Tenha um perfil público com o Google Profiles

Se pararmos para pensar no quanto de informação nossa o Google tem em seu poder, armazenada em seus servidores, provavelmente piraremos. Assim sendo, um dado a mais, um dado a menos, qual o problema? Se você está nesse time, talvez goste da ideia do Google Profiles, um serviço relativamente recente (e ainda oficialmente indisponível no Brasil) da empresa que dá mais força à ideia da Google Account, criando um perfil público para servir de cartão de visitas virtual.

Com uma página padrão, recheada por informações inseridas manualmente no sistema, muitas delas relacionadas a outros servidos do Google, criar um perfil é algo rápido e simples. Além de informações básicas, como nome, sobrenome, idade e ocupação, existe espaço para uma pequena biografia, imagem de exibição, e algumas… estranhezas, como “algo que não consigo encontrar no Google” (político honesto, haha!), ou “meu superpoder” (wtf!?). Depois dessa parte, há um punhado de links para redes sociais nas quais o Google, não me pergunte como, sabe que você está, e que apresenta a fim de que o usuário decida quais devem aparecer no perfil público ou não.

google-profiles-28072009

Na aba acima, pode-se acrescentar um set de fotos baseado no Picasa, Flickr ou outro serviço (esses via feed).

Por fim, informações para contato: e-mail, endereço, telefone, mensageiros instantâneos e, perdido ali, sua data de nascimento. Um detalhe legal nessa parte é que pode-se escolher quem, da sua lista de contatos (intimamente ligada ao Gmail), pode visualizar essas informações, as de contato. A lista de contatos, aliás, mereceria um post à parte, mas só para resumir uma boa funcionalidade, bastante aplicável ao cenário dos perfis, dá para dividi-los em grupos. Assim, restrinja dados de contato apenas aos grupos de familiares e amigões, e sua privacidade online será resguardada, sem impedir que aqueles em quem você confia e conhece fiquem sem tais informações.

Talvez se o orkut não tivesse sido invadido por brasileiros, tornando-o quase que irrelevante para quem fala inglês, a integração entre ambos fosse presente. Afinal, soa bastante natural, pois quem está no orkut, já tem um perfil. Restrito à rede em si, sim, mas uma ótima fonte de dados que podem ser tornados públicos para que um perfil universal seja criado. Suposições apenas, porém.

Falta muita coisa ao Google Profiles, como maior relevância no Google (buscador), introdução de microformatos (hCard? oi?), e maior liberdade de personalização, não no sentido de deixar a página cor-de-rosa e/ou cheia de GIFs animados; mas sim no de permitir a inclusão de outros dados além dos que o formulário atual oferece. Há diversas alternativas ao Google Profiles disponíveis, como o recente card.ly, e nem é tão difícil construir uma página do tipo você mesmo – eu fiz a minha. O fato do Google estar por trás da empreitada, porém, é um fator a ser considerado na hora de imprimir um endereço em seu cartão de visitas, ou de digitá-lo no rodapé do e-mail. As possibilidades são inimagináveis, e acho que teremos novidades nos próximos meses…

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Biscouto

    A idéia é boa (bem melhor do que usar o Orkut como cartão de vistas) espero que a idéia de aprimore dai quem sabe não dá pra usar ela como um currículo ou parte do mesmo 😉
    _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

    Não sei pra onde vou! Só sei que estou indo!

  • Esse perfil do google serviria semelhante ao OpenID de alguma forma?
    __________________________________________________________

    “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

    • Acho que não… O Google Profiles usa a Google Account (na verdade, é como se fosse o front end da sua conta no Google). Não tem relação alguma com OpenID.

      Fugindo um pouco do tema do post, o que dá para fazer ligando as duas coisas é usar sua Google Account como login OpenID. Tem um passo a passo aqui.

      []’s!

      • Vou dar uma olhada nesse link. Thanks 😉
        __________________________________________________________

        “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

  • ricardo.neponoceno

    Me parece bem interessante e promissor, vamos ver o que vem por aí. 😉

    Mais um passo rumo ao monopólio.

    • lofin

      [quote]Mais um passo rumo ao monopólio.[/quote]

      Só eu que não me preocupo com isso aqui?

      • ricardo.neponoceno

        [quote]Só eu que não me preocupo com isso aqui?[/quote]
        Creio que ‘preocupar’ não seja a palavra certa, foi apenas mais um comentário salientando os multiplos serviços de utilidade pública disponibilizados pela google.
        Agora se toda esse hegemonia é irrelevante para você, aí devo responder ‘sim’ a sua pergunta, você seria uma rara exceção pois até mesmo usuários leigos vem se mantendo atualizados sobre as novidades que a google vem lançando.

        • lofin

          Na verdade, minha não preocupação não se refere a possibilidade do Google se tornar hegemônico. Considero essa, inclusive, uma realidade iminente.

          Não me preocupo é com o cenário onde o Google já é hegemônico.
          Loucura ou não, acredito que não estaríamos em maus lençóis como muitos imaginam.
          Estou ciente de que, por via de regra, qualquer situação de monopólio é prejudicial; mas, dadas as circunstâncias.. Repenso essa máxima.
          Mais vale um SuperGoogle, fazendo um excelente trabalho, do que uma Microsoft e uma Apple dividindo o mercado.

          Mas, hey: essa é só minha opinião 😉

          Ps.: Estou ciente de quase todos os lançamentos do Google. Acredito ser impossível ter conhecimento de todos.

          • ricardo.neponoceno

            Se é esse o caso eu concordo com você, não faz diferença essa disputa pelo monopólio, meu comentário não foi uma critica porque a google está querendo dominar o mercado como se eu fosse um punk anti-capitalismo, foi só uma observação a atual realidade.
            Eu realmente não me importo com isso, o que interessa é que toda essa competitividade gere resultados finais cada vez melhores para o usuário.

    • kakaroto_BR

      Já é tarde demais para se preocupar, torço pra Microsoft lançar um clone disso ae e fragmentar esse serviço.

  • jjsjunior

    Isso já não é semelhante ao que a Microsoft fez com o Windows Live? 😕

    • É, lembra um pouco. A solução da Microsoft é mais completa, mas a grosso modo, ambos servem de cartão de visitas virtual.

      []’s!

  • [quote]O fato do Google estar por trás da empreitada, porém, é um fator a ser considerado na hora de imprimir um endereço em seu cartão de visitas, ou de digitá-lo no rodapé do e-mail.[/quote]

    Não entendi. Já não se pode configurar uma “assinatura” em qualquer webmail ou mesmo cliente de email?

    Ao meu ver, isso é apenas uma nulidade. Algo bom pra mexerem em algo novo, mas que não é nada de suma importância… se é que tem alguma.

    _______________________________

    Eu assinaria aqui, mas sou analfabeto.

    Ceticismo.net

  • Chega a assustar a quantidade de informação que a Google possiu. }:)

  • Danskk

    Meu medo é que a Skynet, um dia, use estas informações contra nós. }:)

    • Se a idéia da Google é ser detendora de todas as informações de todos, acho que estão no caminho certo. Já dá para formular várias teorías da conspiração. }:)

      “Não gosto de dormir quando estou acoradado e não gosto de arcordar quando estou dormindo!”

      • Podem me chamar de neurótico, mas meu maior cuidado na internet não é com minha conta bancária, nem com meu cartão de crédito, mas sim, expor o mínimo de dados pessoais para o Google não conseguir formar um perfil coerente sobre mim.

        relembrando uma thread em uma lista de discussão recentemente:
        Mesmo que o Google não use seus dados contra vc, será que seus dados estão seguros com eles? Será que uma falha de segurança não disponibilizará seus dados?

        O Google não é perfeito, nem seus analistas, nem o pessoal da segurança.

        Tudo bem, “herar é umano”, mas, deixar exposto seus dados com uma empresa que tem tamanha concentração destes, é loucura.

        por isso, sempre tento disponilizar o mínimo possível.

      • kakaroto_BR

        O próximo passo é a implantação de chips RFID em todos, o google já está a caminho.

  • teilor

    um serviço relativamente recente (e ainda oficialmente indisponível no Brasil)

    Na verdade, até onde sei, o serviço já está disponível para todos. Eu mesmo tenho um perfil: http://www.google.com/profiles/107563330545387178346.

    Só não gosto de ter que usar minha ID do Google na url do perfil.

  • ovtbqr

    Primeiro mais um Gmail com o Google Wave, depois mais um Orkut com o Google Profile!

    • [quote=ovtbqr]Primeiro mais um Gmail com o Google Wave, depois mais um Orkut com o Google Profile![/quote]

      Os objetivos são diferentes. (Se é que o Orkut tem algum objetivo).

      @post

      Notícia velha.

  • Rayane

    Gostei da idéia, já chega de orkut. 🙂

    • O Meio-Bit está te fazendo muito bem Rayane 😉
      __________________________________________________________

      “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

  • Na verdade é bem capaz de o Google querer usar o serviço de perfis para o Wave, e pra quem assistiu a apresntação do Wave, eles ja tem implementada uma comunicação direta entre wave/orkut.
    E eu tb já tenho um perfil… há algum tempo…
    ____________________________________
    Carregando assinatura… 98%

  • jjsjunior

    Tenho a impressão, de que pelo menos em terras basilis, isso vai virar outro orkut. }:)

  • Eu já utilizo o Google Profiles, mas é coisa bem básica mesmo…
    O Google sabe TUDO sobre a minha pessoa! kkk Tenho Gmail, Docs, Orkut, YouTube, Picasa e ainda uso Maps, Earth, Google Chrome e a pesquisa Google que nunca irá acabar…
    Sou fã de carteirinha do Google…

  • Malucão fui criar o meu perfil e eu já tinha um… :jawdrop:

    Acho que o Google criou sozinho usando informação de outro site ou do próprio Google, (tenho tanta conta no google).

    Tinha até foto minha (acredita?) :O 😕

    Eliu P. Moraes
    Técnico de informática e Blogueiro.
    http://theviolation.atbhost.net/
    msn e orkut: (eliuccb@gmail.com)
    http://twitter.com/blogviolation

  • Conheço o Google Profile a um bom tempo e nunca me interessei em fazer meu perfil, até que eles o integraram ao Google Reader e eu resolvi fazer o perfil e por os links para todas as redes sociais lá. Agora é esperar para ver se aumenta o número de visitantes.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja