Meio Bit » Ciência » Estudo descobre sem-querer que a dose letal de cafeína é o dobro do que se pensava

Estudo descobre sem-querer que a dose letal de cafeína é o dobro do que se pensava

Um acidente em um laboratório expôs humanos a uma concentração letal de cafeína. Para surpresa de todos eles não morreram, mas ainda não se sabe se ganharam superpoderes. De qualquer jeito serviu para aprendermos mais sobre nossa resistência a essa abençoada substância.

7 anos atrás

cffe

Eu vou contar um segredo: água mata. Açúcar mata. Sal mata. Aspirina mata. Tudo em excesso mata. Se você encher a mão e comer um punhado de sal, vai morrer. Se você beber água demais, morre. Não existe substância inofensiva, nem substância absolutamente mortal.

Um bom exemplo é neste episódio do Cody's Lab, quando ele bebe uma solução de 15 mg de cianureto, um verdadeiro suicídio homeopático, pois deve ter bebido uns 5 mg e a dose letal mediana (LD50) para alguém do tamanho dele é de 300 mg.

Dose Letal Mediana aliás é um conceito extremamente útil e extremamente simples de entender: é a dose de uma substância capaz de matar 50% de um grupo de teste.

Digamos assim, você pega uma sala com 100 estagiários. Dá para cada um 1 kg de cianureto. Todos morrem. Você pega mais 100 estagiários, dá 500 g de cianureto. Todos morrem. Repete, até chegar a uns 450 mg. 70 morrem. Aí você mata os outros 30, disseca pra ver por que não morreram, e repete o experimento com 300 mg. Neste ponto só 50 estagiários morrerão. Você disseca os que sobraram, e chega ao valor LD50 para aquela substância.

Claro, se na falta de estagiários você tiver que lidar com ratos por exemplo, é muito mais humano começar com dosagens baixas e ir subindo, e dissecar os sobreviventes é opcional.

sandymontanha

Sandy e Montanha, mesma escala.

A LD50 também não é um valor absoluto, A Sandy pesa 40 kg, a quantidade de cianureto que a mataria não faria nem cosquinhas no Montanha de Game of Thrones.

Vejamos alguns valores de Dose Letal Mediana:

Água: 90 g/kg. Ou seja: um sujeito de 80 kg tem 50% de chance de morrer se beber 7,2 litros de água. Portanto, divida os 2 L que mandam você beber todos os dias e não tome tudo de uma vez.

Açúcar: adoça a vida mas se você comer mais de 29,7 g/kg de peso corporal, você roda.

Vitamina C: sim, vitamina demais faz mal. No caso da vitamina C, 11,9 g/kg e você nunca mais ficará gripado.

Álcool: sim, também estou chocado e em negação, álcool faz mal pra você. 7 g/kg e não precisa se preocupar com a ressaca.

Sal: o bom e velho cloreto de sódio, vilão eterno, consuma 3 gramas por kg de peso corporal e a perda de peso é garantida, vai ficar só no osso.

Uma substância que todo mundo consome e tem uma dose letal de 192 mg/kg é cafeína, meu alcalóide preferido. Como minhas roupas são tamanho blogueiro e minha balança usa como unidade Massas de Júpiter, não me preocupo com dose letal, meu estômago já terá sido todo corroído antes que eu consiga consumir tanto café, mas pessoas normais não sabem seus limites.

ezgif.com-87a6711fd2

Um teste para tentar entender os efeitos da cafeína em gente normal estava sendo realizado na Universidade de Northumbria, Newcastle, Inglaterra. Originalmente as duas cobaias, estudantes de graduação (tem idéia de quanto custa um rato?), consumiam doses controladas de cafeina e mediam o efeito em exercícios.

O problema é que o estagiário se confundiu quando mudaram o fornecedor, e a cafeína deixou de vir em tabletes, devidamente medidos e identificados, e passou a vir em pó. O imbecil do estagiário não soube fazer as contas mesmo usando uma calculadora no celular: em vez de dar a dose programada para o peso dos atletas, 300 mg, ele deu a cada um uma dose de TRINTA GRAMAS.

Isso mesmo, o idiota deu 100 vezes a dose indicada.

Cafeína em pó tem causado um certo número de mortes entre gente burra demais para entender que a dose é altamente concentrada, mas desta vez os atletas tiveram atendimento imediato, ambos passaram por hemodiálise, internação mas no final fora uma perda de memória de curto-prazo em um deles, nenhuma outra sequela.

A universidade foi multada em 400 mil libras, mas por outro lado agora sabemos que é possível sobreviver ao equivalente a 300 copos de café. Ponto para a Ciência!

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários