Grande. Agora máquinas ganham de nós no Poker também.

Xadrez, Go, Age of Empires, Tetris, Cubo Mágico, a quantidade de jogos que antes eram domínio de humanos e hoje computadores são imbatíveis só aumenta. Isso pros bons jogadores, eu NUNCA consegui vencer uma partida de xadrez na vida, mesmo contra o 1K ZX Chess, um programa de xadrez pro ZX81 que ocupava 672 bytes.

De todos os jogos o Poker vinha se mantendo fora do alcance das máquinas, exceto quando você é um jogador ruim demais. Meu caso, tentei de tudo para ganhar o Samantha Fox Strip Poker, acabei apelando e hackeei o programa, um dos motivos pelos quais aprendi Assembler no ZX Spectrum.

Aqui a tela final, na resolução e cores originais. Sim, o passado era um lixo, não queiram voltar pra lá.

Agora está rolando um torneio no casino Rivers em Pittsburgh, onde jogadores humanos estão enfrentando o Libratus, um software desenvolvido pelos nerds da Carnegie Mellon University. O torneio começou com os humanos sendo cotados em 5 pra 1 em relação ao software, mas ele já está na frente agora.

O prêmio é de US$ 200 mil, são 4 humanos contra um computador, que ano passado com uma versão mais primitiva do software, perdeu mas por pouco.

Ah sim, dá para acompanhar as partidas ao vivo, via Twitch.

A grande dificuldade é que além de depender muito de sorte, Poker tem um monte de variáveis ocultas, e parte do jogo — que o computador não consegue emular — é ler o adversário para detectar blefes. Uma inteligência artificial que consiga vencer nessas condições pode se dar muito bem em campo de batalha ou mercado de ações.

Fonte: Venture Beat.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples