar se há ou não um consenso na comunidade
      científica a respeito de serem as atividades humanas a principal responsável pelo acelerado processo de aquecimento global, e TODAS elas concluem que há! Perceba que não se trata apenas de saber se há ou não um aquecimento global (a Nasa já cansou de confirmar que sim), mas de saber se ele tem ou não causa antropogênica.

      Entre as dezenas de milhares de estudos analisados, aqueles que tomam uma posição sobre o tema (nem todos são conclusivos) e que apontam o homem como principal causador, correspondem a bem mais de 90% em todos os casos. Vc pode usar, naturalmente, “sede de conhecimento e procura” para encontrar um punhado de estudos rejeitando que o aquecimento global tenha causa antropogênica, mas se levar em conta TODOS os estudos já feitos, como nestas pesquisas, verá que praticamente 100% dos que são conclusivos apontam para as atividades humanas como principal causadora do fenômeno.

      E o motivo não é difícil de entender: as emissões humanas de carbono, embora pequenas quando comparadas às emissões totais, não fazem parte do ciclo natural do carbono, e acabam não sendo reabsorvidas pela natureza. É a consequência de se injetar no ecossistema toneladas de gases provenientes da queima de resíduos orgânicos que jaziam por milênios nas profundezas da terra e oceanos, bem como consequência da destruição acelerada de gigantescas áreas verdes.

      Agora, para confirmar que vc é mesmo um troll, por favor me diga: o fato de o buraco na camada de ozônio ter não apenas parado de crescer, como também diminuído a partir do momento em que foram proibidos os usos de CFC, foi apenas uma coincidência, né?

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Concordo com seu comentário até a parte das áreas verdes. Só uma correção, não uma crítica: áreas verdes em estágio de climax (último estágio sucessional de uma floresta) estão em equilíbrio e consomem carbono na mesma quantidade que produzem oxigênio, sendo o resultado de fixação de carbono delas próximo do nulo.

        Quem fixa carbono são florestas jovens, em fase de crescimento por assim dizer, que precisam assimilar mais carbono para o rápido aumento de sua biomassa. Lógico que meu comentário ignora completamente o fato das florestas destruídas depois serem queimadas e liberarem todo o seu carbono de volta na atmosfera, mas apenas conservar as florestas já existentes é de pouco uso na fixação de carbono em si (embora tenha inúmeros outros benefícios), a resposta ideal deste problema seria a expansão de áreas florestais.

        • Humphrey Hopkins

          “Lógico que meu comentário ignora completamente o fato das florestas destruídas depois serem queimadas e liberarem todo o seu carbono de volta na atmosfera”

          Era principalmente a isto que me referia. O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas aponta esta atividade como sendo uma das principais emissoras de gases estufa.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Sim, inclusive é a maior contribuição brasileira.

            O que me entristece, o Brasil é o país com maior potencial mundial para florestas plantadas, o que além de gerar uma bela renda, é o principal veículo fixador de carbono hoje no mundo, mas ao invés de incentivar o uso desta vertente da agricultura, os ambientalistas estão mais ocupados em difamar e tentar barrar a todo custo o cultivo de florestas (nomeadamente o Pinus e Eucalipto) no país.

          • Gui

            Teria papers sobre o assunto? O que sei é que sem o manejo adequado o plantio pode causar problemas já que não é uma espécie nativa do país.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Manejo correto é essencial pra qualquer coisa, tudo em que não se aplica as técnicas de manejo corretas, resultará em problema. Uma característica das nossas florestas plantadas é justamente a conformidade, já que é praticamente crime cultivo florestal, dado todas as dificuldades de licenciamento. Só pra se ter um exemplo as regras para obtenção de licenciamento para plantio de eucalipto no Brasil são infinitamente mais caras e difíceis do que pro cultivo da soja, só pra citar outra monocultura extensionista e que degrada muito mais o solo.

            Quanto a papers mostrando isso, existem diversos, disponíveis em vários meios e acabando com vários mitos, como por exemplo que eucalipto seca o solo, entre outros tantos, e demonstrando o quanto esta atividade contribui para a conservação ambiental, vou botar aqui 3 só pra exemplo:

            Artigo da Embrapa sobre o consumo de água do eucalipto
            http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/eucalipto/arvore/CONTAG01_63_2572006132316.html

            Estudo do BNDES sobre a rentabilidade e sustentabilidade das florestas plantadas
            https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/3142/1/BS%2016%20O%20Setor%20Florestal%20no%20Brasil%20e%20a%20Importância%20do%20Reflorestamento_P.pdf

            Estudo da ESALQ/USP sobre a contribuição da silvicultura para conservação ambiental
            http://www.sbs.org.br/secure/Cop8-Portugues.pdf

          • c1c3ru

            Viva ao agronegócio!

    • Anderson Fernandes

      Todas as suas teorias estão certas, Carlos Cardoso Guevara é um famoso esquerdista, ele é tão comunista que vende livros de graça!

      • Petrus Augusto

        ele é tão comunista que vende livros de graça!
        Tudo se encaixa agora!!!

        Corrão!!! Abraão seus óleos!!!

    • HAHAHAHAHSHAHAHAHHSH HAHAHAHAHAHSHA HAHAHAHAHAHAHAHAHA HAHAHAHAHAHAHA

      Ainda bem que isso foi uma piada! Não consigo imaginar o tamanho da imbecilidade de alguém que consegue ruminar tanta idiotice de verdade!

      https://uploads.disquscdn.com/images/c7bdc19b1d4ba793962a02d22bf3ad8ce7344b20be91178fb57df99933710c31.jpg

    • HUAUHAHUAHUAUHUHAUHAUHAUHAUHAUHUHAUHAUHAUHAHAUHAHUAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUH

    • Volta pro mar, oferenda!

    • c1c3ru

      Cara volta lá para as aulas do Olavo de carvalho….só não toma pepsi tbm.

    • Olha só. Descobrimos a identidade secreta do desenhista que só pensa bosta: http://contraditorium.com/2017/01/21/dia-em-lei-pegou-fui-buscar-ajuda-em-jesus/

  • Hemeterio

    O Canada, como sempre, vira e mexe vira noticia a respeito de abrigar dissidentes americanos. Se houver uma debandada de cientistas pra ca, bem, como dizer… como comemorar?

    • cquintela

      E o cientistas que debandariam para cá iriam trabalhar no McDonalds? Porque laboratórios de ponta são bem escassos…

  • Rolando

    “Republicanos, assim como Homer Simpson, não gostam de fatos” Na verdade são os democratas como os outros esquerdistas mundo a fora é que são conhecidos por não gostarem de fatos, eles ignoram totalmente a realidade ao propor uma ação seja na segurança, educação e principalmente na economia.

    • Petrus Augusto

      Olha ai!! Olhai!!!
      Já tá chegando os pessoal do MBL/G1!!

      • Ivan

        Isso ai, querido leitor de carta capital.

        • Icaro Kossmann

          Leitor do MBL? Mises? ILISP?

          • Ivan

            um pouco de cada.

          • Icaro Kossmann

            Sempre suspeitei, mas precisava sanar a dúvida.

          • Ivan

            foi nada.

    • Ivan

      Vamos intervir na economia, vamos imprimir dinheiro, vamos dar credito barato, o que pode dar errado? Nada abiguinhos.

      • Icaro Kossmann

        Vamos deixar tudo livre, sem regras, o mercado que se “regule”, ou seja, voltar pro séculos XVIII e XIX, o que pode dar errado né?

        • Ivan

          Sim, ou intervir e virar uma URSS, deu certo, ou intervir que nem a Venezuela que intervinha no mercado primario, setor de alimentos e que quando viu que começou dar errado no lugar de tirar o Estado da economia interviu mais ainda.

          Mas vamos parar com espantalhos, não acho que sem regras de uma vez irá funcionar mas temos um excesso de regulamentação, extrema burocracia, impostos elevados dividos em centenas onde fica dificil até pagar de tão complexo.

          • Icaro Kossmann

            Ou intervir e virar uma Europa, EUA, Japão, o problema não tá na intervenção, mas na forma como ela é feita, não existe economia 100% livre, mas as mais competitivas são extremamente bem reguladas, esse é o ponto que deve ser debatido, não o controle absoluto ou a esbórnia geral. Mas o grande capitalista hoje, EUA, só é o que por causa das intervenções do estado no início do século XX, como isso foi feito é que se deve prestar atenção, concordo que existe um excesso de burocracia e leis desnecessárias, mas não se pode eliminar tudo na canetada, tem que se debater, discutir, pensar sobre, e o principal, participação popular.

          • Ivan

            Já é um começo.

          • Ivan

            Que tipo de intervenção? Pq virar um japão ou europa?

          • Ivan

            É deixar o governo interferir na economia não da nada é bom pra economia eles disseram…

            http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/01/conta-de-luz-deve-subir-9-para-cobrir-rombo-da-uniao-com-empresas.html

  • Kirk

    Gostei da ultima frase / imagem !

  • P3dRo

    Será que o Trump vai sofrer um golpe machista e fascista perpetrado por um congresso ilegítimo?

  • Arni Sondahl

    Faltou mencionar a mais legal de todas a “Rogue NASA”

  • Jorge Dondeo

    “A Agência de Proteção Ambiental especialmente está sendo alvo de censura” Só por essa atitude ele ja merecia o prêmio de maior presidente de todos os tempos. Não existe bicho mais chato no mundo que essa galera.

    • Mas entre ser chato e estar errado existe uma diferença enorme.

      • Humphrey Hopkins

        O cidadão se parece com aquelas crianças “agitadas” que querem se divertir destruindo a casa. Aí quando aparecem os pais desaprovando e proibindo, eles são tachados de “chatos”…

      • Jorge Dondeo

        Verdade, mesmo assim é bom ver gente chara se dando mau.

        • Cristiano.ferr

          exatamente, são tipo aqueles chatos que dizem que você está dirigindo em direção ao penhasco… eles tem mais que se calar mesmo. Né??

          • Jorge Dondeo

            As próximas gerações que se adaptem.

    • Vai ser um Unlimited Bait Works como nenhum outro!

  • Não lembro de ter visto uma matéria sobre como o governo cancelou na surdina a divulgação dos casos de infecção de dengue no começo do ano passado (ou retrasado), após um surto em que mais que dobraram os casos de contaminação.

    Mas claro, falar do cara mais poderoso do mundo dá bem mais ibope.

  • Rin Tezuka

    O governo censurando agências do estado, que original Trump.

  • Carlos H. M. Miranda

    Mas o que é pior? Censura republicana ou mentira democrata?

  • Marcelo Mosczynski

    de Proteção Ambiental especialmente está sendo alvo de censura, não podem emitir nenhuma comunicação de caráter político.

    Faltou grifar a parte “caráter político”, absurdo é que como os funcionários estavam alinhados com os Liberais, ninguém impedia, como as declarações oficiais dos funcionários vão contra a Agenda do Trump, isso não chega a ser sensura, e sim colocar regra na bagunça.

  • Pablo Lukan

    O bom disso tudo é que vai atrair mais ainda os holofotes sobre o assunto! Ou seja, tudo que a ciência não tem e precisa!

    • Jose X.

      efeito streisand

  • Nelson Henrique C Nepomuceno

    E se o Aquecimento Global não passar de uma farsa, sem base científica e com dados manipulados?
    Sugiro que pesquisem o tema e os pesquisadores brasileiros Ricardo Felício da USP, e Luiz Carlos Molion, da UFAL, Tem várias entrevistas interessantes no YouTube.

    • André Luiz

      O Pirula fez uns vídeos legais refutando esses malucos.

    • Ricardo Felício é um imbecil que disse que não existe camada de ozônio. Molion é outra toupeira que afirmou por A+B que as camadas de gelo polar estão diminuindo.

      Infelizmente, a realidade mostra outra coisa.
      http://haeckeliano.blogspot.com.br/2012/06/feliciadas-o-show-de-de-falacias-do-dr.html

      http://genereporter.blogspot.com.br/2011/03/documento-gr-aquecimento-global.html

      http://ceticismo.net/2012/06/20/previsao-do-verao-teremos-menos-gelo-la-pelo-artico/

      http://ceticismo.net/2015/08/11/em-busca-das-aguas-perdidas-nas-geleiras/

      http://www.nature.com/nature/journal/v540/n7634/full/540487b.html

      http://www.nature.com/articles/ncomms13243

      Entrevista no Jô Soares está no mesmo nível de gente que diz que homeopatia funciona e fosfoetanolamina cura câncer. Publicações desses dois inúteis aí em periódicos científicos, afirmando suas besteiras? Nenhum.

  • Icaro Kossmann

    Os melhores comentários são da galera leitora do MBL, Mises, ILISP afirmando que Soros tá por trás de um esquema esquerdopata.

    • Kropotkin

      Soros…o esquerdopata mais capitalista que existe.
      O problema é que os pontos referenciais de direita e esquerda se perderam e até o Bill gates pode ser considerado um esquerdopata quando diz alguma coisa progressista.

      • nayara

        Esquerda e direita são conceitos que já caíram por terra desde os anos 90. Hoje o mundo é muito mais complexo, mas muitos ainda não perceberam.

    • Ivan

      Só perguntar pro mídia Ninja

  • Flávio Pedroza

    Existem dois tipos de pessoas nesse mundo: aquelas que pregam e compartilham os seu ideais, convicções e certezas; e aquelas que são idiotas, ignorantes e não enxergam a verdade.

  • Luiz Antonio

    Trump representando a direita e Maduro a esquerda, estes opostos (no fundo não tão opostos nas suas atitudes) não tinham nada melhor para apresentar?

  • SiouxBR

    “… não podem emitir nenhuma comunicação de caráter político.”

    Eu não sei o teor exato do que os funcionários estão publicando, mas se forem críticas ao “big boss” ou aos projetos do governo atual, eles estão errados.

    Tuítes ou postagens com as contas oficiais dos órgãos não devem ser usados para protestos ou ataques ao próprio governo. Para isso devem ser usadas as contas pessoais ou então de associações de funcionários.

  • Isso que o ano nem começou… Calcule onde vamos parar.

    Obs.: na citação do Homer tem um “pude” e eu acho que era “pode”

  • PugOfWar
  • Daniel Agl

    Prefiro as palestras que refutam o Aquecimento Global do físico Luiz Carlos Molion.

  • Jefferson Viana

    A historia fará juz a Trump, como o homem que uniu o mundo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis