Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Fotógrafo – Profissão regulamentada?

Por em 31 de julho de 2009
emNotícias
Mais textos de:

Site | Twitter
  • FelipeArruda

    Uma faculdade/curso/especialização dá muita base. Mas sempra haverá o mercado informal. Pessoas “conhecidas” que fazem “bico” de fotógrafo de casamento com uma câmera “grande” e PC que ganhou sem noção de quanto cobrar (pois isso requer estudo senão a pessoa quebra) e sem noção de lux/enquadramento e que só sabe usar o tamanho da câmera e o automático.

    Duvido que apareçam fiscais no meio de um casamento para parar o cara. Esse pra mim seria o objetivo bom da lei, impedir que idiotas sem noção façam besteira enganando leigos só porque tem grana pra comprar equipamento. Mas é inviável. A pessoa contrata quem ela quer. E ganha não o melhor, mas o com mais amigos.

  • vtprado

    Meio complicado isso ai, não vai haver fiscalização! :(
    No caso utópico de somente profissionais capacitados trabalharem no ramo seria bom para a manutenção de preços justos para quem está a mais tempo no mercado e para quem estudou para isso :D

    Ps: Não é fácil encontrar uma graduação de fotografia por aqui… talvez para quem mora em SP seja diferente.

    Ps2: Podia ter alguns links com mais detalhes da noticia ;)

    _______________________________________________________
    “Para saber o que vem pela frente, fale com quem está voltando”
    Twitter?

  • http://goronah.blog.br nbittencourt

    Só acho que é mais uma lei pra cair pelas mão do STF. A profissão de jornalista não precisa de diploma porque ele não é garantia de qualidade do trabalho e acho que fotógrafo deveria seguir por ai mesmo.

    A quem interessar, um texto questionando se esses investimentos em lei tem objetivo: http://3perdidos.blogspot.com/2009/08/objetivos-estrategicos-em-servicos.html

    Goronah: A cerveja como instrumento de promoção da paz mundial. http://goronah.blogspot.com/

  • tcelestino

    Acho que fica no meio termo. Não vejo com algo ruim/bom. Acho que é fundamental a regulamentação da profissão, isso poderia acontecer com os profissionais de web (programador de interfaces, designers etc…), mas também não vejo como uma “grande coisa” que pode ou não mudar a forma que o mercado ver os profissionais da área.

    Agora é esperar para ver no que vai acabar esse projeto.

    Montando e fotografando a vida

    Tiago Celestino
    http://tcelestino.com.br
    http://emtodosangulos.com

  • frtnbrasil

    Sou formado em publicidade e atualmente curso pós graduação em fotografia. Nunca exerci a profissão de fotógrafo (ainda)
    Mas é realmente revoltante ver uns manés cobrando pouco para fazer um trabalho porco, tirando emprego de profissonais mais qualificados.
    Eu atuo na área de produção de video, inclusive video de casamento.
    É incrivel como as pessoas se assustam com o preço cobrado por um bom serviço e correm atrás dos picaretas. Mas a diferença de qualidade é brutal, e isso acontece na fotografia também.