Meio Bit » Arquivo » Internet » Fiat Mio: o primeiro carro feito em Creative Commons

Fiat Mio: o primeiro carro feito em Creative Commons

15 anos atrás

Depois de fechar o acordo com o Google Street View, fornecendo seus carros para captação de imagens nas ruas brasileiras, a Fiat parece estar determinada a manter sua imagem associada com a internet e o futuro.

Dessa vez, a montadora lança o Fiat Mio, um projeto colaborativo que colherá opiniões e idéias para criar um novo carro conceito, que será denominado Fiat Concept Car III (FCC III). Toda a interação com o usuário, bem como o envio das idéias, será feito através do site oficial do projeto: . Segundo a própria montador, até mesmo a URL já deixa explícito do que se trata o projeto. Fiatmio.cc, de Creative Commons, de Carro Colaborativo, de Concept Car, de Carro do Consumidor.

Fiat FCC I Exposto no Salão do Automóvel

Um ponto interessante é que todo o conteúdo do site será livre. Eu disse TODO. O que significa que os concorrentes da montadora também terão acesso às informações geradas.

Se me falassem desse projeto na época em que trabalhei em uma montadora, eu não acreditaria. Funcionários de montadoras muitas vezes precisam assinar termos de confidencialidade, e possuem muitos setores que apenas pessoas autorizadas podem entrar, com projeto e imagens de novos modelos trancadas a sete chaves. Um simples vazamento de informação pode significar um prejuízo imenso.

Fiat FCC II Exposto no Salão do Automóvel

A partir do dia 03 de agosto o fiatmio.cc estará aberto para que os usuários possam enviar suas idéias, e você também pode acompanhar as novidades do projeto pelo twitter @fiatmio.

relacionados


Comentários