Globo fazendo CGI de gente grande

mulheraranha2-hg-20100524

Quando a gente fala de efeitos visuais no Brasil geralmente é na zoeira, como o avião em Doida Demais pendurado por fios, ou todo o Conjunto da Obra da mega-saga de Os Mutantes, da Record, uma novela deliciosa pelos motivos errados, com efeitos de computação gráfica ruins num nível “dá um Oscar pra Sharknado”. Aliás, não perca a cena do Homem Cobra vs a Mulher-Aranha.

Só que há um outro lado, onde os efeitos visuais funcionam sem que a gente perceba que eles estão lá. Basicamente TODA série de TV usa de composição digital em algumas cenas. Você sabe, a famigerada tela verde que os hipsters dizem que não usaram em Mad Max e Force Awakens, mas que não só estava lá como estava muito.

Esses efeitos de composição surgiram nos primórdios do cinema, Chaplin usava Matte Painting, mesclando imagens em uma placa de vidro com cenários reais. George Meliers, o Pai do Cinema já brincava com dupla exposição.

O grande segredo é que efeitos não servem só para fazer dragões e naves espaciais, compõe cenários “comuns”, como você pode ver por este vídeo da Stargate Studios:


Stargate Studios Virtual Backlot Reel 2012

A parte legal é que fora as tosquices da Record, tem gente fazendo efeitos visuais e composição digital a sério no Brasil, e não só na área de comerciais, onde a qualidade é top. No caso, novelas. E não, não digo os dinossauros daquela novela esquisita, mas A Lei do Amor, que começou em outubro.

Veja esta cena: adivinhe o que é CGI aqui:

screenshot-18_01_2017-18_44_38

Fácil, o carro, certo? Errado. TUDO é CGI, a cena se feita com dublês seria desnecessariamente perigosa, e é complicado acertar o timing para o carro rolar do ponto preciso da ribanceira. A solução? Faz tudo em computação gráfica. Inclusive os caras da moto.

Note, não é Game of Thrones, Westworld, The Walking Dead, é uma Novela. Provavelmente os puristas que “odeiam tela verde” devem rasgar elogios pra novelas, um formato que o Brasil adotou aprimorou e que é realista, ao contrário desses filmes de dragões.

Aqui um making-of da cena.


Lorena Jaramillo — “Wounded Past” Visual effects (ENG SUB)

Claro que os Douglas Trumbulls de plantão vão achar zilhões de defeitos, mas os milhões de espectadores adoraram e não reclamaram que faltou um blur na moto no segundo 4 e que a movimentação da grama não parecia real durante os 0,004 s em que aparece em close.

É bom ver que a maturidade chegou aos efeitos visuais no Brasil, isso dá muito mais liberdade aos autores, que podem imaginar histórias com menos restrições, e talvez quem sabe ou dragãozinho, afinal ninguém é de ferro.

Fonte: tuinto do Leonardo Rangel.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • A Globo é uma empresa meramente de entretenimento: faz jornalismo lixo, novelas lixo, enfim, tirando o Tá no Ar e Os Normais, conteúdo lixo. O foco dela é agradar a massa e os anunciantes. Mas PQP, ela é tecnicamente excelente na forma, difícil outra emissora brasileira conseguir algo nesse nível. Qualidade de imagem impecável mesmo com as outras emissoras do país usando quase o mesmo equipamento.

    Sobre a cena em si: só notei que era CGI nos faróis da motocicleta e o reflexo da roupa do piloto da moto. O carona tá mais convincente que o piloto da moto. Todo o restante me enganou perfeitamente.

    • Cayo Vinícius

      Não diria que o jornalismo da Globo é lixo, mas censurado. Quando eles querem e tem a liberdade, eles fazem jornalismo de qualidade. Prêmios internacionais não faltam à equipe do JN.

      • poeiradasestrelass

        Existem pessoas boas num ambiente ruim

        • Meninão Bobo

          Até aqui no meiobit…

          • Não aqui não.
            Aqui só tem a escória da humanidade e comentaristas do G1

          • Acho palha você lançar indiretas de que o Gogoni é a laranja podre ;/

      • Weuller Faria

        Concordo com você. Profissão repórter tá aí pra mostrar o potencial da Globo nesse departamento. Isso pra citar algo mais recente. Uma coisa é falar de potencial, da capacidade de produzir com qualidade excepcional. A outra é o que a galera gosta mais: descer a lenha (até de forma justificada) no conteúdo produzido.

        • Marcelo Eiras

          Aquela porcaria tendenciosa, de um declarado acusador da policia e que caiu no conto da Bel Pesci como amadores ?

      • Nilton Pedrett Neto

        Globo rural é jornalismo de 1a.

      • Marcelo Eiras

        Depois da cobertura das eleições americanas você ainda consegue chamar aquilo de qualidade ?!

    • Calma Laguna, se Globo é lixo, imagina SBT, BAND (Datena Jornalista), Record…

      Temos sorte de ter no Brasil uma das melhores emissoras do mundo, a Globo é fora da curva ! É anos luz da frente de qualquer outra nacional.

      A gente é esperto o suficiente para entender essas manipulações e sabemos filtrar. Para o resto do povão, se não fosse a Globo, imagina o queria com a RECORD e os bispos fazendo lavagem cerebral…

      Temos que levantar as mãos para o céu ! 🙂

      • Olha a Record nem vejo: boicoto sem dó pois não apoio a seita que a sustenta. Mas a Globo me parece mais uma FOX News da vida, posicionando seu editorial à favor do anunciante e do lobby político que a apoia neste ou naquele momento.

        A emissora se propagandeia como sendo “imparcial” quando nunca foi. E pior: a massa burra acredita na suposta “imparcialidade” dela.

        • cquintela

          Não existe imprensa imparcial, por isso gosto dos canais de jornalismo americano, dizem abertamente quais agendas ou políticos eles apoiam.

          Papo de imprensa imparcial é sinal de alerta quando algum órgão de impressa se declara assim.

        • K9s10

          Não deveria ser comparada com a CNN?
          https://uploads.disquscdn.com/images/77e6b19f92b3dee89f18c88c2516567b96ae3e4270aa8f0caa5da704ecbfbdd3.jpg
          Vou dormir depois dessa, chega de internet por hoje!!!

          • Pois é. Está bem mais próximo da CNN do que da Fox News

          • Veritas

            Não deveria ser comparada com a CNN?
            Vou dormir depois dessa, chega de internet por hoje!!!

            CNN se apoiar os democratas
            Fox News se apoiar os republicanos.

            Pronto, pronto… não precisa chorar!

        • Marcelo Eiras

          Como assim Fox News ? A Globo e seus tentáculos como Globo News eram praticamente cheerleaders dos Clintons… Era mais para CNN. Já vi jornaleco de DCE mais imparcial que a Globo News.

          • Mirai Densetsu

            É mais porque a Clinton era a candidata de Wall Street. E emissoras como a CNN são claramente pró-Wall Street.

        • ochateador

          Veja apenas a TV cultura 😀

        • Mirai Densetsu

          Pior que não. Só que a massa burra “sabe” que o noticiário dela é manipulado, mas acredita cegamente mesmo assim.

        • Alexandre Luckenzy

          O que você sugere?
          Acabar com a Globo?
          rsrsrs

        • Gui

          Do início da instalação do processo de impeachment até a saída da Dilma houve uma mudança no posicionamento da emissora. Enquanto os protestos estavam rolando, a cobertura dada pela Globo se dava da seguinte forma: noticiavam mas diziam que os protestos eram contra a corrupção, omitindo a parte do impeachment; pegavam alguns gatos pingados e generalizavam que os manifestantes queriam intervenção militar; ou não davam muita bola. Foi só quando ficou claro que a Dilma sairia do cargo que a Globo começou a dar uma cobertura maior e a puxar saco do Temer.

      • Julio da Gaita ✔

        talvez até por ela existir e ter monopolizado o cenário esportivo e político do BR a décadas não existem outros canais decentes, só o monopólio do futebol presente da ditadura permanece até hoje.

        A globo sufoca qualquer tentativa, e a maioria das iniciativas originais BR são pra tv a cabo, na tv aberta você tem GLOBO>> SBT>>BAND>>REDETV>>>CANAIS RELIGIOSOS.

        A tempo, a globo sufoca deslealmente a concorrência até na TV fechada, vide a globosat fazendo lobby pras operadores de tv a cabo na entrada do Esporte Interativo no mercado, que só conseguiu com a força financeira da Tunner

        • Concordo contigo, essa pressão é danosa.

          Mas a Record tem dinheiro, muito, tem atores, tem infra, tem tudo. Pq não é boa? Eu concordo contigo, mas ela podia ser tudo isso e ser ruim, mas não é, faz tudo tecnicamente impecável.

          É uma baita empresa, uma das melhores emissoras do mundo. Outras aqui não são, independente da Globo existir.

          • Julio da Gaita ✔

            mas considerar a Record como um canal de televisão normal não é uma boa idéia, visto que seu mantenedor é o Edir Macedo e sua igreja, todos os conteúdos apresentados tem um viés religioso, não considero como um veiculo de comunicação livre, mas sim um espaço utilizado pela igreja para fins comerciais e com algumas produções exemplo novelas, não fugindo disso.

            A globo sufoca e desestabiliza a concorrência desde sempre, com a anuência das autoridades desde da época militar, no final o governo dilma começou a apresentar atritos com a TV carioca reduzindo as peças publicitárias, mas décadas de beenfícios, isenções e concessões ilegais não deixam o jogo ser leal não é mesmo?!

          • Sim, concordo contigo !

            Mas não sou radical (e não estou dizendo que tu é heheh).

            Tem esse documentário sobre a Globo no Youtube, é um documentário antigo, deve ir até 1995, não lembro bem, a história. É interessantíssimo o ponto de vista. Aquele documentário não me influência, várias coisas ali eu não concordo, a Globo fez o que teria que fazer com as oportunidades, em vários momentos. O Roberto Marinho é foi um empresário espetacular.

            É legal ver aquele documentário, tem muitas verdades, e muitas forçações de barra também.

            Só penso isso, pelo menos ela é uma ótima emissora, poderia ter ganho esses benefícios todos legais e ilegais, mas não ter revertido em coisas boas, poderia apenas ficar com o dinheiro e pronto !! Comprar enlatados americanos (SBT) e ficar só passando esporte (BAND) e igual dominariam… igual a política, o lobby está todo nas mãos deles, não precisam inovar, não precisam se esforçar…. Mas NÃO ! Os caras não fizeram isso, pelo contrário, pegam o dinheiro e arriscam em produções, mega estúdios, mega infraestrutura, os caras são gênios, que ganham 10.000.000,00 em benefícios e transformam em 10.000.000.000,00 investindo em produção nacional, em conteúdo, em qualidade.

            Não sei… olho pelo lado empreendedor, pelo lado da qualidade, do emprego, da circulação de dinheiro, do progresso…

            Ela que elegeu o Lula… Elegeu Collor… FHC… ela que é a culpada do Brasil estar na droga que esta… ela manipula o povo, a economia, tudo… ou será que todo o resto da midia, a Folha de Sao Paulo, a Veja, o SBT, a Record, a TVE, TV Cultura, BAND, Rede TV, não mostrariam o contrário, não seria um escândalo… ou ela é tão forte que consegue fazer a maior parte da população nao enxergar a verdade. Acho muita viagem….

          • Julio da Gaita ✔

            claro que são um “case” de sucesso e são referência na produção de teledramaturgia e coberturas jornalísticas. Claro que o documentário que você citou, é bem ridiculo, contém algumas verdades mas é muito fantasioso. Mas você tem dúvidas mesmo que a Globo ajudou o Lula a vencer as eleições? E claro o impeachment de Dilma, mas no ultimo caso ela mesma se suicidou politicamente por incompetência na economia e as maracutaias do partido trabalhista e seus asseclas.

            Mas se serve de consolo, acho que não , mas dá pra comparar com a parcialidade das emissoras americanas que são controladas por 2 famílias bem conhecidas e extremamente ricas de lá, mas esse ano eles saíram no prejúizo pr pra desgosto deles o Trump ganhou.

            Mas sinceramente, acho que esse cara não vai terminar o mandato. Sem estar no poder ele já está fazendo merda…rs

          • Então pensamos igual

            E no EUA ainda tem Facebook influenciando. É mais selvagem o negócio. Não tenho dúvida que o cara ganhou graças a manipulação planejada.

          • Julio da Gaita ✔

            i cara foi justamente o contrário, a imprensa toda pesava para Hillary que era mais “equilibrada” que o Trump, mas a população que também está indignada com a classe política, e o grande responsável pela reviravolta foi o que eles chamam de “cidadão classe média branco om ensino superior” que acreditou no “make america great again” e votou no topetudo que era alguém diferente.

            Deu tudo errado pro interesse desses caras já que a Hillary apontava pra uma continuidade da política do Obama que era um bom moço mas um péssimo político e parcialmente responsável pela crise no oriente médio dada as políticas de apoio a rebeldes sírios e outros grupos que desestabilizaram a região e promoveram o exòdo para europa, e sim o Assad é um FDP assim como o Sadam Hussein era, mas destituindo esses caras aquela porra toda explode e claro o Bush fez muita merida por lá.

            Mas o Trump é um cuzão sem noção…rs, se fosse americano tinha votado no Berny Sander que parecia um cara decente e foi sacaneado pela Hillary.

          • Gui

            Se ele cair no meio do mandato seria mau negócio para os adversários democratas, já que o vice dele é um conservador do Tea Party.

            Ano passado vi uma matéria no InfoMoney sobre um professor que acertou que o Trump venceria e estava apostando que o mesmo seria afastado, mas pelos próprios companheiros do Partido Republicano que preferem o vice a ele.

        • Mirai Densetsu

          Eu diria que na TV aberta temos:

          Globo(sta) >>>>>>>>>>>>>>> Só BesTeira >> Band(merda) >> Recópia >> Errei de TV >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Canais religiosos.

          Tem também a Cultura, que conseguem fazer com que um conteúdo educativo fique chato.

          • Julio da Gaita ✔

            e na terra da Rainha eles tem a BBC, se a cultura fosse 1/3 da BBC… ./

          • Mirai Densetsu

            Quem dera se fosse…

          • Icaro Kossmann

            É, mas ninguém aqui vai querer pagar um imposto dedicado somente a manutenção de uma tv estatal, como é o caso da BBC. Mas nos canais a cabo da BBC aqui é de dar alegria o conteúdo, muito bom mesmo.

          • Julio da Gaita ✔

            imagina aqui, se fosse desse jeito a tv cultura aqui ia virar uma petrobras da vida…ksoaksoaksokaoska

          • Marcelo Eiras

            Cultura e todo sistema EBC é um gigantesco cabide de emprego.

    • Othermind

      Novelas Lixo? Eu nao assisto nenhuma pq nao gosto de novela. Mas as novelas da globo sao famosas no mundo toda por sua qualidade. Vc acha que é lixo por baixa qualidade ou lixo pq vc nao gosta de novela? Ou ambos?

      Jornais são ótimos, mas diferentemente de alguns paises, aqui as empresas não assumem postura politica, dai fica tudo “tendencioso”

      • Até curto uma ou outra novela concorrente e até já vi uma ou outra da Globo, mas a qualidade dos roteiros dela tem sido ruim: os atuais autores parecem imitar mal e porcamente seriados, e acabam fazendo folhetins ainda pior do que faziam antes.

        • Wallacy

          Novelas são feitas para durarem meses, todos os dias… É complicado comparar com um roteiro de uma série que tem 20 episódios por ano. (E olha que tem algumas que são ruins mesmo assim).

          Comparado com várias novelas de vários países, a novelas da globo são ótimas.

          Basta ver os seriados os da própria emissora, falta de roteirista e investimentos nunca foi problema.

          • Theuer

            Pois é, as vezes compraram o incomparável.
            Novela|seriado|filme, cada um no seu quadrado.

        • Vitor RV

          Novelas boas mesmo eram as da Manchete: Pantanal, Mandacaru e Xica da Silva.

      • Marcelo Eiras

        Já viu a concorrência ? Com novelas mexicanas do SBT ou as novelas turcas da Band fica fácil ser melhor. É o famoso em terra de cego quem tem um olho é rei.

        E aquela vergonha alheia que foi SuperMax ?!

        Os roteiros das novelas da Globo parecem que são feitos por um criança de 12 com deficit de atenção. Já viu o Japonês da novela Sol Nascente (Luis Melo), é piada aquilo? Acho que foi o pior japonês da historia da TV. Ou então aquela outra novela Império que a Drica Moraes ficou doente e teve que sair e no lugar dela entrou a atriz que fez ela *bem* mais jovem, a Marjorie Estiano, e a desculpa foi que ela fez uma plastica. Se isso não é chamar o tele espectador de retardado eu não sei mais o que é.

        • Othermind

          Quais são os exemplos bons então na sua opiniao? Pra eu não ter que comparar com as mexicanas, sbt, etc… Estamos falando de novelas…

          • Marcelo Eiras

            Existiram excelente novelas em outros canais como Pantanal, Mandacaru, Chica da Silva da extinta Rede Manchete ou Meus Filhos Minha Vida, Eramos Seis e Geronimo do SBT.

            A Globo produziu e produz trocentas novelas ? Quantas boas ? Irmão Coragem, Vale Tudo, Roque Santeiro, Que Rei sou Eu… Para quem produz 4, 5 novelas por dia desde sempre é muito pouco… Ou seja é quase como aquela historia de que macaquinhos tocando aleatoriamente um piano podem produzir um obra prima.

            E quando tenta sair do rame rame das novelas é um desastre, como aquele Super Max por exemplo.

          • Othermind

            Ja vi pedaços das que vc citou… Achei ruins.. Ou seja… Questão de gosto nao?

        • Tem muita novela e séries boas. É inegável a qualidade da Globo frente o mundo todo.

          Pode espremer estes exemplos ruins, tem toda hora, mas desde Irmãos Coragens, Selva de Pedra, Que Rei Sou Eu, Vale Tudo, até a série atual Labirinto. A Globo é excelência em produzir conteúdo.

          México, EUA, Europa, não existe igual. Nunca Dallas chegará aos pés de uma nacional.

          Sabia que cada capítulo da novela das 8h custa 1 milhão de reais? É surreal. Surreais 🙂

          • DiMais

            suR$

          • Marcelo Eiras

            Novelas tem meia duzia* entre final da década de 70 até início de 90, o resto só lixo que só servem para promover as causas da Globo , como o gaysismo, pedofilia, putaria generalizada, degradação da família… Além de roteiros extremamente fracos, repetitivos e previsíveis. basta ver as novelas da Gloria Peres que são basicamente a mesma historia, só muda a locação e os personagens.

        • DiMais

          fala assim como se todo filme e série dos EUA tivessem um enredo impecável e não tentasse de alguma forma continuar enaltecendo a cultura, a política, economia e todo o patriotismo ‘american lifestyle’.. menos, bem menos.

          • Marcelo Eiras

            Antes as novelas da Globo tentasse enaltecer algum valor nacional ou localizações nacionais. As novelas só sabem promover o gaysismo, putaria e degradação moral em todos os modos.

      • worldchanger

        Qualidade técnica, pode ser. Qualidade de história, de jeito nenhum. E, quando as pessoas falam que é lixo, não falam da fotografia ou do cgi.

    • Felipe Torrezini

      A Globo é o “junk food” da TV. Faz mal mas todo mundo come. Menos eu é claro, pois sou uma pessoa esclarecida.

    • Jose X.

      agradar a massa ? fala sério…manipular as massas

      um exemplo: meu irmão falando que ficou desconfiado de um programa recente sobre como em certos países (Japão, sei lá) a população trabalha até uma idade avançada (tipo assim como a revista falando do Mick Jager rs)…por que será hein ?

      eu não assisto televisão deve ir para uns 10 anos já, e me irrita profundamente, porque depois de um certo tempo a gente percebe como aquilo tudo é MUITO artificial

    • Faz muito tempo que não acompanho a Globo. Às vezes, passam semanas sem que eu sequer sintonize no 512. No entanto, penso que a Globo faz ótimos programas, como o Globo Repórter e o Globo Rural.
      Outro ponto é que não existe imparcialidade no jornalismo e eu preferiria que as emissoras assumissem claramente qual lobby estão defendendo.
      Por fim, não vou encher o saco de ninguém postando exemplos aqui, mas “é sabido” entre o pessoal mais afinado com a direita (grupo no qual eu me incluo, para ficar claro) que a atual orientação ideológica dos jornalistas da Globo é de esquerda. Portanto, a Globo seria uma filial da Clinton News Network e não da Fox News.
      Já a Organização Globo parece se mover de acordo com o seguinte slogan: “Há Governo? Somos a favor!”

      • Cristiano Nascimento

        Concordo muito com você, e outra, a Globo produz programas “Lixo” porque é o que dá audiência pra ela, te garanto que se programa educativo desse audiência a Globo concorreria com o canal Futura, mas não, o povão quer ver novela, BBB e futebol, é isso que dá audiência pra ela.

        • Ao mesmo tempo, ela “mata” o nosso futebol com esses jogos em meio de semana às 22:00 para não competir com a novela. No fim, a arrecadação dos estádios nunca é suficiente e todo clube vive, basicamente, da “quota da TV”.

          Alias, isso forma um círculo vicioso. Veja só: o Flamengo recebe 450 milhões e o Santa Cruz, 5 milhões. Isso porque o Flamengo é o mais popular do país e tem mais torcida no Nordeste do que o Santa Cruz.

          Como é que, um dia, o Santa Cruz vai conseguir montar um bom time que empolgue torcedores e aumente seu público, tirando torcedores nordestinos que torcem por um clube do Rio de Janeiro, fazendo-os se empolgar por um clube do Nordeste? Com essa diferença de 400 milhões para montar uma equipe, a resposta é: NUNCA!

          Nossa grande sorte é que o Flamengo tem uma organização dentro dos níveis de excelência carioca, ou seja, nenhuma. No dia que esse clube realmente se organizar, ele será o Barcelona e o Corinthians será o Real Madrid tupiniquins e o resto será o resto. E isso será horrível para nosso já capenga futebol nacional.

          Mas, claro, é muito mais cômodo para a Globo ter esses dois grandes clubes como referência. Pense nos custos de transmissão de partidas. Muito mais vantajoso poder transmitir sempre jogos de uma ou duas equipes em horário nobre, garantindo audiência em todo país, do que ter que fazer dez ou doze transmissões regionalizadas.

      • Mirai Densetsu

        Realmente, você é de direita.

        É preciso ser muito direitista para achar que uma emissora que defende abertamente políticas de direita, denunciando os movimentos sociais e praticamente criminalizando os partidos de esquerda com um anticomunismo da década de 1960 esteja alinhado com a esquerda.

        • Realmente, você é de esquerda.

          É preciso ser muito esquerdista para continuar utilizando a velha ladainha que pode ser resumida na hashtag #globoGolpista, acusando a Globo de perseguir movimentos sociais que promovem a pacifica queima de pneus nas estradas e o pacato quebra-quebra regado a coquetéis Molotov no centro das grandes metrópoles. Além disso, imagine, a Globo ainda criminaliza os partidos políticos de esquerda, esses pobres anjos que andam envolvidos em bilionários desvios de verbas públicas.

          • Mirai Densetsu

            Claro, claro. Porque a Globo devia mostrar como queimar pneus na estrada é um crime tão hediondo quanto o maior atentado terrorista de toda a história da humanidade: o 11 de setembro.

            E ela devia dar apoio incondicional a qualquer um que entregue algumas cápsulas de ordem, lamentando que o gás da justiça não faça mal algum àqueles terroristas horrendos. Como ousam bloquear o progresso do país com futilidades como segurança, educação ou transporte!?

            O direito sagrado do nobre cidadão de classe média, aqueles heróis da democracia que lutaram bravamente contra os comunistas cretinos petralhas, que são a origem de todo o mal e de todos os problemas que o Brasil enfrenta desde 1500, arriscando suas nobres vidas em suas varandas gourmet com suas panelas poderosas ao ponto de fazerem os argentinos admitirem que Pelé foi melhor que Maradona, de chegar em casa às 18:75 precisa ser defendido a unhas e dentes pela Globo. Nada mais justo!

          • Veritas

            O direito sagrado do nobre cidadão de classe média, aqueles heróis da democracia que lutaram bravamente contra os comunistas cretinos petralhas,

            Deus do céu… você ainda é um daqueles retardados que acredita que os problemas do Brasil são causados pela classe média?
            PQP: evolui, cara!

            Não é à toa que você ainda acha que a Globo apoia só partidos de direita!

          • Mirai Densetsu

            Eles podem não serem a causa do problema. Mas eles fazem questão de serem parte de um monte deles.

          • Veritas, nossa função é tão somente trabalhar e pagar muito imposto para que os Amigos Del Rey (os ditos “Campeões Nacionais”) mantenham seus esquemas bilionários com “El Rey e Seus Quarenta Mil Comissionados”.
            Uma vez que nós, enquanto classe trabalhadora, não aprovamos mais nosso papel nessa propinocracia e estamos reclamando, nos tornamos, automaticamente, indesejáveis.
            Não basta atirarem no ralo a maior parte do que pagamos em impostos, eles ainda precisam NOS CULPAR por tudo que há de errado no país!
            E olha que até favelado, que não recebe quase que nenhum retorno do Estado, acaba pagando, em média 56% de impostos sobre aquilo que consegue ganhar. O cidadão recebe bem feliz seus 1.000 reais de Bolsa-Família sem nem imaginar que seu benfeitor vai lhe tomar 500 reais de volta assim que o dinheiro for gasto. E o ingrato que não reclame e, se ainda estiver com fome, que trate de arranjar uma boquinha numa manifestação de “movimento social” que vai lhe render um delicioso pão com mortadela e mais alguns trocados.

    • Meninão Bobo

      Jornalismo bom de qualidade e imparcial é só aqui no MeioBIT…. Posts do Cardoso apenas… S2

      Sou da seguinte opinião, se a Globo fosse tão manipuladora o Rio não estaria na merda e se é ruim com a Globo imagina se fosse a Record, tudo mundo pagando 10% pro bispo…

      • Julio da Gaita ✔

        sempre tem alguém “lucrando” com alguém na merda amigo…quem tá na merda é o estado e a classe média baixa, graças também as políticas petistas. Mas a elite amigo, é outra história….

      • Não concordo, o rio está como está justamente pela minoria magnata corrupta política, Cabral e afins. E pelo tráfico de drogas (atores consomem feito loucos). Ninguém, nem Globo, quer eliminar a corrupção e o tráfego de drogas, é muita fonte de dinheiro.

        O Rio nunca melhorará até o final dos tempos.

        • Marcelo Eiras

          O Rio está ruim porque o carioca não sabe votar ou vota em troca de alguma esmola… Brizola, Garotinho, Rosinha, Benedita da Silva, Jean Willys, Marcelo Freixo, Marcelo Alencar, etc….. É muita merda para um estado só.

          Quando o eleitorado é oligofrênico e corrupto (afinal vende seu voto em troca de benesses) a democracia é pior que a ditadura.

      • Mirai Densetsu

        A Globo não quer melhorar o Rio de Janeiro. A Globo quer gerar lucro. E ela vai apoiar o político que for melhor para os seus negócios.

      • Marcelo Eiras

        Desde quando a Globo quer melhorar o Rio ? Ela apoia quem atende seus interesses no melhor estilo dinheiro na mão, calcinha no chão.

    • Cara, fiquei impressionado com o resultado…. mas o movimento da câmera já denota o CGI (a ultrapassagem), mesmo assim, isso ficou ótimo!

    • Rafael Gil

      É o que eu sempre falo: você pode não gostar do conteúdo, mas tem que admitir que tecnicamente eles são excelentes.

      A última novela (Velho Chico) também tinha uma qualidade de imagem impressionante. Fora as séries como aquela “Amorteamo” e essa nova que tá passando agora (Dois Irmãos).

      Não acompanhei nenhuma dessas novelas inteiras, mas toda vez que eu via aquelas tomadas no rio São Francisco em Full HD eu parava pra admirar. Realmente impressionante.

      • Marcelo Eiras

        O que adianta ter uma boa fotografia e outras qualidades tecnicas se o roteiro é aquele rame rame previsível de sempre ?

        • Rafael Gil

          Aí é subjetivo, tem gente que gosta, rsrs. (tem até gente que assiste aquelas novelas mexicanas do SBT ou as tosqueiras da record…)
          Eu particularmente não gosto muito e raramente vejo por causa do motivo que vc citou. Essas atuais mesmo eu nem sei o que está acontecendo…
          Mas é exatamente o que eu disse: Tecnicamente é impecável, já o conteúdo divide opiniões.

    • elielcezar

      #globomente

    • Narciso

      ”Tirando o Tá no Ar e os normais” não cara essa é só a parte do lixo que fala o que você gosta, a qualidade é a mesma.

    • Helivander

      Não sei muito sobre o resto, mas o único questionamento que tenho sobre o JN é que ele é imparcial demais.

    • Carlos Magno GA

      No Rock In Rio, a Globo tava fazendo entrevista atrás do palco, DURANTE o show do Ghost.

      Eles estavam usando Redução de Ruído Ativa. Se não fosse o Papa Emeritus atrás, visto por uma frestinha, eles podiam dizer que estavam no Teatro Municipal com a orquestra tocando Guarani que o público não ia perceber.

    • Marcelo Eiras

      Os Normais foi tão bom é tão fora do padrão que durou pouco.

  • Estou tentando encontrar uma cena da novela “A Gata Comeu” (da Globo dos anos 80 que está sendo reprisada pelo Canal Viva) onde usavam o recurso do fundo verde para as cenas triviais da varanda do apartamento do núcleo rico. Vale pela “proximidade” da técnica e pela graça involuntária do quão tosco era (principalmente quando moviam alguma câmera “esquecendo” que o cenário não acompanhava).

  • Marcogro®

    Ficou legal, passa batido…

    • Ivan

      Se não falasse que era CGI dificilmente notaria.

  • Ivan
    • DumbSloth87

      Decepticons!

  • @cheesepaulo

    Só percebi que era cgi quando coloquei em 1080p e dei umas pausas. A jaqueta entrega. Mas putz isso a meio metro de um monitor full hd… Na sala a 2~3 metros da TV sentado no sofá que é como todo mundo assiste e em 720p é pura magia.

    • millennials

      Na TV 4k aqui de casa ficou bem obvio que era CGI. Sério cara olha essa grama, olha o vidro trincado, olha a jaqueta. Usaram o movie maker pra fazer essa bagaça? 🙂

  • Salles Magalhaes

    Quando falam de efeitos ruins me lembro do Chapolin Colorado

    • 640k is enough

      Chapolin no aerolito é tão trash que dá gosto de ver.

  • cloverfield

    Homem cobra contra mulher aranha…
    Essas cenas tem um certo ar de filme educativo.

    • Theo Becker de ator, é o Cigano Igor fazendo história ! 😀

      • cloverfield

        Esse cara é um primor de interpretação.

    • Rogério Dantas

      Queria poder desver essa porra.

  • Paulo Henrique Borges

    O CGI da certo justamente quando ninguém nota.

  • William Fontoura

    muitos erros de português no texto, muitos mesmo. mas o texto em si é sensacional, parabéns https://uploads.disquscdn.com/images/ba1b94a2758c2dd049b412b1ba2bbef0e9d9ad7ada9872fc0ee4475670c59ef0.gif

  • Othermind

    well well well.. Ficou bom pra caramba…

  • 640k is enough

    Tinha certeza que a primeira foto era real!

    Infância destruída…

  • Wallacy

    Eu assisti na TV quando passou… Olha, no momento não percebi nada. Só agora que você falou que me toquei em um ou outro ponto mínimo.

    Objetivo atingido com perfeição.

    Para os menos versados nos trabalhos da emissora, não é de hoje isso. É de sempre, sempre investiram pesado em geração de imagem. Já gravam o conteúdo em 4K desde que as câmeras estão disponíveis, “Amor a vida” de 2013 já foi gravado em 8K, certamente isso deixa a galera da pós produção bem feliz. Não é a toa que vivem ganhando prêmios internacionais.

  • mr_rune

    Pode meter CGI s vontade, novela continua sendo coisa de retardado.

  • K9s10

    Bem não assisto TV brasileira a um bom tempo (paro para assistir) pois sei que só tem lixo em sua maioria, salvo o Jornal da Cultura ás segundas e o Globo rural domingo, o resto é lixo. https://uploads.disquscdn.com/images/b7f69c22d964e957ad000f3c83e5328dd10d4a91c6dddd92ba85fa04adaca5b7.jpg

    • Jefferson Viana

      Globo rural >>>>>>>>>> resto

      • K9s10

        Concordo, e digo mais, sem o pessoal do campo a cidade literalmente morre.

        • Julio da Gaita ✔

          opa, concordo totalmente…rs, mas “pé vermelho detected”*

          • Jefferson Viana

            pé vermelho???

          • Julio da Gaita ✔

            caipira detected* moço da cidade num sabe dessas coisas…

          • Jefferson Viana

            Isso é por causa da terra roxa?

          • K9s10

            Saibro.

          • K9s10

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk por ai 🙂

        • Jefferson Viana

          O programa é muito bom, quando eles seguiram todo o percurso do rio paraguay contando a historia do brasil no percurso foi melhor que minhas aulas de historia.

          • K9s10

            Aquilo sim foi muito bonito de se ver.

      • Julio da Gaita ✔

        rock rural>>>>>>resto

      • Veritas

        Globo Rural é show!

  • Theuer

    Melhor do que aqueles dois braços mecânicos tirando a armadura do Homem de Ferro logo no começo do filme.
    Se Hollywood não é capaz de colocar dois braços robóticos da indústria automobilística(dançarinos da nossa para olimpíada nas horas vagas) num filme de milhões de dólares voltado justamente para um público mais “geek”, a novela tem mais é que usar muito CGI mesmo!

  • Goodtimes

    Tirei meu chapéu!

  • MasterShake

    Parabéns, o nível está excelente, até percebi a grama, mas a evolução foi de passos extremamente largos

  • caio.

    Queria ter assistido a cena sem ler oq era CGI, pra saber se eu adivinharia ou não. No começo achei estranha a aproximação da moto, parece que moto andando pra frente e “asfalto andando pra trás” estão em velocidades diferentes…. não curti jaqueta no vento e a cor do pescoço do carona (parece estar “achatada”), mas, claro, estou falando disso já sabendo que a cena eh CGI. Queria mesmo saber se seria a mesma opinião caso tivesse assistido sem ler.

    PS: assisti sem som, não sei o q foi comentado pelos participantes do video

  • Meninão Bobo

    Não tinha visto essa cena ficou show e fica nítido se comparado com as cenas normais da novela que essa cena do carro capotando esta em outro nível!! Parabens!!

  • Zaaboo

    Hahaha. Eu vi essa cena. Nem nunca sequer imaginei. Embora lembre de ter achado a cena realmente complexa, principalmente na hora que contorna a moto e depois pensei comigo: putz, detonaram um Fit, por isso que deve ter sido do modelo velho.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈
    • Mirai Densetsu

      Isso porque a Record “supostamente” é uma emissora de família, que preza pelos “valores cristãos” (seja lá o que isso signifique).

  • Diogo

    Só lembro dos d”efeitos” especiais muito bem feitos daquela novela “O fim do mundo”….

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Para uma novela, até que os efeitos estão razoáveis, mas que a animação ainda está tosca, está. Parece coisa de filmes de 20 anos atrás. O legal é saber que daqui a 20 anos talvez a Globo chegue ao nível dos filmes atuais 🙂 .

    • Lucas Timm

      Dá pra perceber que é animação, sim.
      Mas mesmo assim, ficou uma animação bonita. Já vi coisa bem pior no cinema.

    • jacob

      Pode estar tosca, mas achei muito convincente. Assisti “ao vivo” a cena, numa das raras ocasiões onde vejo tal tipo de conteúdo e enganou bem. Só fui perceber que é animação quando vi o artigo aqui. E mesmo assim você só percebe as falhas se analisar de uma forma bem crítica, imerso no conteúdo é bem mais difícil. E a senhorinha de 40-50 anos, que é o público alvo da novela, assiste sem questionar.

  • Coffinator

    O carro até que ficou convincente, mas na moto dá pra notar que é CGI, embora pro povão isso não importe e é o que vale mesmo.

  • Harlley Sathler

    A única coisa que denuncia, escrachadamente, que essa cena não é real é essa estrada parecendo um tapete! Cadê os buracos e faixa amarela quase inexistente devido a falta de manutenção?!

  • Pablo Lukan

    Queira ou não queira, a Globo é a emissora com maior liberdade do país, faz o que quer, se posiciona como quer, e com certeza tem mais qualidade que as outras emissoras nacionais.

    Não perco mais um JN depois que lançaram o aplicativo para smartvs globoplay!

  • Pingback: Cena de perseguiçao em Lei do Amor foi 100% feita em CGI Tec-Cia()

  • Andre

    Pra mim o que pegou foi a física do tiro. Não sou nenhum expert, mas eu esperava o vidro estilhaçando e não aquele furinho.

    Mas no geral, parabéns, ficou muito bem feito.

  • CG de gente grande? Não, não é.

  • Adriano Garcez

    A única coisa que ficou estranha foi o carona, que me lembrou uns bonecão tipo Neo em Matrix Reloaded, mas, quando cheguei no fim do vídeo e vi que TUDO era CGI, meu queixo caiu. O cenário está perfeito, assim como os veículos. Achei que ia demorar mais alguns anos para ver algo desse nível no Brasil. Ficou muito bem feito!

  • Sid Amorim

    não está ruim, mas está falso pra caramba, já vi efeitos em videos amadores no youtube melhores, é para as donas de casa que não conhecem mesmo.

  • Gustavo Martinez

    Onde eu mando meu curriculo pro estúdio que fez a CGI?

  • RôShrek

    Vendo essa cena da novela dos mutantes eu não consigo definir o que é pior: as falas, as atuações ou os efeitos visuais.

  • Fabio Esteves

    Essa cena ficou impecável. Procurem no portal da Globo, pq tem um making of com mais conteúdo sobre a cena.

  • Mikael Maya

    Isso é CGI de gente grande? Ta né. Ficou bom sim, se comparado ao “padrão” daqui tá bem a frente, mas… Meh

  • DiMais

    Globo é a Sony/Microsoft e o SBT é a Nintendo, Roberto Marinho foi um empresário de muita visão e o Sílvio Santos (além de ser um visionário, ok) focou no entretenimento, digamos, fácil.. animando muito, gastando pouco.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis